Desde o dia 28/11 o COC – Centro de Oncologia Campinas vem realizando uma campanha de orientação e prevenção de câncer de pele, em parceria com a Construtora MRV e com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. O Centro realizou três eventos nos canteiros de obras da construtora, quando os médicos oncologistas Mary da Silva Thereza e Fernando Medina atenderam cerca de 150 funcionários da empresa.
Como parte da campanha Dezembro Laranja, que alerta para o tipo de câncer mais incidente no mundo, os colaboradores da MRV foram orientados sobre a doença e os meios de evitá-la. Também receberam material informativo distribuído pela construtora e, na sequência, foram examinados pelos médicos do COC.
“O câncer de pele tem pouco impacto na mortalidade, mas é um tumor que traz muito problema para a saúde pública em geral, porque ele é muito frequente e requer tratamento. A MRV, com esse programa, inova e mostra que tem uma preocupação fundamental com seus funcionários, orientando e cuidando de todos”, afirmou o médico Fernando Medina.
A exposição prolongada e repetida ao sol é o mais importante fator de risco para o surgimento do câncer de pele, o tipo da doença mais incidente em todo o mundo. No Brasil, o câncer de pele não melanoma responde por 31,3% de todos os casos da neoplasia maligna, à frente, por exemplo, dos cânceres de mama (10,5%) e de próstata (10,2%).
A cada ano são registrados mais de 220 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre.
Laine Turatti