Carnaval em Barão começa com Abre Alas em 9/2. Em Campinas já começou no Costa e Silva (VEJA PROGRAMAÇÃO)

O Carnaval de Campinas este ano já começou no final de semana passado com a volta da Escola de Samba Estrela Dalva , da Vila Costa e Silva , além da apresentação de alguns blocos. (VEJA ABAIXO APRESENTAÇÕES DOS DIAS 3 e 4 ) .

No próximo sábado dia 3/4 teremos o BARÂO FOLIA promovido pelo HUB de trailers EMBREV na rua Roxo Moreira em frente à Unicamp a partir das 12h até às 24h O evento é promovido e dirigido aos estudantes (a maioria que mora na Cidade Universitaria) E no domingo 4 de Fevereiro teremos a 1ª apresentação do bloco Berra Vaca , na praça “Sibipiruna” (praça Ângelo Carlini) na Vila Santa Isabel. O pioneiro Berra Vaca está comemorando 25 carnavais.

Mas o início oficial será na sexta feira, dia 9 de fevereiro, na Vila Costa e Silva e na praça Durval Páttaro em Barão ambos às 17h. Por várias questões e dificuldades, a Secretaria de Cultura tenta limitar os horários ate as 3h da manhã para os Blocos Jeguegerso, da Selva e Berra Vaca e no máximo 24h em todos os outros blocos.

Em Barão Geraldo o Carnaval começa com o Abre Alas ( que provavelmente se tornará tradicional no futuro) que é uma apresentação em palco na praça Durval Páttaro (a maior praça de Barão) na sexta feira dia 9 /2 a partir das 17h junto com uma feirinha. No mesmo horário haverá a abertura na Vila Costa e Silva na área do supermercado , na rua dos Camaiurás.

Este ano o Abre Alas em Barão irá experimentar um formato diferente: Das 17 às 19h será uma apresentação do Bloco dos DJs . Depois, dois blocos irão abrir o carnaval de 2024: o tradicional bloco Berra Vaca, que irá tocar das 19h às 20h30 e logo depois o Maracatucá, que irá tocar das 20h30 às 22hs.

SABADO DIA 10/2 CAIXEIROSAS E JEGUEGERSO

No sábado dia 10, o Carnaval de Barão teremos o desfile das CAIXEIROSAS partir das 15h e , ao mesmo tempo, do bloco do Quebra Côco (de estudantes da Unicamp) em frente à Moradia Estudantil , (na av. Santa Isabel). Os dois blocos se apresentam até às 22h.

E às 22h de sábado, começa o desfile do bloco JEGUEGERSO na ruazinha da Escola B. G. Rezende (rua Jeronimo Páttaro) ao lado do Bar da Márcia. O desfile vai até às 3 da manhã.

DOMINGO 11/2 – BLOCO MATUÁ, BLOCO DO RIBEIRÃO, além da União Altaneira e outros)

No domingo o Carnaval começa com a apresentação do BLOCO MATUÁ que sai às 9:30 da pracinha da Vila São João e vai até à Pça do Côco.

E na “praça do Côco” (praça Irma Carmela Stucchi, junto com a Feira de Barão) começa o BLOCO DO RIBEIRÃO que sai da praça e vai até o Parque Linear Rio das Pedras (o rio atrás do Pão de Açúcar e que vai até o Colégio Rio Branco). O objetivo do bloco é fazer uma ocupação ambiental das margens do Rio e ensinar a importância da preservação do Rio das Pedras.

Logo depois às 16h começa o bloco União Altaneira na Moradia Estudantil (av S. Isabel)

AO MESMO TEMPO também às 16h teremos a apresentação do BLOCO DO CIRCO e LOGO DEPOIS do BLOCO MATUÁ (de pífanos) . Ambos os blocos sairão da praça Maria Mulamba na Vila São João até a praça do Cõco no começo da noite

No mesmo domingo, a União Altaneira continua até às 2 da manhã na Av. Santa Isabel

UMA DICA PRA QUEM PREFERE BAILES FECHADOS

SEGUNDA , 12/2 – CUPINZEIRO

Na segunda feira começa com o bloco Cupinzeiro saindo da Pça do Côco” às 15h que irá lentamente até a praça Durval Páttaro ate à meia noite.

No final da noite teremos também o BLOCO DA SELVA descendo a Avenida Santa Isabel – (que deve ficar interditada na região dos bares ) começando às 22h e indo até às 3 da manhã.

TERÇA , 13/2 – MARACATUCÁ E BERRA VACA

E na terça feira 13/2 teremos a abertura do Carnaval de Barão com o bloco Maracatucá às 17h na praça do Côco indo até a praça Durval Pattaro às 21h.

E logo depois às 22h teremos o BLOCO BERRA VACA na Vila Santa Isabel encerrando o Carnaval de Campinas até às 3 da manha

EM CAMPINAS PRÉ CARNAVAL JA COMEÇOU

Em Campinas toda o Carnaval já começou com o pre Carnaval sábado passado (27/1)com um trio eletrico do Bloco Vô Jajá em desfile do Parque Prado até o Nova Europa e com o Bloco Donatella domingo passado no Taquaral e com a Escola de Samba Estrela D’Alva, a mais antiga de Campinas, no Costa e Silva.

No próximo sábado dia 3/4 teremos o BARÂO FOLIA promovido pelo HUB de trailers EMBREV na rua Roxo Moreira em frente à Unicamp a partir das 12h até às 24h O evento é promovido e dirigido aos estudantes (a maioria que mora na Cidade Universitaria)

O Carnaval deste ano mostra que houve uma consolidação no número de blocos, o que permite que a Prefeitura garanta mais qualidade na folia e na brincadeira para todo mundo. Ao mesmo tempo, algumas iniciativas vão se descentralizando dos locais que estavam; temos algumas iniciativas novas em locais diferentes, mais periféricos; o que é importante porque o Carnaval tem que atingir todas as camadas da sociedade e estar próximo das pessoas e suas comunidades. Por isso é muito positivo o fato de ter este aumento de blocos em algumas comunidades, porque existe esta autenticidade de um Carnaval de comunidade”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

Conforme Capriolli, todo o planejamento garantiu uma integração dos órgãos de segurança – Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu – e os blocos. “Você ter o folião se divertindo junto com a estrutura desses órgãos de segurança é uma prioridade para a gente”, disse Alexandra. “Entre as novidades de 2024, a gente tem o Bloco do Mamaço – que é das mães e seus bebês e fala da conscientização do aleitamento materno –; terá um bloco novo de uma comunidade católica da Vila Georgina com marchinhas e chorinhos. No mesmo bairro terá o bloco Afoxé Ilê Ogum, que traz para o samba e para a brincadeira as religiões afrobrasileiras. Há também bloquinhos pequenos como Donatela”, disse o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.

O Carnaval deste ano também terá a repetição de alguns blocos muito antigos e de escolas de samba. “As escolas de samba estão representadas por blocos dentro das suas comunidades. As quatro escolas que estão ativas são Rosa de Prata, que fica na Vila Bela; Shangai, na região do Ouro Verde; Leões da Padre Anchieta e a Estrela D’álva, que é a mais antiga de Campinas, da região do bairro Vila Costa e Silva”, disse Rapassi.

De acordo com Alexandra Caprioli, a consolidação do Carnaval de Campinas transforma uma pulverização de blocos que tem o perfil adequado para cada pessoa. “Então, tem blocos que são mais de jovens, blocos que são mais das pessoas acima dos 50, tem os mais tradicionais, tem os das marchinhas. O importante é que quem decida brincar encontre o bloco com a sua cara”, declarou. Assim como o O Bloco do Bob de cães e gatos levados por seus tutores, muitos deles fantasiados.

AB

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI :

A programação esta na ordem correta. Somente as ultimas 2 paginas não tem os dias mas é continuação de domingo dia 11/2 e a ultima de terça, dia 13/2 encerrando com o bloco Berra Vaca na Vila Santa Isabel.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!