CARNAVAL DE BARÃO COMEÇA NESTE DOMINGO, 16, E TEM VÁRIAS NOVIDADES

O Carnaval oficial de Campinas   já  começou desde o início de  fevereiro.

Mas o Carnaval de Barão 2020 está começando oficialmente neste domingo, dia 16/2.  E este ano trás algumas novidades.  A primeira é a volta do bloco de maracatu  Maracatucá, após  4 anos de ausência em Barão.  A segunda é que este ano haverá um “Abre Alas”, isto é um desfile coletivo  com todos os  blocos  no primeiro  dia oficial de Carnaval, dia 21. A terceira é o novo bloco  formado por peruanos radicados em Barão, o “Salsa com Aji” ligado ao restaurante peruano do  mesmo nome (próximo à Praça do Coco). E a quarta  é que  a Secretaria de Cultura  resolveu  atuar  com mais afinco  na organização do Carnaval este ano.

A primeira apresentação, em ritmo de esquenta,  será  neste  domingo  16/2 na Praça do  Côco a partir das 14 com o bloco  UNIDOS DO  AFOXÉ    criado pelo Terreiro de Umbanda  Mãe de Deus de Barão, e  que se apresenta pelo terceiro ano consecutivo. As 16:30h teremos a apresentação do Maracatucá saindo da Praça do  Cõco e  indo até a praça próximo ao Supermercado Dia  na Vila Santa isabel (praça Angelo Carlini) onde termina a apresentação  após as 18h, lá se encontrando com o Bloco Berra  Vaca e desse encontro, o Berra Vaca inicia sua apresentação  descendo a Avenida Santa Isabel até o restaurante Canto do Acarajé (rua Lucinda de Carvalho Marques)  encerrando por volta das 22h.

84505971_2611829145581325_7560066030727331840_n
foto bitsy savu  Maracatuca

Os preparativos para o Carnaval de Barão Geraldo  – tido como diferenciado de Campinas, devido à seu caráter mais politizado –  já começaram  desde 2019 quando alguns blocos  ja definiram a  temática do desfile esse ano e iniciaram preparativos para os ensaios , vaquinhas virtuais e arrecadação de contribuições para ajudar a custear a apresentação.

A prefeitura através  da Secretaria de Cultura  está coordenando a organização dos desfiles  e está fornecendo “suporte institucional” aos desfiles de todos os blocos cadastrados oficialmente. Isto é: Segurança, apoio ao  tráfego, emergência, banheiros químicos e limpeza. E a fiscalização e regulamentação dos ambulantes – extremamente criticada por sua dureza em impedir que  desempregados possam ganhar uns trocados vendendo cerveja – é pela  SETEC  com o apoio da  GM e PM que são a Guarda Municipal e a Polícia Militar que cuidam da segurança pública.

O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas tem atuação da Emdec. Equipes de Saúde do Samu estão atentas para o atendimento dos casos de emergência. A Setec cuida da fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período. A Secretaria de Serviços Públicos atua com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).

SETEC IMPEDE VENDA POR AMBULANTES E APREENDE MERCADORIAS

O trabalho da  SETEC tem sido muito criticado por tirar mercadorias dos ambulantes que  não possuem autorização O que em tese impede que moradores desempregados possam vender  cerveja ou outra coisa nas ruas  junto aos blocos. A SETEC  cobra uma  taxa alta (MAIS DE 200 REAIS POR DIA)  e fiscaliza  junto com a Guarda  se há vendedores não cadastrados  e se não houver há muito prejuízo para quem vende.

Carnaval pacífico

O diretor de Cultura de Secretaria de Cultura, Alexandre Randi, enfatiza que “o trabalho conjunto entre os órgãos públicos, a sociedade civil, as associações dos comerciantes e os blocos de rua tem resultado em um Carnaval cada vez mais organizado, trazendo a confiança do público. Os efeitos dessa articulação vêm em mais segurança e no aumento da economia local“.

