Carregando agora

Assembleia do Orçamento propõe necessidades e verbas e elege Conselheiros

Assembleia do Orçamento propõe necessidades e verbas e elege Conselheiros

No dia 30/11 a diretoria do Orçamento Cidadão, realizou uma Assembleia no salão da igreja Frei Galvão para apresentar as propostas de orçamento e delineamentos gerais e recolher as propostas dos moradores. E também para eleger os representantes de Barão Geraldo no Orçamento de Campinas de 2024 e 2025. (período de mudança de gestão). VEJA ABAIXO A LISTA DAS PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS APRESENTADAS PARA BARÃO

Porém pouca gente se interessou em participar. A Assembleia teve a participação do subprefeito Osvaldo Kaise que falou sobre as ultimas eleições para o orçamento participativo e além disso debateu e explicou alguns trâmites, Participaram cerca de 30 moradores e foi dirigida pelo DIretor do Orçamento Municipal em Campinas Arlindo Dutra ligado à Secretaria de Relações Institucionais. Dutra apresentou demandas de vários bairros e partes do Norte de Campinas, debatidas em outras assembleias anteriores.

Nessa reunião , quem mais apresentou propostas foi a Conselheira do Centro de Saúde de Barão Nádina Aparecida Fernandes dos Santos, que era candidata a ser Conselheira do Orçamento também. Nádina solicitou a prioridade de verbas para a construção de um novo Posto ou Centro de Saúde na região da Mata na praça do bairro Terra Nova (chamado de CS. Real Parque). Ela também solicitou a inclusão de verbas para um CAPS Infantil e Adolescente e um CRAS – para atendimento social em Barão Geraldo. E falou da necessidade de um Posto de Saúde de Pronto Atendimento 24h inclusive com odontologia. Nádina também propôs a construção de uma Delegacia da Mulher e contra violência contra crianças. Nadina também criticou o fato da Assembleia anterior não ter tido nenhuma divulgação e nem dia nem dos candidatos (O Jornal aliás é testemunha disso).

Também foram solicitados reservas do Orçamento para a instalação de uma Base da Guarda Municipal a colocação de uma academia de 3ª idade ao ar livre na praça Tenente Geraldo Justino de Oliveira da Vila Independência e uma área de Lazer no Real Parque . O subprefeito Oswaldo Kaise tambem propôs investimentos em equipamentos e social para manutenção dos bairros, na subprefeitura . Propuseram também a descentralização de Secretarias de Esporte, Cultura e Lazer .

Após os debates ocorreu as votações entre as duas chapas com 4 moradores que registraram anteriormente a concorrência. A Chapa 1 com João Garcia Bonide e Maria Aparecida Baldasso e a Chapa 2 com Nádina Fernandes e Antônio Manuel Semedo. Também estavam os candidatos a suplente de cada chapa: Maria Zildete e Ernandes Chagas pela CHapa 1 e Digão Sellin e Jarly Castro Fernandes pela Chapa 2. Após a votação local foram apuados 27 votos sendo 11 para a Chapa 1 e 16 para a Chapa 2.

além de Nádina, outros moradores falaram de algumas obras necessárias em suas ruas.

parte do pessoal mais ativo que participou da Assembleia do Orçamento dia 30/11 De barba está o subprefeito Osvaldo Kaise. Outros – como João Garcia Bonide, Antônio Manuel, Nádina e Jarly são integrantes de uma das chapas para eleição dos conselheiros, assim como DIgão Sellin ,

POSSE DOS 112 CONSELHEIROS

E na ultima terça-feira, 5/12 todos os Conselheiros eleitos em Campinas foram convidados a tomarem posse no Salão Vermelho da Prefeitura como representantes de todas as regiões da cidade e áreas temáticas. A solenidade teve a presença do Prefeito Dário, do Vice Wandão, do secretário de Relações Institucionais, dos vereadores Luis ROssini e Luis Cirilo e todos os 112 Conselheiros eleitos. A Posse foi comandada pelo Prefeito que elogiou os trabalhos e disse que a representatividade do Conselho é muito grande . “Esse é o maior conselho da cidade. Temos representantes de todos os cantos de Campinas e de todas as temáticas”, disse o prefeito Dário.

Vários Conselheiros falaram Francisco José de Lima S. Galvão, Conselheiro da temática Habitação acha que o conselho é um exemplo da democracia. “Os conselheiros são os olhos e ouvidos da população”, afirmou. 

Nádina declarou que “É preciso ter essa representação junto ao poder público para trazer as demandas da população”, ressaltou. 

Da Administração Regional 5 (AR 5), Maria de Lourdes Cândido dos Santos, a Bete, é moradora do Jardim Novo Londres e deu seu recado: “Quando a população participa de verdade, por mais que demore, consegue a solução para as necessidades de sua região. Tem que fazer por amor, por gostar da comunidade”. Ela citou como exemplo a regularização de seu bairro, uma demanda atendida por meio do Orçamento Cidadão. A importância da participação e da união dos conselheiros também foi destacada pelo conselheiro do distrito de Sousas, Aparecido Ferreira da Silva. “Esse é um espaço que é de todos, independentemente de onde o conselheiro mora”. 

