Após receberem várias denuncias pelo 156 uma grande equipe coordenada pela Vigilância Sanitária do DEVISA (Departamento de Vigilância em Saúde), formada por Guardas Municipais , agentes da Defesa Civil e SETEC (Serviços Técnicos Gerais) realizou fiscalização em 72 casas de comércio de Barão Geraldo hoje para ver se estavam seguindo as determinações da Quarentena. Da equipe também participaram vários integrantes da Secretaria de Planejamento (Seplurb) e do DU (Urbanismo), e até do Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor).
Dos 72 estabelecimentos, três foram interditados por não ser de atividade essencial, e 14 foram multados por diversas irregularidades em relação ao decreto da pandemia e serão multados em 400 UFICs (R$ 1.446,44). Uma drogaria foi notificada a parar de realizar testes rápidos para o novo coronavírus até se regularizar na Vigilância Sanitária.
Conforme disse a coordenadora do DEVISA, Andréa Von Zuben, caso forem pegos de novo com tais irregularidades, a multa dobra e na terceira autuação o estabelecimento é fechado enquanto durar a quarentena.
A operação contou com seis equipes que percorreram as regiões de concentração de comércio do distrito. Os motivos das autuações foram:
– funcionar estabelecimento não considerado essencial;
– sem demarcação;
– sem fornecimento de máscara em número suficiente para os funcionários;
– consumo de alimento no local;
– aglomeração;
– sem controle de fluxo de pessoas;
– sem Declaração de Estabelecimento Responsável.
Os locais para fiscalização na cidade são escolhidos a partir do número de denúncias recebidas, principalmente via telefone 156, e também considerando a região onde possuem mais casos notificados de Covid-19.
Fotos do Bassan
Carlos Bassan