Um beija-flor, uma menina, muitas perguntas e poesia para todo lado. O livro “Maria Curiosa de Poesia“, nova obra da escritora e publicitária Alda Nilma de Miranda moradora em Barão Geraldo, é lançado nesta semana em formato digital e pode ser baixado gratuitamente (VEJA LINK ABAIXO). O livro apresenta a arte da poesia para as crianças de forma lúdica, leve e descomplicada e visa levar cultura e encantamento às famílias em isolamento social.
“A ideia é espalhar poesia para crianças Brasil afora. Num momento em que o mundo atravessa uma fase difícil de isolamento e distanciamento, a intenção é buscar com que a poesia nos aproxime aos bons pensamentos e à redescoberta das inspirações do cotidiano. O mundo precisa de delicadezas”, afirma Alda Nilma de Miranda. Ciente da importância de levar aos pequeninos conteúdos positivos e criativos, a autora busca, nesta edição especial da obra inédita, engajar crianças e adultos numa leitura divertida e recheada de alegria.
“Estávamos preparando o lançamento da edição impressa do livro quando fomos surpreendidos pela pandemia. Decidimos então mudar o formato e promover a estreia dessa divertida obra em uma versão especial em formato digital para distribuição gratuita”, conta. Ela explica que esta edição exclusiva será disseminada com ajuda de amigos que abraçaram a iniciativa, pessoas que acreditam na importância do livro infantil como ferramenta transformadora e fomentadora na cultura da paz.
Nesta história cheia de encantamento, a menina Maria resolve entender o que é poesia. As perguntas não param e são construídas a partir de elementos e curiosidades que integram o universo das crianças.
– Poesia tem cheiro? Tem cor? Tem tamanho? Que gosto a poesia tem? Onde a poesia dorme? Será que ela ronca?
Ao lado do amigo passarinho, cujas respostas instigam o imaginário infantil, a pequena Maria faz suas descobertas e se aprofunda, sem perceber, na linguagem poética do cotidiano.
“Poesia para ensinar poesia”, resume a autora. A intenção foi usar o formato poético no contexto do storytelling para apresentar às crianças esse gênero literário. “A proposta é aguçar a curiosidade e a imaginação, afinal, poesia é também um exercício de descoberta. É preciso exercitar o olhar e as percepções, as rimas são só um detalhe, uma brincadeira com os sons. Por isso a história passeia por coisas do dia a dia, pela fumacinha que sai da panela, pela massinha de modelar, pelas bolhas de sabão… é um caminho construído para que os pequeninos possam se identificar e perceber toda a poesia a sua volta, de um jeito simples, acessível”, explica Alda.
Ela acrescenta que houve todo um cuidado inclusive na escolha da imagem do beija-flor, “Colibri serrirostris“, conhecido como beija-flor-de-orelha-violeta ou beija-flor-cantador, que é uma espécie brasileira. As fotografias desta “personagem” de asas foram cedidas pelo fotógrafo de natureza Jarbas Mattos.
BASTA BAIXAR É GRATIS
Os interessados em obter o livro Maria Curiosa de Poesia podem solicitar através de mensagem na página facebook e instagram @poetesebrasil ou baixar a obra diretamente por meio do link http://www.beeart.com.br/Maria-Curiosa-de-Poesia-edicao-especial-2020. Ficha Técnica ISBN 978-65-00-0155
Autora vive em Barão
Conforme já informamos em reportagem anterior, Alda Nilma de Miranda é publicitária e consultora de comunicação e marketing, tendo ao longo de vinte anos de carreira desenvolvido projetos para várias empresas líderes de mercado e para o setor médico. Mas já é famosa em todo o país por seus livros de literatura infantil. Filha de mãe sul-mato-grossense e pai paraibano, Alda divide seu tempo entre Barão Geraldo onde vive e Jacarei, sua cidade natal, sem abrir mão de suas raízes culturais.
É autora da série “Tem planta que virou bicho“, em parceria com o fotógrafo Cacio Murilo, obra que ganhou destaque por sua abordagem lúdica à alimentação saudável e de “Um Reino sem dengue“, livro que se desdobrou em peça de teatro levada a centenas de escolas do país. Em parceria com Lígia Miranda, Alda é também co-autora da série “O gigante“, que apresenta o Mindfulness às crianças de forma lúdica.
Como escritora, Alda tem um forte compromisso com a Cultura da Paz e participa de eventos literários e realiza palestras, tendo sido já homenageada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo com o “Colar do Centenário” por sua importante contribuição à literatura infantil.
À frente do projeto “Poete-se” @poetesebrasil, Alda hoje leva uma poesia descomplicada às redes sociais (Facebook e Instagran), tendo já poemas premiados e selecionados para coletâneas. Em seu cotidiano de trabalho, busca unir criatividade e abordagens inovadoras na construção de projetos e ações de marketing para os mais diferentes segmentos e públicos.
Rosana Sebinelli