CAMPINAS VIVE EPIDEMIA DE DENGUE

A Prefeitura de Campinas  confirmou hoje, terça que há um surto do vírus tipo 2 da dengue. Foram registrados 556 casos confirmados na cidade são do tipo 2 da doença, vírus que não circulava no município desde 2011.

Ontem dia 25 a Secretaria de saúde admitiu para a TV Bandeirantes que já  havia uma epidemia de dengue assim como já é admitido um “estado crítico” em todo o Estado de São Paulo  (com 83.000 notificações e 31 mortes) e em várias partes do pais como informou  o Ministerio da Saude de que  os casos de dengue no pais cresceram 264% de dezembro a 16/3 em 2019.

A confirmação de epidemia se baseia em número de registros da Secretaria Municipal de Saúde: o  crescimento de 41% no numero de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Até dia 16 foram registrados 425 casos de dengue em 2019  contra 301 casos nos 3 primeiros meses de 2018 em Campinas . Porém segundo a Secretaria , os casos de Zika e Chikungunya caíram e estão controlados (apenas 3 casos de Zika e 1 de chikungunya contra 17 e 21 casos , respectivamente em 2018) . No Brasil foram registrados 229.064 casos nas primeiras 11 semanas de 2019 (até 16 de março). No mesmo período de 2018 foram registrados 62,9 mil caso de dengue, segundo o Ministerio da Saude .

De acordo com o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, a preocupação da Pasta é a suscetibilidade da população em relação ao tipo 2 do vírus. “As pessoas que tiveram o tipo 1 da doença, que predominou nos últimos anos, podem pegar o tipo 2 e adoecer com maior gravidade”, explicou a diretora do Devisa, Andrea von Zuben. Até o momento, não há registros de mortes e casos graves.

Hoje a Secretaria afirmou que a região mais afetada pela dengue é do Campo Grande, nos bairros de abrangência do Centro de Saúde Floresta. “Há muito material lixo nas ruas. A Prefeitura faz a limpeza e logo depois já tem gente jogando de novo”, comenta a diretora. “Temos um controle vetorial muito bom e estamos trabalhando de forma muito organizada nos bloqueios das áreas de transmissão, mas precisamos da ajuda da população no sentido de eliminar os criadouros”, acrescentou.

PORTA A PORTA E NEBULIZAÇÃO JA COMEÇARAM

Porisso  a Vigilância Epidemiológica disse que já começou a tradicional visita “porta a porta” para ver se descobre possiveis criadouros . O apoio da população é fundamental para evitar focos do mosquito transmissor da dengue, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residências.

No entanto já estamos no período de mosquitos adultos voando pela cidade  e portanto a necessidade também da Vigilância ja ter começado a etapa de nebulização para matar os mosquitos

 

PAULINIA TAMBÉM ESTÁ EM ALERTA

Campinas porém não é a unica  pois também foram registrados vários casos em cidades da região como Jundiaí , Piracicaba , Americana e outras.

Em Paulínia, até o dia 15 de março, dos 303 casos notificados, foram confirmados 34 casos, sendo 16 autóctones e 18 casos importados e nenhum óbito, informa o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Municipal.

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde já estão realizando visitas domiciliares e explicadas sobre maneiras de combater criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de doenças como a Dengue, Zica e Chikungunya. Panfletos informativos também estão sendo entregues à população. A prefeitura de Paulinia já realizou este ano dois mutirões em 2019: um no bairro São José, em fevereiro, e outro na região do Cooperlotes e Bom Retiro, em março

 

 

 

 

mosquito

larvas dengue

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!