Randi destaca também a importância da conscientização do folião para um Carnaval pacífico. “É fundamental que o folião mantenha o respeito ao próximo e com a cidade. Fizemos um guia com algumas dicas que ajudam na execução de um Carnaval com menos impacto. São lembretes simples que fazem a diferença, como, por exemplo, ‘Se beber, não dirija’,’Não leve copos e garrafas de vidro’, ‘lixo é no lixo’, ‘Não é não!’, entre outros”, acentua.

DICAS PARA QUEM VAI CAIR  NA FOLIA

Se beber, respeite a vida; não dirija. Respeite a vida.

Use transportes alternativos/app/ táxi. Haverá linhas especiais de ônibus.

Caso tenha crianças acompanhando, faça crachá ou  pulseira com a identificação da criança.

Evite usar objetos de valor, como relógios, joias e outros que chamem atenção.

Em caso de situação suspeita, informe às autoridades presentes no local.

Não faça xixi na rua. Procure o sanitário químico mais próximo.

Lixo é no lixo. Preserve a cidade em que vivemos.

Não é não! Respeito na hora da paquera é obrigatório.

Proteja-se! Use camisinha.Sexo em lugar público é atentado ao pudor.

Brinque de forma pacífica.Não leve copos e garrafas de vidro.

É proibido o porte de armas e material perfuro-cortante de qualquer natureza.

Afoxé, Maracatu e Raulzito na abertura do Carnaval em Barão

A primeira apresentação, em ritmo de esquenta,  será  neste  domingo  16/2 na Praça do  Côco a partir das 14 com o bloco  UNIDOS DO  AFOXÉ   criado pelo Terreiro de Umbanda  Mãe de Deus de Barão, e  que se apresenta pelo terceiro ano consecutivo. O bloco é animado pelo bloco Afoxé de Alá que toca o ritmo ijexá coordenado por Diogo Nazareth .

A VOLTA DO MARACATUCÁ VAI ATÉ O BERRA VACA NA VILA S ISABEL

E às 16:30h começa a apresentação  do bloco de maracatu  Maracatucá  na mesma Praça do Coco e vai em direção à Vila Santa Isabel passando em frente à Moradia . O Maracatuca  entra  na rua Agostinho Páttaro, desce a rua
Jerônimo Páttaro sobe avenida Santa Izabel até a Vitorino Ferrari, entra na rua Luis Vicentim Sobrinho até a praça Ângelo Carlini  (praça entre a escola Hilton Federici e os bares Ponto 1  e Esquina 108 por volta das 20h

Segundo informou  Rafael D´Alessandro, o Maracatucá é filho de duas Nações de Maracatu de Recife: Porto Rico e Encanto do Pina. Todo carnaval é comum que os/as integrantes mais antigos do grupo vão tocar com as Nações, então o Maracatucá, nesses últimos anos, acabava ficando sem pessoas pra puxar o Carnaval.

Esse ano conseguimos nos organizar internamente para que voltássemos a somar no Carnaval porque acreditamos na importância de resistir perante às censuras e a desvalorização da cultura num geral.” –  disse. Segundo  ele, este ano um grupo do Baque Mulher do Paraná foi repreendido por policiais por tocar na rua e tiverem seus instrumentos levados. “Isso é inadmissível! É importante marcarmos presença em momentos como esse, afirmarmos nossa existência enquanto grupo saudando as Nações e os/as Orixás que nos dão muitos ensinamentos, espalhar a cultura do Maracatu de Baque Virado na nossa região e deixar bem claro que não vão nos calar.”

 

20h BERRA VACA apresenta as “Cabeçudas” e vai cantar “Armar de Amor

E às  20 horas começa a primeira apresentação do  bloco  Berra Vaca que completa  esse ano 21  Carnavais ( o mais  antigo de Barão). Segundo  Inácio Azevedo, criador e líder do Berra  Vaca, esse ano o lema do bloco é “Armar de Amor!”  Porque segundo ele os tempos são de trevas, ignorância, violência… “Aliás esse SEMPRE foi nosso ‘lema’… E continuará! Porém com esses novos fatos sombrios e violentos, não nos restou outra alternativa!” – declarou.  

