Blocos Matuá e Ribeirão abrem o domingo com Bloco do Circo e União Altaneira à tarde

Bloco Matuá de Pífanos homenageia “Zabé da Loca”

Neste domingo, 11/2 o bloco Matuá de pífanos (ou “pife” – uma espécie de flauta tradicional do Nordeste) vai sair às 10h, da praça central da Vila São João (Maria Mulamba, nome mais tradicionalm, onde rola o Ocupa Vila) e vão desfilando tocando, dançando, cantando e pulando e encantando a todos até a “praça do Côco”.

O Bloco Matuá vem encantando o Carnaval desde 2012, trazendo alegria, inclusão e muita brincadeira para as ruas de Barão. Resgatando as músicas dos mestres e das bandas de Pife, o bloco fomenta a cultura popular e possibilita às crianças, velhos, adultos e jovens o contato com os ritmos populares do nosso país.
Este ano eles estão homenageando o centenário da artista e compositora Zabé da Loca, pifeira que teve seu talento descoberto somente aos seus 73 anos de idade, em Monteiro no Cariri paraibano onde vivia ha mais de 20 anos em uma “loca” de barro(daí seu apelido).
“Honrando nossa rainha do pife convidamos a todos para participar do cortejo dançando, cantando e pulando com a gente.”

Bloco do Ribeirão vai “ocupar” com arte o Parque Rio das Pedras

Também no domingo às 11h será a vez do Bloco do Ribeirão que sai da praça do Cõco e vai em direção pelo Parque Linear percorrendo as margens do rio e vai até o Colégio Rio Branco. O objetivo é fazer uma ocupação ambiental das margens do Rio e ensinar a importância da preservação do Rio das Pedras. Em 2023 quando começou o bloco Ribeirão grande parte dos foliões eram crianças e adolescentes animados com a festa.

O bloco do Ribeirão é um bloco ambientalista que luta pela preservação ambiental do Ribeirão das Pedras que corta o distrito. Em uma pequena parte dele em Barão (entre a Avenida Romeu Tórtima e a av Atilio Martini) a prefeitura conseguiu fazer o projetado Parque Linear Rio das Pedras que começou no Jd. Santa Genebra e parou antes de chegar no Tilly Center.

Segundo Hidalgo Romero, o bloco foi formado em 2023 a partir da união de esforços de pesquisadores da Unicamp, artistas do distrito e escolas da região (como o Rio Branco) e tem como objetivo recuperar o Ribeirão das Pedras para que ele faça parte da vida cultural e social do distrito.

Da ação e decisões de artistas de realizarem eventos e decorações proximo ao rio surgiu a idéia de fazer um bloco como a principal ação permanente, a
criação do Bloco do Ribeirão. E pretendem que todo domingo de carnaval eles irão
percorrer as margens do rio com muita música e conversa para toda a família sobre o rio e sua importância para Barão.

FOTOS fABIANA rIBEIRO

16h: Bloco do Circo: palhaços, malabaristas, banda e muita alegria

E às 16 h o bloco do Circo sai da Vila São João e vai ate a “praça do Cõco” . O bloco foi criado pelo grupo “Circo da Silva” e é uma brincadeira aberta para todas as pessoas que se acheguem junto, no domingo 11 de fevereiro às 16h na praça da Vila São João. O cortejo liderado pela banda de sopros e percussão, vai até a praça do Coco encerrando às 18h.

Segundo um dos integrantes Arturo Cussen, o Bloco do Circo reúne diversos artistas e companhias de Campinas e foi criado em 2023 pelo Circo da Silva. Atualmente colaboram na realização: Cia Oruã, Cia do Bagaço, Casca Trupe e Rede de Palhaças de Barão Geraldo.

Também às 16h União Altaneira homenageia Cuba:

(em frente à Moradia )

Também às 16h começa a apresentação da União Altaneira . O bloco da Bateria Alcalina e da ala de dança “Maré Altaneira”. Esse ano o Altaneira trás para a avenida a música e os ritmos cubanos em

O bloco tem toda origem na Unicamp. o União altaneira alia a alta qualidade da Bateria Alcalina – constantemente ensaiando não apenas na Unicamp. E com as belíssimas coreografias da Maré Altaneira comandada pela professora Renata Oliveira.

O Bloco, formado mais por mulheres , também joga pesado contra o assédio; o “não é não”

também foto da artista Fabiana Ribeiro

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Read more

    “Maria Celeste”, da Confraria da Dança, hoje e sábado no Casarão

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!