Hoje o bombeiro civil Alexandre Queiroz terminou seu curso de técnicas de combate à queimadas e proteção à animais silvestres com uma aula prática de identificação, desarme ou destruição de armadilhas realizada nas margens do rio Anhumas entre a Vila Holândia e o bairro da antiga Cerâmica do Guará. O curso foi realizado para a Brigada de Barão Geraldo em formação e contou com a presença de 20 pessoas dispostas a serem voluntários.
Na aula de hoje Alexandre e a turma da Brigada conseguiram identificar e destruir/desmontar 7 armadilhas feitas com cordas, cabos de aço, de nylon, canos com alimentos, paus, bambus etc que estavam nas matas próximas ao Anhumas, para pegar animais de grande porte como capivaras, cachorro do mato, gambás, saguis, coelhos, aves, e outros animais que por ali passam
Também aprenderam a quais instrumentos usarem , roupas específicas para andarem as matas e tipos de repelentes e como tentar ficar livres de carrapatos e outros insetos nocivos.
Agora Alexandre diz que ficará mais tranquilo em Portugal onde já anunciou que irá trabalhar numa empresa de arborismo. Após as aulas , ele agradeceu e anunciou que confia no grupo: “Graças a Deus eu vou conseguir deixar aí uma equipe, uma galera boa em Barão Geraldo pra continuar o meu trabalho. Minha jornada aqui está se encerrando.. agora vou tranquilo Porque sei que vai ficar um grupo de pessoas maravilhosa fazendo pouco de tudo que eu fazia…“
No início de setembro Alexandre ja havia feito um arrastão noturno pelas matas de Barão e chegou a retirar mais de 6 armadilhas colocadas por caçadores em Barão. “Só em uma noite consegui retirar mais de 6 armadilhas uma diferente das outras”
Brigada também retirou lixo das matas
Além da identificação e desmontagem das armadilhas, o grupo também coletou cerca de 12 kg de lixo (plásticos, isopores, e materiais sintéticos que não se desfazem e acabam atrapalhando ou machucando animais silvestres). Uma das propostas da Brigada é também , quando for apanhar armadilhas, também coletar o lixo.
(AB)
Convite para entrar na Brigada
A turma da Brigada de Barão também lançou uma nota convidando a quem quiser fazer parte:
“Em defesa do Meio Ambiente, dos Animais, contra os incêndios criminosos, venha participar da Brigada de Barão. Venha somar em defesa do meio ambiente, dos animais, contra os incêndios criminosos e contra a caça ilegal. Obrigada Alexandre por compartilhar seu conhecimento. Quem quiser entrar pra Brigada de Barão Geraldo só acessar o link do WhatsApp