(da EPTV) Uma árvore de grande porte caiu na Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), na manhã desta terça-feira (24), e atingiu pelo menos três pessoas. Uma criança morreu, segundo a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros, Serviço Municipal de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil e a Guarda Municipal foram até o local para atender a ocorrência. O parque foi fechado e os visitantes retirados do local. De acordo com o Samu, a árvore caiu em cima de uma mulher, um homem e uma criança. (não são da mesma família) Ainda segundo o órgão, a criança tinha “aproximadamente cinco anos”. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das outras vítimas, que foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta. O acidente aconteceu próximo à lagoa dos pedalinhos. A árvore, que fica ao lado da pista de caminhada, despencou e ficou atravessada.
A queda da árvore assustou muito as pessoas que estavam no local realizando atividades físicas. De acordo com apuração da CBN Campinas no local, equipes do Samu e dos bombeiros chegaram a fazer massagem cardíaca em uma das vítimas atingidas.
Os pais da criança não foram atingidos pela árvore, mas ficaram em estado de choque e também precisaram ser atendidos.
‘Evitar circular em áreas com muitas árvores’
Em nota, a Prefeitura de Campinas afirmou que se solidariza com a família das vítimas e se colocou à disposição para prestar todo o auxílio necessário. O governo municipal determinou o imediato fechamento de todos os parques da cidade.
Além disso, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) pede à população que “evite circular em áreas com muitas árvores” por conta do risco de queda.
“Por causa das chuvas constantes desde dezembro, a situação em várias partes da cidade é de solo encharcado, o que aumenta o risco de quedas de árvores”, diz o texto da administração.
MAIS DE 200 QUEDAS DE ÁRVORES NA CIDADE
O prefeito Dário Saadi determinou o imediato fechamento, por tempo indeterminado, de todos os parques e praças de esportes públicos de Campinas em razão das fortes chuvas que atingem a cidade e dos riscos de quedas de árvores. Saadi lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta terça-feira pela manhã, na Lagoa do Taquaral, se solidariza com a família das vítimas e coloca a Administração Municipal à disposição para prestar todo o auxílio necessário. Após mobilizar a Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Públicos, a Guarda Municipal, o Samu, a Setec, a Secretaria de Saúde, a Emdec, entre outros serviços municipais, a Prefeitura pede à população que evite circular em áreas com muitas árvores. A Pedreira do Chapadão, por exemplo, já havia sido fechada ontem, após a ocorrência de deslizamentos de pedras e de terra. Por causa das chuvas constantes desde dezembro, a situação em várias partes da cidade é de solo encharcado, o que aumenta o risco de quedas de árvores. Em apenas uma semana, a Defesa Civil já registrou mais de 200 quedas. As chuvas que caíram na semana passada estão entre as três maiores da história de Campinas. Na quinta-feira, Campinas foi a cidade brasileira onde mais chove
ISABELA ERA FILHA DE FUNCIONÁRIA DO HEMOCENTRO E JA BRILHAVA COM SUA ARTE
A menina Isabela Tuburcio Fermino , que faleceu atingida pela árvore no Taquaral era filha de uma técnica do Hemocentro – Unicamp, Gisele Tiburcio Fermino e do pastor Sérgio Fermino, da Igreja Batista do Monte Cristo em Campinas e moravam em Hortolândia. Nascida em 19 de agosto de 2015, ela formou-se no 1º ano da Escola Sérgio Porto da Unicamp e iria começar o segundo. Isabela ja cantava e fazia sucesso na igreja do pai. Foi oradora de sua turma na formatura e no dia 16 de dezembro , se apresentou como bailarina no espetáculo do Shopping Iguatemy (não no D. Pedro como dissemos antes).
Por esse pequeno retrospecto em tão pouco tempo, logo se vê que poderia brilhar muito em sua vida.
Sua morte foi registrada como Morte Acidental e esta sendo investigada pela 4º DP Segundo o BO. ela estava com os pais na área de churrasqueira, perto do espaço onde ficam os pedalinhos da Lagoa do Taquaral participando de uma festinha de aniversário de sua prima improvisada pelos pais. E quando viram a árvore caindo todos correram mas não deu tempo. Conforme o BO – relatado por técnicos do SAMU – ela ficou presa sob a árvore e não resistiu. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e GCM chegaram ao local.
Seus pais o pastor da Igreja Batista do Bairro Monte CristoSérgio Fermino e a técnica Gisele Tiburcio fermino não ficaram feridos, mas Gisele ficou em estado de choque e precisou ser socorrida para a UPA Anchieta. Os dois já deixaram a UPA
OUTRA VÍTIMA.
Uma mulher de 27 anos chamada Gabriela também ficou gravemente ferida após a queda da árvore nesta manhã. Segundo a polícia, ela estava no parque com o namorado e foi socorrida, com fraturas nas costas (coluna) e nas pernas, em estado grave ao Hospital Mário Gatti. A assessoria da unidade de saúde não informou detalhes sobre o estado de saúde, mas destacou que ela deve passar por uma cirurgia ainda nesta terça-feira.