Sob o lema “ unir esforços para a solução de problemas na nossa comunidade” Cambuí promete dar continuidade ao projeto Vizinhança Solidária
O capitão PM Rafael Henrique Cambuí, é o novo comandante operacional da 3ª Companhia do 8° BPM/I de Campinas que fica em Barão. Antes ele foi, por quatro anos, comandante da 4ª Companhia da PM de Paulínia.
Na última (01/10) reunião do CONSEG, o Capitão Cambuí apresentou seu plano de trabalho, e disse estar aberto ao diálogo com a comunidade e novas estratégias de segurança.
Política x CONSEG
Mesmo tendo concorrido para a prefeitura de Paulínia em setembro, Cambuí promete não misturar as coisas e transformar o CONSEG em veículo de propaganda política.
“Eu não espero do CONSEG um palanque político para vantagens pessoais, como um espaço para vantagem política “
Com a alta rotatividade de comandantes no 8ºBpm, o Capitão Cambuí pretende ficar no distrito um tempo maior do que outros comandantes. Outro fator que pode gerar uma rotatividade ainda maior de policiais no distrito é a reforma da previdência, onde alguns policiais podem se aposentar.
“No momento não há vaga para o cargo de Major, eu já fiz o curso, se a vaga aparecer estarei pronto”
Trabalho conjunto
Outro ponto importante levantado pelo Capitão na apresentação foi a junção de forças das forças policiais – Guarda civil e polícia militar – para o combate ao crime. Em sua atuação no município de Paulínia criou projeto pioneiro com a Guarda Municipal para discutir os índices criminais e as estratégias para aumento do policiamento no município.
O projeto, chamado União de Forças de Paulínia, conseguiu a redução em 87% do roubo de veículos e 60% de roubos em geral.
VF)