Além disso  o Berra Vaca vai homenagear de novo Raul Seixas: “Vamos também refazer a homenagem pro “Raulzito”… Com mais musicas… “Maluco Beleza”, “Gita”,entre outras…

 

‘TECNOCABEÇUDAS”  DO GRUPO PINDORAMA

Mas a principal novidade  que o Berra Vaca! apresenta esse ano são as fantasias  em forma de “Cabeções” ou máscaras grandes em forma de cabeças desproporcionais ao corpo que compõem junto com os tipitis Hi-tec do bloco. Segundo  a professora Grácia Navarro, uma das coordenadoras do bloco, os Cabeções ou grandes máscaras aludem ao carnaval e a tradição do Boi Tinga, patrimônio cultural brasileiro, do município de São Caetano de Odivelas, Pará. “Nas pesquisas do Grupo Pindorama da Unicamp, em relação ao corpo e as teatralidades brasileiras, são associadas ao ritmo frenético do Tecnobrega das festas de aparelhagens, e elas surgem dessa experimentação especialmente para o BerraVaca 2020, as TecnoCabeçudas…As imbatíveis!; seres dançantes que pulam, correm e giram de acordo com as batidas sonoras.

Inácio  está mais esperançoso para este ano  em relação ao desfile com tranquilidade mas reclama de anos  passados:

“Olha, com o Jonas, só vimos piorar a infra e apoio pro Carná. Inclusive tiveram as proibições da nossa Picareta, em Agosto de2014/15… Uma vergonha! Fizeram de tudo pra nos desarticular! Mas… olha nóis aqui de novo!”

Porém, nesses últimos anos, as ações da emdec, PM, GM se intensificaram e se organizaram bem mais

VEJA O SAMBA

“Se armar de amor para a folia na maloca BerraVaca!
Berrandando, nós seguimos por milhas e milhas distantes.

Anos-Luz de existência. (“A Nossa Alegria Atravessou Quasar!”)…

O BerraVaca vai andando pelas ruas de Barão catando lixo-luxo para enfeitar sua fantasia

Vulva Viva, Vira Láctea, Voa Vaca Sagrada! O Berra já saiu!

E não tem mais pra ninguém!… pois o mundo inteiro é BerraVaca! Com raça, graça, samba, amor, amém!
Lá vai Lá vai BerraVaca! Partiu a velha nova brincadeira. BERRAVACA!

É um bloco carnavalesco que nasceu pronto.

É Macunaíma, é tábua, é taba de maloca. Irreverente, ousado, permanente. Transcende e ascende quem se atreve e se entregue.

Vem conosco nessa corrente corrida e colorida.

Corrente de gente. Tórrida vida de Amor. BerraVaca!”

ABERTURA OFICIAL DIA 21 COM O “ABRE ALAS” COM TODOS!

Na sexta de Carnaval, dia 21/2, haver o desfile ABRE ALAS  com a aprsentação de todos os blocos de Barão. Será uma apresentação de todos os blocos mais cedo  – como divulgamos a seguir –  na avenida Ângelo  Vicentin até a Praça Durval Páttaro onde estarão também comerciantes, moradores e as polícias. 

Conforme disse Inácio  a proposta do  “Abre Alas” partiu de Hidalgo Romero  do Laboratório  Cuzco de cinema e de Júlio e integrantes do bloco Cupinzeiro.  “Uma comunhão para o carnaval de Barão. Vai ser ótimo desde que muitas pessoas  compareçam né?” – declarou.

O Abre Alas do Carnaval de Barão dia 21 reunirá todos os  blocos de Barão. Mas será um desfile mais  curto e rápido. Começa às 18h na praça central da Matriz de Santa Isabel e vai pela av. Ângelo Vicentin até a Praça Durval Páttaro a praça central . Participarão  Berra Vaca, União Altaneira, Cupinzeiro, Maracatuca, Jeguegerso, e Caixeirosas.

