A Festa do Fecha Corpo realiza sua 20ª edição e já começa a se tornar uma nova tradição na cidade. Será nesta Sexta Feira de páscoa, 29 de março, das 10h às 19h, na rua Jácobe Martins Filho esquina com Ângelo Vicentin e no bar “Toca do Tatu” que promove a festa (rua Angelo Vicentin, 598, em frente ao Salão Paroquial Santa Isabel). (VEJA ABAIXO FOTOS DA FESTA DE 2023) A entrada e participação e´publica.
O “Fecha Corpo” é uma festa de estilo tradicional (folclórica e sertaneja) trazida de Monte Alegre do Sul” por seu Antônio Scavassa e se fundamenta em oferecer uma cachaça especial elaborada com “sete ervas”, e com base em rituais de benzimento, cuja tradição considera um “santo remédio” para proteger contra mau-olhado, inveja e algumas doenças. Além da cachaça, serão distribuídos paezinhos com patê de atum ou sardinha. (as 7 “ervas” são: alho, arruda, alecrim , cravo, canela, carqueja e guiné que tradicionalmente no folclore sertanejo eram usadas para rituais de benzimento).
Além disso, o evento contará com uma estrutura preparada para receber os visitantes, incluindo tendas para proteção contra o sol ou chuva, um trenzinho para passeios das crianças pelo distrito e um palco onde se apresentarão artistas locais e regionais. A apresentação será conduzida pelo locutor Miltinho.
às 11h – o violeiro Ivanildo –
às 12:30 – Fabiane & Violeiros –
15h – Pamela Paz & Denilson
16:30 h Ângelo Máximo e Giovane
A apresentação ficará por conta do locutor Miltinho e como nos anos anteriores o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da SANASA e do vereador Arnaldo Salvetti (MDB),
Festa já é um evento turístico regional
Desde sua primeira edição, a Festa do Fecha Corpo tem crescido constantemente, e já é divulgada e recebe pessoas de várias cidades do Estado de São Paulo . Neste ano serão distribuídos gratuitamente 100 litros da cachaça especial, marcando o primeiro grande evento pós-pandemia na região. Segundo o organizador Edenilson Constante Grilo, eles esperam um público aproximado de 3 mil pessoas, vindas não apenas de Barão Geraldo, mas também de outras partes de Campinas e Paulínia e diversas cidades da região e do interior paulista, inclusive da Capital São Paulo.
Segundo Edenilson, a festa do Fecha Corpo não tem nenhuma intenção ou ligação política mas para que seja realizada , além do apoio em especial da
Secretaria de Cultura de Campinas, ele disse que conseguiu o apoio do vereador Arnaldo Salvetti que ajudou na montagem e organização e também da colaboração dos moradores de Barão Geraldo pra organização do evento.
Para Edenilson, o Fecha Corpo é uma festa “…onde cada um, através de sua fé cristã, vem tomar uma dose de nossa cachaça com sete ervas e comer um pãozinho com patê de sardinha, na esperança de ativar sua fé, por dias melhores, por proteção, inveja e mau olhado. Enfim, é um encontro de fé e religiosidade onde queremos receber todos num ambiente alegre e contagioso com muita harmonia.” –
Para mais informações, entre em contato com a comissão organizadora (Edenilson) através do telefone (19) 3289-0955.