O bombeiro Alexandre Queiroz conquistou neste domingo, 18 /11, pela terceira vez, o titulo de Campeão Brasileiro de Escalada de Árvores ao vencer o 9º campeonato anual promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. (veja fotos abaixo) Alexandre venceu os irmãos Lisandro e Leandro Paz do Rio Grande do Sul , na prova final “Desafio dos Mestres” realizada no Parque da Cidade, (Parque Joventino Silva) em Salvador. Ele também ganhou o Premio “Espirito Esportivo” por auxiliar colegas e organizadores (veja abaixo)
Esse ano havia competidores de vários Estados: Minas, R G. Sul, Florianópolis, Salvador e representando São Paulo, Alexandre representando Campinas, São Paulo. Mas do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana participam pessoas até do exterior.
O Campeonato tem como objetivo colocar à prova e fortalecer as técnicas de manejo de árvores de elevada altura usando e fortalecendo as técnicas com o máximo de segurança usando todos os equipamentos de segurança através de provas de várias modalidades No primeiro dia , sábado 17/11, as provas foram só classificatorias. Depois provas como “Resgate aéreo“, subida rápida na árvore, travamento de pé (conhecida como “footlook“), “lançamento de linhas” ( quando os competidores devem passar duas cordas na árvore em 5 minutos ( a mesma cordão que irão usar para a escalada)., e o “deslocamento na copa da árvore” ( representando o trabalho em altura na árvore, onde após subir, o competidor tem que andar sobre os galhos, tocando em 5 sinos que estão posicionados e amarrado sobre os galhos entre as folhas em lugares bem difíceis e altos Nessa prova de deslocamento só com os equipamentos de segurança usados , com muita técnica e treino, é que permite a chegada aos sinos. .
Após tais provas, são selecionados os que tiveram melhor posicionamento em menos tempo para prova final chamada “Desafio dos Mestres”. Nessa prova, os competidores devem primeiro montar todo o percurso na arvore, fazendo uma avaliação de risco antes de fazer subida, avaliar a árvore se está tudo ok para o trabalho. E numa segunda etapa, devem executar o trabalho prático, montando sua “ancoragem” , checando a segurança das cordas e todos os equipamentos de segurança. E com isso ir tocando nos sinos colocados no alto das árvores entre os galhos. Tudo acompanhado por juízes que monitoram tempo e técnica.
Premio “Espirito Esportivo”
Alexandre Queiróz também ganhou outro troféu e prêmio: O “Espirito esportivo”. Segundo ele, os árbitros e a organização resolveram dar-lhe esse premio porque alem de competir, também ajudou outros competidores emprestando equipamentos que não tinham para que pudessem competir “Eu ajudava , incentivava e até torcia para dar força e ânimo para muitos não desistirem das provas.E eles acharam que isso é muito bom. Pois na maioria das modalidades de esporte não há esse espírito esportivo“
atuação internacional
Com essa vitoria , Alexandre pode representar o Brasil no Campeonato Mundial que será realizado nos EUA em 2019 e que não pode participar este ano. Porém Alexandre ja tem uma atuação internacional no esporte . No mes passado ele participou do Campeonato Sul Americano realizado em Medellin na Colômbia, onde representou o Brasil. E de lá trouxe 3 medalhas: uma de primeiro lugar, uma de segundo e outra de terceiro.
E também já representou o Brasil em outros campeonatos como nos EUA em 2015 na cidade de Tampa e também ja atuou como árbitro do Campeonato mundial realizado no Texas em 2016 “E ano que vem quero estar Representando Brasil no EUA novamemte no mundial!”
Morador no Bosque das Palmeiras e já famoso em Barão, Alexandre lembra que sempre treina nas árvores mais altas da praças do centro de Barao Geraldo e também nos eucaliptos do Jardim Alto da Cidade universitaria.
Mas Alexandre diz que mesmo quando está competindo não se importa muito se vai ganhar ou perder “Isso já faz parte de mim. O importante é que estou ali, fazendo e dando meu melhor.” declarou
(ws)