22/2 – SABADO DE  CARNAVAL : Caixeirosas e Jeguegerso

No sábado  o   Carnaval começa com a Matine da Praça do Côco  com a banda do Ze Coquinho das 14 às 19h  tocando músicas dos carnavais antigos  (tradicionais) do Rio de Janeiro.

Caixeirosas apresentam a nova boneca “Troirinha Encantada”

E às 16h o Bloco das Caixeirosas  abre sua apresentação na Praça Durval Páttaro

Embora  só exista  ha 14 anos  – esse é o 14º carnaval – as Caixeirosas se auto denominam de bloco “tradicional”,  segundo elas, porque tenta reproduzir o estilo e os aspectos dos antigos Carnavais das cidades : a rua e o salão: o primeiro é um cortejo com os foliões em volta da praça e o segundo é o baile de Carnaval num salão enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas bonecas e a Banda das “Caixeirosas” que toca marchinhas, frevos e sambas “tradicionais” do Rio qeu acabou se espalhando pelo pais posteriormente. Segundo a criadora e lider do bloco, a artista Cristina Bueno, o objetivo é proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais.

O Bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova, acompanhada de uma marchinha criada especialmente para ela. A boneca deste ano é a “ Troirinha Encantada!, que é uma lagartixa que ajuda os barcos perdidos a se encantarem”.

Jeguegerso mostra “Porque jegueiro eu sou!”

E a partir as 0h começa o desfile do bloco  Jeguegerso que vai usar como grito carnavalesco a frase “PORQUE JEGUEIRO EU SOU”, que faz parte da primeira música feita pelo bloco, de autoria de Christian Mathias e Renato Oliveira. Segundo  Bill  Rodrigues – um dos fundadores – essa música destaca a forma de pensamento que em 2015 uniu pessoas cuja intenção foi criar um bloco de carnaval e com ele levar música e alegria para a avenida e fora dela. Também vai usar como um dos principais temas a música “Plataforma” dando destaque e fazendo algumas performances teatrais em relação a algumas frases contidas na letra desse samba como “NÃO PÕE CORDA NO MEU BLOCO…NÃO SOU CANDIDATO A NADA, MEU NEGOCIO É MADRUGADA …QUE DERRUBE ESSE CORETO” que, segundo ele, tem relação com a forma de viver do povo brasileiro e também da situação política que vivemos atualmente. “Enfim o Jeguegerso vai para avenida simplesmente no intuito de brincar…cantar, se manifestar e contagiar”

Eles saem da concentração na rua Zelia Seixa Siqueira – passa pelas ruas Francisco Andrao Aledo, Jerônimo Páttaro , Agostinho Pattaro, indo até a rua  José Martins na Vila Santa Isabel

 

DOMINGO 23/1 :   UNIÃO ALTANEIRA

O Bloco Cultural União Altaneira sairá às 17h do portão mais alto da Moradia Estudantil , sua sede, desce a avenida Santa Isabel e segue até a altura do nº 200, em frente à EE Barão Geraldo de Rezende

Conforme Renata de Oliveira a União estará na avenida esse ano com o tema “Amor como forma de resistência“.

“Vamos defender que o Amor pode ser uma forma de luta contra as mais variadas formas de violência. Amor significa também Cultura e arte para levar um maior entendimento e consciência para as pessoas e pras ruas. E a Arte é uma forma de amar. De construir um mundo melhor e cidadãos melhores através das manifestações artísticas e culturais.”  – disse Renata

Além da camiseta do bloco do carnaval de 2020, o Bloco usará adereços que remetam às cores do arco iris, representando o amor múltiplo, plural que deve ser respeitado e expressado.

SEGUNDA 24/1: SALSA COM AJÍ,  CUPINZEIRO E “SONHOS HAVAIANOS”

A segunda de Carnaval começa com o desfile do  bloco formado  a partir do restaurante peruano “Salsa com Aji”  a partir das 13h na rua Manuel Antunes Novo,  dá uma  volta em torno da Praça do Coco ( que se chama praça José Barbuƫti) finalizando em frente ao restaurante .

