Subprefeitura e Secretaria de Cultura realizam 28ª Festa do Boi Falô repetindo 2023

A Subprefeitura de Barão, a Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio da Feira de Barão e outros parceiros estão realizando a 28ª Festa do Boi Falô nesta Sexta Feira Santa, 29 de março a partir das 10h junto à Feira de Barão na chamada “praça do Côco”, repetindo a mesma programação de 2023 de maneira trivial e sem novidades . Desta vez porém , sem a participação da Comissão Pró Memoria de Barão que participou ano passado, sob muita chuva, apresentando a historia da lenda e de Antônio João Africano – o Toninho milagreiro – cujo corpo está sepultado ao lado do tumulo do Barão no cemitério da Saudade E que foi integrado à lenda do Boi falô a partir dos anos 1990.

A Lenda da “única lenda do interior” de São Paulo

Repetindo a mesma programação de 2023 a festa apresenta a teoria lendária de que a lenda do boi falô era a “única lenda interior” (uma afirmação bastante estranha visto ao conhecimento de centenas de lendas – inclusive de bois que existem somente no Estado de São Paulo). (Sem esquecer que Capivary tambem se considera a “Terra do Boi Falô” embora naquela cidade a maioria já esqueceu da lenda original – que é uma versão diferenciada da de Barão).

As apresentações começam com o grupo “A Camaleoa Produções” (em parceria com o projeto de mentoria artística da Tfilms), que apresentará duas sessões da peça de teatro de cordel escrita no ano 2000 pelo teatrólogo Ton Crivelaro para o “Ministério da Cultura”. Segundo contou o proprio Crivelaro, esse projeto tinha por objetivo apresentar essa lenda cuja dramatização foi reconstruída da original, para outros “bois” do Brasil, e por isso foi escrita e montada com sotaque nordestino. No elenco, mulheres com coordenação da atriz Tânia Guinatti. E nesta apresentação haverá a participação de Ton Crivelaro, que tem vários trabalhos de sucesso na Netflix, Globo Play e outras plataformas. As apresentações serão às 11h e às 13h.

Caixeiras das Nascentes e Ulisses Jr…

Às 12h, quem se apresenta é o grupo popular de percussão formado por mulheres, Caixeiras das Nascentes. À tarde, às 14h30, novamente a participação já tradicional do Grupo Savuru. Durante a festa, haverá também contação de histórias com o ator Ulisses Junior, que escreveu um livro sobre a Lenda do Boi Falô. que foi financiada pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas). Ele diz que escreveu o livro baseado nas histórias que ouviu de mestres e griôs de tradição da cidade e portanto foge das versões antigas de Barão Geraldo. Ulisses Junior fará 6 contações de histórias.

A secretaria de Cultura de Campinas enviou à toda imprensa uma síntese das apresentações e junto , 2 versões da lenda. Uma que surgiu no início dos anos 1990 tornando o “escravizado Toninho” o personagem principal (assim como todos os grupos de artistas apresentam) em contraposição a um Barão mostrado como um vilão maldoso. E que, após inventar que o boi teria falado, foi mandado pelo Barão para trabalhar em sua casa “pelo resto da vida”. E também outra versão levantada por integrantes da Comissão Pro Memória que consideram a mais antiga e tradicional de Barão Geraldo, relatando a narração de um capataz que pediu a um empregado (ou escravo) para ir buscar um Boi que teria ficado no Capão do Boi (hoje é a “entrada de Barão”) . E quando ele tocou o boi para se levantar, o boi falo que “Hoje nao é dia de trabalho , e sim dia de Nosso Sinhô Jesus” fazendo com que capataz e todos os outros parassem de trabalhar.

Mas a mídia sempre prefere ficar contando a versão imposta por anos e anos pela prefeitura como se fosse uma “luta contra a escravidão e o racismo…. apagando e se esquecendo do sentido original da lenda , um protesto contra a inobservância da lembrança da morte de Cristo.

AB

Fila para a macarronada logo apos o hasteamento da chuva em 2023
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!