A colação de grau dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2022 do Colégio Rio Branco aconteceu no dia 16 de dezembro, “no lugar onde tudo começou” e contou com a presença do corpo pedagógico e funcionários do colégio, do professor Pedro Winterstein, presidente da SIL (Sociedade de Instrução e Leitura que é a mantenedora da escola), da Diretora de Patrimônio, Ida Noriler, além dos pais e convidados dos alunos formandos.
A noite foi conduzida pelo professor de Educação Física, Lucas Vendramin que é mais conhecido como “Tulu” e seguiu por momentos marcantes: os discursos cheios de carinho e muitas lembranças dos professores paraninfos e alunos oradores, a entrega dos certificados, as homenagens aos docentes e funcionários que estiveram presentes em toda a trajetória dos alunos e, por fim, a comemoração final com os “capelos” (os tradicionais chapéus de formatura).
O coordenador pedagógico do Ensino Médio, Nelson Henrique Ribeiro Mortean, lembrou de seu convívio com os alunos desde seu período como professor de Química e sentiu-se privilegiado por ter acompanhado cada conquista acadêmica das turmas. Os professores paraninfos, Jairo Soares e João Scanavini, contaram, envoltos em metáforas e lágrimas, os momentos e aprendizados vividos ao longo de todos os anos com as turmas.
As alunas escolhidas como oradoras – Maria Melissa Sgnolf Martins de Sá, do 3M1, e Júlia Ravagnani Konno, do 3M2 – comoveram a plateia relembrando as dificuldades, desacertos e conquistas que uniram as turmas ao longo dos anos e os levaram até esse dia. E agradecendo à equipe do Rio Branco que sempre os acompanhou nessa jornada que, para alguns, foram de 14 anos.
“Parabéns para nossos, agora ex-alunos, por essa conquista. O Rio Branco sempre estará de braços abertos a vocês!” – disse o professor Winterstein.