Cupinzeiro tenta “reensinar” a importância de Paulo Freire no samba “Esperançar por esse chão”

O bloco Cupinzeiro  este ano  faz uma homenagem ao teórico  educador brasileiro  Paulo Freire. Um dos mais conhecidos e respeitados do mundo, numa contraposição clara à concepção politica nacional de educação.  Segundo  o compositor Edu de Maria a escolha  por Paulo Freire  foi por ele ter sido uma “personalidade  fundamental da cultura brasileira e que precisamos sempre retomar sua memória”.  Como no ano passado eles realizaram uma campanha de arrecadação crowfounding pelo site Apoiase e conseguiram arrecadar quase 86%  do que estão gastando para financiar o desfile. (R$ 15.000). Conforme a coordenadora Anabela Leandro as campanhas de financiamento coletivo tem sido super importantes para poder concretizar o bloco na rua: “Tudo nasce de um sonho, mas para colocar o bloco na rua precisamos de recurso financeiro e as campanhas tem nos ajudado.”  O Cupinzeiro agradeceu a contribuição de várias pessoas ao  bloco e se preparam tambem com muito amor para a presentação , como afirmou.  

Paulo Freire foi homenageado por João Goulart e exilado em 1964 e retornou em 1980. Recebeu título de doutor “honoris causa” em 33 universidades do Brasil e do Mundo, uma delas a Unicamp. Foi professor e fundador da Faculdade de Educação da Unicamp quando residiu na Cidade Universitária e também lançado candidato a Reitor (contra sua vontade) em 1982. Também foi um dos fundadores do  PT e  Secretário  Municipal de Educação do município de  São Paulo entre 1989-1992 onde foi construído um instituto em sua homenagem; 

O Cupinzeiro tem 19 anos  (criado em 2000 e desfilando pela 1 vez em 2001) e hoje possuem um “Espaço Cultural” com sede na rua Luis Vicentin Sobrinho , Vila Santa Izabel e programação anual de vários cursos de arte e musica na área de Musica popular brasileira. Além de várias apresentações a niveis nacional e internacional.  A bateria

Veja a letra de Edu de Maria

“O menino lê o mundo
Olha o céu e risca o chão
Traça a linha do horizonte
Silencia vai à fonte Dança solto na amplidão
Brinca, canta, segue, vive
Vai crescendo o homem livre
Sob o sol de Jaboatão
No Recife se fez mestre
Em Angicos ele acende
Um farol que vai bem fundo
Um luz feita pro mundo
De uma nova educação
Canta a bela melodia
Traz a velha fantasia
Rompe com qualquer prisão
Sua voz se faz canção
Seu olhar abre horizontes
Guarda a fonte da semente
Vive o mestre em quem aprende “esperançar” por esse chão
Vamos reaprender o Brasil (“esperançar” por esse chão)
Vamos reencantar a nação
Vamos cantar a vida de novo
Paulo Freire morre não”

 

24h –  “SONHOS HAVAIANOS”

E na virada de  segunda  para terça haverá a realização da banda Sonhos Havaianos

 

TERÇA “GORDA”:  MARACATUCÁ  E  BERRA VACA

Finalmente , na terça “gorda” de Carnaval novamente haverá a apresentação novamente do Maracatuca  a  partir das 18h

E às 0h  O  Berra  Vaca encerra  o Carnaval na praça da Vila Santa Isabel próxima ao Supermercado Dia (praça Ângelo Carlini), passando pela rua Júlia Leite de Barros até a avenida Sta Isabel, e vão descendo a avenida até a rua
Lucinda de Carvalho Marquês , até às 5h da manhã

 

53110661_1086426481556553_2914711441544052736_o
o Berra  Vaca fará seu 21º Carnaval
84505971_2611829145581325_7560066030727331840_n
apresentação do bloco Maracatucá  no bar Stout foto bitsy savu  Maracatuca

86853690_10218746808276340_431685144286330880_n

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!