2023: um ano de mobilização pela Barão que queremos!

por Prof. Wagner Romão

Em novembro de 2022 iniciamos em Barão Geraldo uma batalha democrática contra uma dupla imposição: primeiro, a do mercado imobiliário, que segue especulando e lidando com a terra como mercadoria, em busca de mais e mais lucros.
Segundo, da Prefeitura de Campinas, que segue liberando a expansão urbana no município, avançando sobre as áreas rurais, sem que seja capaz de propor à cidade um novo modelo de desenvolvimento – antenado com a emergência climática – que coloque a preservação ambiental e a segurança alimentar no centro de nossas vidas.
Resistimos ao PIDS! Conseguimos suspender o cronograma de aprovação do projeto,
arrancamos da Prefeitura 14 oficinas regionais de informação e discussão do PIDS. Realizamos dezenas de reuniões de organização de nosso movimento, com o apoio das associações de moradores de Barão. Fizemos duas grandes assembleias, com mais de 300 pessoas, que rechaçaram o PIDS e cobraram dos representantes da Prefeitura o respeito à visão dos moradores de Barão.
Apresentamos uma proposta alternativa, construída a muitas mãos, priorizando o respeito à nossa fauna, flora, ribeirão Anhumas, preservação do patrimônio cultural, habitação social e com limitação da altura dos prédios a no máximo 4 andares, o padrão de Barão Geraldo. Infelizmente, muito pouco foi incorporado pela prefeitura ao texto final.
O projeto de lei do PIDS foi encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal em outubro, sem muito alarde. Conversei com alguns vereadores e a expectativa é que o projeto não seja votado neste ano. Afinal, a pauta da Câmara está carregada com o absurdo aumento de 59% do salário do prefeito e dos secretários, aprovado nesta semana. Além disso, também há o PL de alteração da Lei 207/2018, que vai facilitar os novos loteamentos em áreas de expansão urbana em toda a cidade e que, em Barão e arredores, já tomam novas áreas como o condomínio da Guilherme
Campos entre a Unicamp e a Rodovia Dom Pedro, outro condomínio ao lado do Jd. Miriam na margem da Rodovia Campinas-Mogi, mais áreas na margem da Estrada da Rhodia e outros empreendimentos que vão tornar o trânsito no distrito ainda mais caótico do que já é.
Além dessa pauta carregada, penso que o principal motivo pelo qual o PIDS dificilmente será votado neste ano é a nossa mobilização! Nós conseguimos mostrar para o prefeito e os vereadores que eles terão muito desgaste político se o projeto for aprovado como está. Do outro lado, o mercado imobiliário pressiona para que haja liberação definitiva da construção de prédios de 12 andares. Ou seja, eles querem manter o atual zoneamento no “cogumelo” (aquela área do PIDS que se extende acima da Av. Giuseppe Scolfaro até o Bosque das Palmeiras) que permite os condomínios fechados e prédios de até 12 andares e, mais que isso, querem também liberar a
construção desses prédios na área sul do PIDS.
Nós temos que manter nossa posição pela preservação de Barão como um distrito de baixa densidade e considerando que os princípios da ocupação do distrito devem ser a preservação ambiental e a melhoria dos serviços públicos na região, principalmente com o fortalecimento da saúde e do transporte público.
Certamente a defesa de Barão Geraldo será uma pauta quente em 2024. Nós estaremos lá na Câmara Municipal defendendo nosso distrito!


Wagner Romão é professor de ciência política na Unicamp e morador de Barão Geraldo.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    EDITAL: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO VIDA-CATMO EM JANEIRO

    Read more

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!