E nessa terça gorda 25-2 a partir das 18h haverá a apresentação do bloco de maracatu Maracatucá na Praça do Coco e vai em direção à Vila Santa Isabel passando em frente à Moradia . O Maracatuca entra na rua Agostinho Páttaro, desce a rua
Jerônimo Páttaro sobe avenida Santa Izabel até a Vitorino Ferrari, entra na rua Luis Vicentim Sobrinho até a praça Ângelo Carlini (praça entre a escola Hilton Federici e os bares Ponto 1 e Esquina 108 por volta das 20h
Segundo informou Rafael D´Alessandro, o Maracatucá é filho de duas Nações de Maracatu de Recife: Porto Rico e Encanto do Pina. Todo carnaval é comum que os/as integrantes mais antigos do grupo vão tocar com as Nações, então o Maracatucá, nesses últimos anos, acabava ficando sem pessoas pra puxar o Carnaval.
“Esse ano conseguimos nos organizar internamente para que voltássemos a somar no Carnaval porque acreditamos na importância de resistir perante às censuras e a desvalorização da cultura num geral.” – disse. Segundo ele, este ano um grupo do Baque Mulher do Paraná foi repreendido por policiais por tocar na rua e tiverem seus instrumentos levados. “Isso é inadmissível! É importante marcarmos presença em momentos como esse, afirmarmos nossa existência enquanto grupo saudando as Nações e os/as Orixás que nos dão muitos ensinamentos, espalhar a cultura do Maracatu de Baque Virado na nossa região e deixar bem claro que não vão nos calar.”
Berra Vaca! vem “Armar de Amor” com “tecnocabeçudas” e Raulzito
O bloco Berra Vaca completa esse ano 21 Carnavais ( o mais antigo de Barão) e esse ano o lema do bloco é “Armar de Amor!” numa referência clara à proposta do presidente da republica. Além disso, o bloco apresenta sua “vaca elétrica” reformada, a participação do grupo de arte “Pindorama” da Unicamp – que apresenta umas fantasias em forma de máscaras de “cabeçudas” (copiando o estilo tecno brega do interior paraense ) Além disso o Berra Vaca vai homenagear de novo Raul Seixas: “Vamos também refazer a homenagem pro “Raulzito”… Com mais musicas… “Maluco Beleza”, “Gita”,entre outras… conforme declarou Inácio Azevedo, criador e líder do Berra Vaca. “Raul é um patrimônio cultural do pais com quem o Berra Vaca tem muita identidade e ta fazendo falta hoje” – disse.
Segundo ele a escolha pelo tema “Armar de Amor ” foi porque vivemos tempos de trevas, ignorância, violência… “Aliás esse SEMPRE foi nosso ‘lema’… E continuará! Porém com esses novos fatos sombrios e violentos, não nos restou outra alternativa!” – declarou.
AJUDE O BERRAVACA PELO “BENFEITORIA”
O Berra Vaca também abriu uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar ajuda pelo site Benfeitoria que vence no proximo dia 26. Porém o grupo acredita que a campanha foi iniciada um pouco tarde e esta com dificuldades de crescer. “Vamos ver se no desfile conseguimos alavancar essa campanha porque se não chegarmos à meta no prazo , tudo volta para os doadores. O link de contribuição ao Berra Vaca é esse https://benfeitoria.com/berravaca?fbclid=IwAR36zdVgltc8pYpn8A1Uzk80bnxtc2LVvyRTx2-96HM05E22v_jfDFV8BRo
‘TECNOCABEÇUDAS” DO GRUPO PINDORAMA
Mas a principal novidade que o Berra Vaca! apresenta esse ano são as fantasias em forma de “Cabeções” ou máscaras grandes em forma de cabeças desproporcionais ao corpo que compõem junto com os tipitis Hi-tec do bloco. Segundo a professora Grácia Navarro, uma das coordenadoras do bloco, os Cabeções ou grandes máscaras aludem ao carnaval e a tradição do Boi Tinga, patrimônio cultural brasileiro, do município de São Caetano de Odivelas, Pará. “Nas pesquisas do Grupo Pindorama da Unicamp, em relação ao corpo e as teatralidades brasileiras, são associadas ao ritmo frenético do Tecnobrega das festas de aparelhagens, e elas surgem dessa experimentação especialmente para o BerraVaca 2020, as TecnoCabeçudas…As imbatíveis!; seres dançantes que pulam, correm e giram de acordo com as batidas sonoras.
Inácio está mais esperançoso para este ano em relação ao desfile com tranquilidade mas reclama de anos passados:
“Olha, com o Jonas, só vimos piorar a infra e apoio pro Carná. Inclusive tiveram as proibições da nossa Picareta, em Agosto de2014/15… Uma vergonha! Fizeram de tudo pra nos desarticular! Mas… olha nóis aqui de novo!”
Porém, nesses últimos anos, as ações da Emdec, PM, GM se intensificaram e se organizaram bem mais
VEJA O SAMBA
“Se armar de amor para a folia na maloca BerraVaca!
Berrandando, nós seguimos por milhas e milhas distantes.
Anos-Luz de existência. (“A Nossa Alegria Atravessou Quasar!”)…
O BerraVaca vai andando pelas ruas de Barão catando lixo-luxo para enfeitar sua fantasia
Vulva Viva, Vira Láctea, Voa Vaca Sagrada! O Berra já saiu!
E não tem mais pra ninguém!… pois o mundo inteiro é BerraVaca! Com raça, graça, samba, amor, amém!
Lá vai Lá vai BerraVaca! Partiu a velha nova brincadeira. BERRAVACA!
É um bloco carnavalesco que nasceu pronto.
É Macunaíma, é tábua, é taba de maloca. Irreverente, ousado, permanente. Transcende e ascende quem se atreve e se entregue.
Vem conosco nessa corrente corrida e colorida.
Corrente de gente. Tórrida vida de Amor. BerraVaca!”