Barão 67: Patrimônios Históricos 8 – MATA DO QUILOMBO (sem idade – tombada em 2010)

A Mata do Quilombo – que fica entre os bairros Vila Holândia e Guará – e na divisa com Paulínia – ainda não se sabe bem seu processo histórico. Conforme citações esparsas (sem nenhuma documentação ou informação oficial dos setores de patrimônio da Prefeitura ou do INCRA) inicialmente a Mata pertenceu ao escritor “Fernando de Morais” (provavelmente por este ser esposo da historiadora Marina Maluf ( ex-proprietária da Fazenda Boa Esperança), Depois se diz que pertenceu ao antigo Sìtio São José. Já outros supõem que a área pertencia antigamente à antiga Fazenda Quilombo (que possuía um restante de senzala demolida) ao lado da Boa Esperança (e que também ambas ja foram parte da Fazenda Rio das Pedras).

Km 16 – Estrada da Rhodia

Resolução nº 109 de 16/09/2010


Durante o processo de tombamento foi informado que a SANASA tinha uma área dentro da área da Mata onde iria construir a ETE Estação de Tratamento de Esgoto) de Barão Geraldo, que foi analisado e liberado pela CETESB e Prefeitura. Também durante o processo vários moradores da Vila Florida, Guará e região criaram a AMAQ Associação Ambientalista Mata do Quilombo que durante anos – até recentemente esteve atuante em Barão e criaram ate revista.

Desde a época, na área havia uma chácara que era usada para recuperação de drogados e havia constantes denúncias de queimadas nas margens da mata . Até que em setembro passado (2020) um GRANDE INCÊNDIO destruiu grande parte da Mata hoje em processo de recuperação E que foi considerado criminoso pela Secretaria do Verde de Campínas que está investigando possiveis autores.
Fica evidente que a mata precisa urgente de um melhor equipamento de administração e disciplinamento de uso que não agrida ou deteriore a Mata.
Seu tombamento foi concedido pelo CONDEPACC em 2010 por motivo somente ambiental , (encontro de várias espécies nativas de importante necessidade de preservação e de estudos cientificos

ATé o momento, não ha pesquisa histórica sobre a Mata (ou a Fazenda Quilombo e outras) embora haja muitas possibilidades de realiza-la (desde que haja financiamento , é claro)

(texto Warney Smith Silva)
FONTES:
1) perfil da AAMQ https://www.facebook.com/AssociacaoAmbientalistaMataDoQuilombo
2) site do CONDEPACC da Secretaria de Cultura de Campinas “Bens Tombados” processo 02/02

Patrimonio Historico e Cultural > Cultura > Governo | Prefeitura Municipal de Campinas http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/patrimonio/bens-tombados/verBem.php?id=139&fbclid=IwAR0hF4fXNdXP0KyBt4oSq5inzctPVaB_D9xsdvkQg-KURvQ0tiBgisXxDKc

foto do site da Prefeitura
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Ônibus será gratuito e com horarios de dias uteis neste domingo em Campinas e Paulínia

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!