Os proprietários da Fazenda Rio das Pedras aceitaram discutir e negociar a proposta do Movimento Pró Parque, apresentado à eles pela Prefeitura de Campinas. A proposta do Movimento (que luta pela criação do Parque Rio das Pedras), foi apresentada à Prefeitura na discussão do Plano Diretor e a Prefeitura procurou os proprietários que aceitaram negociar.
A informação foi dada pelo coordenador do movimento, o arquiteto Manuel Bueno, em reunião realizada nesta quinta 24.11.16 no restaurante Como! A proposta da Prefeitura é da incorporação de 20% da área da fazenda ao zoneamento urbano (para valorização da área) em troca da doação dos restantes 80% para a municipalidade criar o parque.
Na reunião Bueno falou da proposta que foi apresentada e informou que os proprietários concordam em negociar a troca e doação E também informou que a prefeitura solicitou uma Comissão para negociar com os proprietários e com a prefeitura o fechamento da proposta, motivo principal da reunião.
A comissão escolhida é composta por Elói Silva Lima, Ilio Montanaro Jr, Quincas Oliveira, Ângela Podowsky, Victor Petrucci e o proprio Manuel.
Segundo Bueno, além de discutir e negociar as propostas para a criação do Parque, devem ser acertados os aspectos e detalhes tecnicos dessas questões e avaliar as implicações de cada proposta pra se chegar ao melhor caminho.