Barracão e Feira apresentam peça sobre avós, neste domingo na Pça do Côco

A edição de Agosto do Projeto Terceiro Sinal, do Teatro Barracão, desembarca em uma praça pública. Tudo, é claro, para receber uma oficina cultural e o espetáculo Fubá – uma receita para o tempo, da trupe paulistana Impacto Agasias Grupo de Teatro. A apresentação gratuita está marcada para o próximo domingo (18/8), às 14h, na Praça do Coco. (Importante: a sessão contará com Intérprete de Libras).

Em Fubá – uma receita para o tempo, uma avó prepara seus netos para um café da tarde. Ou para a sua partida? Os netos, por sua vez, transitam entre as lembranças da infância, as lembranças da avó e o lembrete constante de que, a cada minuto que passa, é preciso ter coragem para crescer. Enquanto isso, um bolo de fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita. O café da tarde se anuncia, mas, sem o bolo, não há café. As pistas para aquilo que falta podem estar nas histórias, que devem ser saboreadas antes do pôr-do-sol.

Para o diretor Wallace Borges, o espetáculo é uma homenagem aos afetos e à memória de todas as avós, além de um mergulho na ancestralidade. “Foram dezesseis meses de partilha com os nossos, ouvindo cada história, reconhecendo-nos nelas, chorando, rindo e descobrindo o quão somos parecidos com elas, nossas avós. Falar de vó é falar de um imaginário criado de uma anciã sem erros, mágica, amorosa e risonha, mas que, ao crescermos, percebemos que elas são tão humanas quanto nós, com suas qualidades, mas também com seus defeitos, medos e desafios”, explica o diretor.

Trata-se de um espetáculo que traz à tona em seu processo questões que muitos dos componentes do grupo não queriam trabalhar. “No final, o tema nos aproximou de quem somos, nos aproximou da nossa história e porque não dizer das nossas avós? O espetáculo é também uma homenagem a elas, não só as minhas, mas todas elas, todas elas que passam, passaram ou passarão por este mundo. Que a saudade não doa mais como uma ferida aberta, mas sim como uma cicatriz que fez parte de quem somos hoje”, afirma Wallace

Tem Oficina de Bordado grátis também !

fotos de Jaqueline Oliveira

Domingo (18/8), às 10h, na Praça do Coco. Grátis.

Além da apresentação de Fubá – uma receita para o tempo, o Impacto Agasias Grupo de Teatro ministra a oficina Quem borda um ponto, narra um conto, que tem como metodologia parte do processo de pesquisa do espetáculo.

Pensando estrategicamente numa dinâmica de teatro para o ensino do bordado, a oficina – ministrada pelo diretor Wallace Borges e pelo ator Henrique Sanchez, que também é artesão com conhecimentos em bordado de mão livre e customização de figurinos – parte de três pontos: história oral, bordado e teatro.

O bordado acontece em roda, como uma ciranda, embalado pelas histórias e memórias dos componentes do Impacto Agasias Grupo de Teatro, que constroem uma narrativa em cada ponto bordado. O processo colaborativo se faz no trabalho de escutar, alinhavar e coser sentidos.

O grupo

O coletivo, que reside desde 2011 na comunidade de Heliópolis, celebra, em 2024, 13 anos de pesquisa continuada, que tem como ponto de partida a cidade e o humano, trazendo uma perspectiva poética em seus trabalhos. No repertório estão os espetáculos: No Ritmo da Realidade (2011); Santo Cristo – uma história que você conhece de um jeito que você nunca viu (2012-2016); A Lenda Sumiu! (2015-2024); Dandara (2017-2023); Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz (2018-2023); Santo Cristo – uma experiência cênica (2021-2024); Tudo Junto e Misturado (2020-2024); FUBÁ – uma receita para o tempo (2020-2024). Em 2021 inaugura seu espaço sede, a Casa Cultural Alcântara Sampaio, promovendo a descentralização e democratização do acesso às artes com oficinas e ações realizadas de forma gratuita, além de apresentações a preços populares, criando conexões com a comunidade, conhecida por muitos como Cidade do Sol.

Ficha Técnica | Espetáculo

Direção – Wallace Borges. Dramaturgia – Denise Hyginio. Coautoria e Argumento – Impacto Agasias Grupo de Teatro. Artistas Pesquisadores –  Aurora Dias, Henrique Sanchez, Kátia Bocalon, Lucas Becerra e Marianna Ferrari. Concepção de Cenografia – Wallace Borges. Cenografia – PalhAssada Ateliê. Visagismo e Maquiagem – Henrique Sanchez. Figurino – Marina Moll. Assistente de Figurino – Henrique Sanchez. Orientação sobre História Oral e Teatro – Anderson Maurício. Orientação sobre História Oral e o Bordado – Rita Sales. Consultoria de Manipulação de Bonecos – Priscila Puga. Direção de Movimentos e Preparação Corporal – Melissa Aguiar. Direção Musical e Preparação Vocal – Aurora Dias. Musicista – Marianna Ferrari. Intérprete de Libras – Mile Silva. Técnico de Som – Lucas Mello. Fotógrafa – Jaqueline Oliveira. Equipe de Vídeo – Stone Art Films. Designer Gráfico – Jon Kianogo. Criação Gráfica – Roberta Giotto. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção Executiva – Wallace Borges. Produção Artística – Henrique Sanchez. Produção Geral – Lucas Becerra. Assistente de Produção – Gabriela Vilas Boas e Railane Santana.

Duração: 75 minutos
Classificação Indicativa: Livre.

Terceiro Sinal | O projeto

Realizado durante o terceiro fim de semana de cada mês, a partir de uma programação plural de qualidade envolvendo teatro, música, performance ou circo, o Projeto Terceiro Sinal, do Teatro Barracão, é um despertar para a construção de uma cena cultural ativa, popular e democrática. Atualmente, a iniciativa conta com a curadoria artística das companhias campineiras Cia. dos Náufragos, Cia Histriônica de Teatro, além dos artistas Eduardo Brasil e Tiche Vianna.

SAIBA MAIS

Projeto Terceiro Sinal | Edição Agosto

Domingo (18/8)

às 10h: Oficina de bordado

às 14:  Espetáculo Fubá – uma receita para o tempo

Onde: Praça do Coco (Rua Manuel ANtunes Novo s/n)
Quanto: Grátis.
Informações: (19) 99883-9872 e @teatrobarracaocampinas

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!