Artistas divulgam carta em favor do Casarão
Os artistas reunidos na Câmara de Cultura Territorial de Barão Geraldo enviaram um texto em apoio ao Centro Cultural Casarão que fica no bairro Terras de Barão. O artigo lembra o histórico e alguns números de apresentações já realizadas desde 2005 e do episódio com a Associação dos moradores do bairro , dizendo do “perigo de fechamento” e faz um apelo aos poderes públicos de impedir o fechamento do Casarão e ampliação do debate.
A seguir – e conjuntamente – colocamos o texto do Abaixo assinado realizado pelo Coletivo de Gestor do Casarão e uma entrevista com uma das gestoras
Veja a íntegra da carta:
“O Centro Cultural Casarão é uma Casa de Cultura pertencente à população de Campinas, sendo o único equipamento público municipal em Barão Geraldo voltado exclusivamente à Cultura.
Há 17 anos desenvolve uma intensa programação – interrompida presencialmente pela pandemia – de Encontros e festas da Cultura de Tradição, Cultura da Infância, exposições, oficinas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, que são oferecidas sempre na perspectiva de acesso gratuito ao público. No ano de 2019, foram 7.800 pessoas que estiveram no Casarão como público, frequentando essa rica programação. Além das programações abertas ao público, o Casarão acolhe agenda de ensaios de inúmeros grupos e artistas, que precisam de um local para ensaiar e preparar espetáculos de diferentes linguagens.
Além da importância da programação cultural promovida de maneira contínua, a construção desse equipamento cultural possui um imenso valor histórico, e é localizada num terreno amplo, que mistura características urbanas e rurais, em meio a uma vegetação abundante e ladeado por um belo lago.
Atualmente, esse rico patrimônio público corre um risco iminente, por conta de um projeto de fechamento do bairro onde o Casarão está localizado, que prevê restringir de forma extrema seu acesso, além de descaracterizar completamente a sua identidade arquitetônica e paisagística, características que compõem a essência desse Centro Cultural e de convívio.
Esse projeto está sendo proposto pela Associação dos Proprietários do Residencial Terras do Barão e, embora esteja amparado na ideia de um cinturão de segurança, o projeto, na prática, propõe guaritas, cancelas, cercas e controle de entrada. Esse projeto está tramitando na Secretaria de Urbanismo sob o número 2019/11-9952.
O projeto fecha as principais vias de acesso ao Casarão e propõe um cercamento desse espaço cultural. Destacamos que a relação com o público é o que dá sentido à existência de um espaço cultural, e políticas de restrição e constrangimento do acesso do público ao espaço provocam a asfixia de um espaço cultural.
Não podemos permitir que mais essa violência aconteça. A Cultura é arauto do bem viver. Promove a educação para o sensível e a prática da paz. A cidade de Campinas possui uma rica produção cultural, que, infelizmente, é pouco disponibilizada à sua população justamente pela enorme carência de espaços culturais que possam acolher essas produções. O Casarão precisa continuar a ser um local aberto e de todos. E consideramos que um projeto como esse não pode ser analisado apenas pela Secretaria de Urbanismo, e que é preciso um debate mais amplo.“

Publicar comentário