Hoje gostaria de falar um pouquinho com vocês , papais e mamães sobre uma doença comum nesta época do ano que pode ser facilmente confundida com um resfriado . A bronquiolite! A bronquiolite, uma infecção viral , causada principalmente pelo vírus sincial respiratório . que afeta principalmente bebês e crianças até 2 anos de idade . Tem seu pico de incidência durante os meses de outono e inverno . Os sintomas, que incluem tosse, dificuldade para respirar, coriza nasal , febre baixa e chiado no peito, coriza nasal . No entanto, a bronquiolite é uma ameaça mais grave, pois afeta os bronquíolos (pequenas vias aéreas nos pulmões) e pode levar a complicações sérias .
O tratamento para a bronquiolite é principalmente de suporte. Isso inclui garantir que seu filho esteja bem hidratado e ajude-o a descansar.
Em casos graves, a hospitalização pode ser necessária.
O sinal mais importante , que vcs , papais devem observar como sinal de gravidade , é a dificuldade respiratória, o cansaço do bebê . Qualquer dúvida procure atendimento médico o mais rápido possível.
A prevenção ainda é a melhor defesa contra a bronquiolite.
1 – Lavar as mãos regularmente
2 – Evitar o contato próximo com pessoas doentes , principalmente com bebês
3 – Manter o ambiente doméstico limpo
4 – Prevenção com Palivizumabe , utilizado em alguns grupos de alto risco . Não é uma vacina , é um anticorpo monoclonal humano especificamente indicado para prevenir doenças respiratórias graves causadas pelo VSR em crianças de alto risco
5 – Está indicado no Calendário de vacinação SBIm prematuro para os recém-nascidos pré-termo com menos de 29 semanas de idade gestacional no primeiro ano de vida; para aqueles nascidos entre 29 e 32 semanas, até o sexto mês; e para portadores de doenças cardíacas e pulmonares nos dois primeiros anos de vida, independente da idade gestacional.
Acompanhamento regular com seu pediatra de confiança .
Dra. Renata Andrade – Pediatra
CRM: 102.782 RQE: 31.443
Instagram : Renata Andrade Garcia (@dra.renataandrade) | Instagram