Os jovens Lara Eunice Santos Barbosa e Augusto César Silva Cruz representam a juventude no Conselho e a oportunidade de poder contribuir com as políticas públicas na área os motivou a participar do Orçamento Cidadão. Os jovens querem novas perspectivas para a juventude campineira e ajudar a pensar em projetos que possam fazer parte dos próximos orçamentos da cidade. 

PROPOSTAS APRESENTADAS E POSSE DOS CONSELHEIROS

No final Nádina da Chapa 2 eleita apresentou um compêndio de todas as propostas apresentadas pelas duas chapas, além de outros moradores que compareceram à reunião. São as seguintes as propostas

#Demandas apresentadas ao Poder Público#

*Orçamento para construção CS Real Parque (orçamento municipal em parceria com o governo federal), incluindo emenda impositiva dos vereadores da cidade.

*Construção e manutenção Pronto Atendimento 24hs com odonto.

*Hebiatra , neuro pediatra e assistente social nos CSs, Atílio Vicentin, Village e futuro CS Real Parque.

*Construção e manutenção Base do corpo de Bombeiros

*Construção e manutenção Base do SAMU

*Caps infantil e adolescente,

*Base segurança pública, GM

*Delegacia DDM e criança.

*Atendimento Social em Barão Geraldo /CRAS.

*Investimento em equipamentos e pessoal para manutenção Subprefeitura.

*Projetos de incentivo, e Descentralizar esporte, cultura e lazer. E Atividades esportivas nas praças do distrito; aos finais de semana.

* Parque Hermógenes de Freitas Leitão, manutenção e melhorias na pista de caminhada, e aparelho de academia ao ar livre (idosos estão sendo prejudicados), prevenção e placas de orientação sobre a febre maculosa.

* Estudo e adequação das ciclovias, para que se tornem seguras e confiáveis.

* Construção de banheiros coletivos em área pública para atender os motoboys no exercício da profissão. E área coberta para que os mesmos possam se abrigar entre as entregas.

*Adaptação das calçadas para acessibilidade de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais;

*Interlocução com a Prefeitura da Unicamp sobre as irregularidades cometidas pelos ônibus fretados que estacionam em fila dupla atrapalhando o trânsito local e moradores que residem nas proximidades.

*Manutenção das vias públicas, asfalto, iluminação, poda de árvores, das ruas da Cidade Universitária 2, (há três anos sem atenção e ação do poder público).

*Planejamento pela secretaria de transporte e trânsito, nas vias internas pontos de estrangulamento como av. Oscar Pedroso Horta, Albino J.B. Oliveira na entrada do Distrito.

*Estudo e construção de anel viário na entrada do Real Parque, local de Responsabilidade da Concessionária Rota das Bandeiras e do Município de Campinas.

*Estrangulamento e caos nas vias que cortam o Distrito, Campinas/Paulínia, saída do Distrito sentido D. Pedro e Tapetão em horários de rush.

* Criação e estruturação de uma Biblioteca Municipal em Barão , *Criação de um Museu em painel digital 24hs, contando a Historia de Campinas em vários locais . Distribuídos em locais de grande circulação no Distrito.

*Criação de uma Coordenação Distrital de Turismo e Cultura de Barão Geraldo com sede no Distrito, sendo administrado por funcionários da secretaria da cultura, para trabalhar, organiza e estabelecer projetos , parcerias e propostas de integração. Reconhecendo o valor, e a riqueza historico e cultural . TOMBAMENTOS reconhecimentos de lugares historicos

1) Sobrado sede da Fazenda Santa Genebra construído pelo Barão Geraldo de Rezende em 1870.

2) Prédio da Estação Barão Geraldo QUE VAI FAZER 100 ANOS em 2026

3) A preservação da Praça do Capão do Boi (na entrada de Barão )

4) tombamento e preservação da Avenida de Bambu da Fazenda Santa Elisa.

Nádina , Jarly e ANtonio

.

Saiba mais

O Orçamento Cidadão foi instituído pela Lei 15.238/2016 e está vinculado à Secretaria Municipal de Relações Institucionais. Os conselheiros eleitos, representantes da sociedade, são escolhidos a partir de uma divisão entre 15 administrações regionais e quatro subprefeituras/distritos. Também existe a representação por temas, critério que elege 18 conselheiros, e ainda há 16 coordenadores de conselhos. 

Todo trabalho é voluntário, portanto, sem remuneração. O Conselho do Orçamento Cidadão realiza reuniões ordinárias em encontros mensais, a partir da eleição do grupo.

Visite a página do Orçamento Cidadão: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/relacoes-institucionais/pagina/orcamento-cidadao

O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

Publicar comentário

MOST POPULAR DESIGNS