Boas Festas! E feliz 70 anos! (editorial)

O Jornal de Barão (e região) deseja a todos um Natal e o 2024 maravilhosos que tenham muitas conquistas e felicidades em suas vidas e que as ações e palavras de Jesus Cristo substituam as propostas e ações de partidários políticos em prol de uma maior responsabilidade social por todos as pessoas que compõem nossa sociedades. (Não apenas em Barão Geraldo, Campinas e Paulínia como inclusive no exterior).

30 DE DEZEMBRO – BARÃO 70 ANOS!!

Entretanto, temos uma data que a nosso ver deveria ser de festa, como se fosse feriado. No dia 30 de Dezembro, está inscrito no Calendário OFICIAL de Campinas , o “Dia de Barão Geraldo” decretado pela Câmara e sancionada pelo prefeito Edivaldo Orsi em 1996. Pois em 30 de dezembro de 1953 – ha 70 anos atrás – no prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo, Hélio Leonardi recebeu das mãos do governador o titulo determinando “Barão DE Geraldo” como distrito de Campinas.

A proposta de se tornar distrito (defendida por Hélio e pelo vereador Guido Camargo Penteado Sobrinho e um grupo de cerca de 20 moradores) não era consensual em Barão. Houve disputa em Campinas! Durante todo o ano de 1953 um grupo de proprietários – liderado pelo alemão Max Wünsche (ex taxidermista do Bosque dos Jequitibás e produtor de Orquídeas em Barão) – era contra que Barão se tornasse distrito , porque os sitiantes teriam que começar a pagar IPTU e várias outras taxas, tarifas e processos urbanos , que até então não eram cobradas em Barão e Paulínia (e outros atuais municípios que eram rurais na época) por serem rurais e ainda estavam em processo de mapeamento pelas prefeituras e pelo Estado. Por fim , em junho de 1953, a Câmara de Campinas votou e aprovou uma nota concordando e defendendo que Barão Geraldo se tornasse distrito com o nome da antiga estação que era o mais conhecido. A solicitação do vereador Guido com a nota da Câmara foi votada e aprovada na Assembleia do Estado de São Paulo em outubro de 1953. E assim, o governador Lucas Garcêz decidiu marcar a audiência para sancionar a lei 2.456 que criava 66 municípios e 116 distritos no Estado de Sâo Paulo em , em 30/12/1953.

A criação do distrito foi muito mal vista nos primeiros anos e o vereador Guido nem conseguiu se reeleger. Entratnto, a forte melhoria da qualidade de vida nos anos posteriores ( com calçamento, iluminação, transporte, posto de saude, escolas etc) foi mudando a opinião e hoje a maioria passou a considerar positiva a criação do distrito. Que valorizou muito as terras e aumentou muito as rendas de quem morava em Barão.

A nosso ver, todos os meses de Dezembro deveria haver uma apresentação de banda, de SInfônica, com passeios de trenzinhos ( já que Barão Geraldo surgiu e foi criada para ser uma vila em torno da Estação que lhe deu o nome) e distribuição de bolo em homenagem a sua criação. Seja por Subprefeitura, Prefeitura, secretarias, empresarios locais (Dificil entender porque não existe iniciativa nesse sentido….

PARABÉNS BARÃO!!!

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!