O documentário “As joias da Princesa – Sílvia Brandalise”, dirigido pela professora do Instituto de Artes Unicamp, Ariane Porto, será exibido no dia 19 de dezembro, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. O projeto foi realizado com o apoio do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas 2015/2016.
O curta-metragem tem como tema a oncologista Sílvia Brandalise, diretora do Centro Infantil Boldrini, e indicada a integrar o seleto grupo Mulheres Inovando a Área da Saúde (W.I.T.H. -Women Innovating Together in Healthcare), que reúne 63 mulheres expressivas no mundo em tecnologias inovadoras.
O filme faz parte da série “As Jóias da Princesa”, de Teresa Aguiar e Ariane Porto, que tem como proposta apresentar um olhar humano e poético sobre pessoas e entidades de Campinas com ideias e trajetórias singulares. A série já contemplou as personalidades Niza de Castro Tank, Regina Duarte e o Teatro do Estudante de Campinas.
Sílvia mora em Barão desde os anos 1970 e fez parte do grupo que conseguiu o apoio da Bosch para implantação do Boldrini.
O documentário tem como base a vida e a personalidade da mulher que, há décadas, desenvolve um trabalho à frente de uma equipe que vem mudando – e salvando – a vida de milhares de crianças. O Centro Infantil Boldrini é reconhecido internacionalmente e se tornou uma referência, colocando Barão e Campinas na rota dos hospitais que oferecem tratamento de ponta e última geração na luta contra o câncer infantil.
Para a diretora do filme, Ariane Porto, “mais do que focar em suas ações e suas obras, o documentário procura dialogar com os anseios, expectativas e, principalmente, com as motivações que impulsionam uma pessoa a se doar, incessantemente, a um trabalho que tem como objetivo o bem do outro”. O MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas (Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas) A Entrada é gratuita
duração do filme : 25 minutos