Hoje, 30 de julho faz 1 ano da morte de Lázaro de Campos Faria. Um grupo de moradores e familiares solicitam aos vereadores e à prefeitura de Campinas uma homenagem ao ex atleta e lider comunitário Lázaro de Campos Faria, que dedicou parte de sua vida por melhorias e progresso e pela emancipação de Barão Geraldo. Provavelmente foi o último dos integrantes da extinta Sociedade Amigos de Barão Geraldo (criada por Helio Leonardi e Guido Camargo Penteado em 1966) que ainda defendia o “progresso” e a municipalização de Barão Geraldo.
Integrantes da equipe de Farias e ex amigos e companheiros solicitaram aos vereadores Thiago Ferrari, Pedro Tourinho e outros que dêem o nome de Lazaro Farias a uma das ruas centrais de Barão Geraldo – como a avenida Romeu Tórtima – ou à praça General D. José de San Martin (San Martín foi um militar que lutou pela independencia da Argentina e que nenhuma importância tem nem para o pais e Romeu Tórtima também foi apenas um advogado criminalista que nunca fez ou veio a Barão Geraldo) devido à importância do ex atleta que acumulou mais de 250 prêmios em sua carreira.
E o mais importante, que a prefeitura garanta anualmente a competição “Volta da Independência” (ou mesmo a Volta de Barão”) criada por Faria para ser disputada todo dia 7 de setembro em homenagem ao aniversário do país e data nacional brasileira.
“É absurdo e indicativo de uma ditadura que se coloque nomes de pessoas em ruas que nada fizeram de coletivo e em prol do local, nem mesmo nele viveram sem nem ao menos consultar a população organizada! Trata-se de uma prática da República Velha de ar profundamente elitista e nem mesmo meritocrático. San Martín nada significa nem para o país e Roxo Moreira nunca veio a Barão. É praticamente obrigatório que mudemos tais nomes!” – disse o historiador Warney Smith , um dos que lutam pelo nome de Lázaro Faria.
Missa de um ano será no sabado 1/8
A Paróquia de Santa Izabel irá realizar uma missa em homenagem ao anoversário da morte de Lázaro Faria no proximo dia 1/8 às 18h com a presença de sua viúva Luzia e seus filhos e netos