A Fundação José Pedro de Oliveira está com inscrições abertas para as visitas autoguiadas na Arie Mata de Santa Genebra durante o mês de julho. São 20 vagas por período. Os interessados devem se inscrever pela internet, no endereço www.fjposantagenebra.sp.gor.br , no link “Inscrições e Eventos”.
Os visitantes poderão fazer a caminhada para o Laguinho da Sanã ou a Trilha do Jatobá.
Os visitantes serão autorizados a permanecer na área de preservação por duas horas. O roteiro pode ser definido na hora, havendo, inclusive, a possibilidade de fazer os dois roteiros no mesmo dia, desde que seja dentro do período estipulado.
Para cada pessoa que fará a visita é preciso preencher um formulário individual.
As datas podem ter suas vagas esgotadas. Neste caso, o formulário não estará disponível para realizar a inscrição, pois há bloqueio automático do sistema ao alcançar o limite de inscrições. A orientação é se inscrever para outro dia ou aguardar a abertura de novas vagas.
Cuidados
Ao chegar na Fundação, os visitantes terão a temperatura aferida, receberão informações sobre os roteiros e assistirão a um filme com dicas de como proceder. Em seguida, poderão realizar a caminhada pelos roteiros pré-definidos. Monitores estarão sempre à disposição na sede da Fundação José Pedro de Oliveira para esclarecimento de dúvidas sobre a visitação.
Cada um deve levar sua própria garrafinha de água, que poderá ser reabastecida no bebedouro da sede da Fundação. Repelente, boné e roupas confortáveis também são recomendados.
Durante o período de permanência na Mata, é obrigatório o uso de máscara. Além disso, os visitantes deverão manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre eles e higienizar as mãos com frequência. Também é importante respeitar a etiqueta respiratória e, ao tossir ou espirrar, cobrir o rosto com a parte interna do braço.
Os inscritos que apresentarem sintomas da Covid-19 não devem realizar a atividade.
A Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de nove quilômetros.
É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. Caracteriza-se como um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental.