Com as chuvas da semana passada mais uma vez presenciamos o alagamento nas pistas em frente ao Barão do Café. da estrada e das ruas no entorno. Segundo o morador Eduardo Antônio Pinheiro , que enviou suas fotos abaixo, os moradores dessa parte da C. Universitária, das ruas Mª Tereza Dias da SIlva, Luiz Piva e Heitor Nascimento já estão cansados de reclamar para a Prefeitura do alagamento desse trecho toda vez que chove muito.
O subprefeito Osvaldo Kaize explicou que esse alagamento é um problema antigo de Barão Pois o Ribeirão das Pedras vem desde o Jd S Genebra e passa por 3 tubulações desde a av. 1 até a rua Mª Tereza Dias Silva. E quando vai passar para o outro lado da Estrada (em direção à Fazenda) tem uma passagem (um tubulão) de água só. O que é feito normalmente é que, quando chove, a Defesa Civil vai fechando duas passagens na avenida 2 (Atílio Martini) para dar vazão a só um tubulão de água nessa parte “Assim o trabalho que é feito por eles é diminuir a vazão na parte de cima do rio (próx.da avenida 2) para não sobrecarregar nessa área porque senão a inundação seria maior ainda“. – disse Kaize
Segundo o subprefeito, isso só vai resolver quando forem construídas as três passagens de água por baixo da Estrada e a saída embaixo do pontilhão de metal da Sanasa. “Ai vai ter 3 na saída e 3 na volta e a água continuará seguindo o curso com a mesma vazão que vem desde a av. 1 . Só quando resolver esse problema da ampliação da vazão da água , é que vai acabar com esse acumulo. Não tem jeito“
Conforme Kaize a única previsão de solução e que a obra será feita por compensação ambiental por algum empreendimento que foi aprovado pela Prefeitura ( ele não sabe dizer qual) mediante a construção das 3 passagens de água neste local . A previsão de Kaize é que a obra seja executada no próximo ano.
(fotos enviadas por Eduardo Antônio Pinheiro)