8º Registro Original do Boi Falô (Orpheu Leonardi – 1989)

O oitavo  registro é do falecido alfaiate  e ex subprefeito de Barão Orpheu Leonardi em entrevista a jornalista Bernardete Druzian , do Diário do Povo em 9 de abril de 1989 ou seja, há exatos 30 anos.

Nessa reportagem – que é sobre Barão de uma forma em geral – com entrevista principal com o subprefeito que recém assumia , o professor  José Suassuna. Mas Orpheu foi entrevistado porque  assumiu o posto do irmão  de maior colecionador de fatos e dados históricos de Barão, seu Hélio.

Mas seu Orpheu é um dos antigos de Barão que – talvez por vergonha – tiraram o caráter religioso do mito do boi para – NOVAMENTE –  tentar transforma-la em fato real: isto é, uma negativa de trabalho de um “preguiçoso”. ( outros antigos como Antônio Moda e Zulmiro Fernandes também contam essa versão )

Aqui seu Orpheu repete a versão nova, já com o escravo “Toninho” (popularizado pela Festa do Boi Falô 1 ano antes , realizada pelo seu cunhado Atílio Vicentin), contada porém de forma bastante resumida Mas novamente NÂO EXISTE O ANO DE 1888  introduzido por Gilberto Antoniolli e Atilio.

Segundo ele   “Numa sexta feira santa, o capataz da Fazenda Santa Genebra mandou o escravo Toninho tocar o boi. O empregado, com preguiça de executar o serviço, voltou ao capataz dizendo que em dia santo não se trabalha e que quem lhe disse isso foi o boi.

Segundo a repórter, “Leonardi salienta que muita gente ainda acredita nessa história , nada mais que um folclore, é verdadeira”

No entanto , essa é uma nova forma de acreditar que o fato realmente aconteceu: isto é, o escravo mentiu para não trabalhar ! E aí, cadê o compromisso moral de respeito pelo dia da morte de Cristo? que é o principal tema e assunto do boi falo???

Além disso, sabemos que tanto os donos das duas grandes fazendas seguiam a risco as regras católicas, e nem precisavam impô-las  a seus escravos e empregados.

Seu Orpheu reafirma, portanto, a versão “envergonhada” da origem rural da lenda, ao dizer que “os antigos acreditavam que era um fato verídico” mas que na realidade “foi só um escravo preguiçoso” que inventou a historia pra não trabalhar. O que tira toda a beleza e a educação moral que toda lenda e toda tradição deve carregar

Warney Smth Silva

orpheu 1989
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!