O Carnaval de Campinas este ano já começou no final de semana passado com a volta da Escola de Samba Estrela Dalva , da Vila Costa e Silva , além da apresentação de alguns blocos. (VEJA ABAIXO APRESENTAÇÕES DOS DIAS 3 e 4 ) .
No próximo sábado dia 3/4 teremos o BARÂO FOLIA promovido pelo HUB de trailers EMBREV na rua Roxo Moreira em frente à Unicamp a partir das 12h até às 24h O evento é promovido e dirigido aos estudantes (a maioria que mora na Cidade Universitaria) E no domingo 4 de Fevereiro teremos a 1ª apresentação do bloco Berra Vaca , na praça “Sibipiruna” (praça Ângelo Carlini) na Vila Santa Isabel. O pioneiro Berra Vaca está comemorando 25 carnavais.
Mas o início oficial será na sexta feira, dia 9 de fevereiro, na Vila Costa e Silva e na praça Durval Páttaro em Barão ambos às 17h. Por várias questões e dificuldades, a Secretaria de Cultura tenta limitar os horários ate as 3h da manhã para os Blocos Jeguegerso, da Selva e Berra Vaca e no máximo 24h em todos os outros blocos.
Em Barão Geraldo o Carnaval começa com o Abre Alas ( que provavelmente se tornará tradicional no futuro) que é uma apresentação em palco na praça Durval Páttaro (a maior praça de Barão) na sexta feira dia 9 /2 a partir das 17h junto com uma feirinha. No mesmo horário haverá a abertura na Vila Costa e Silva na área do supermercado , na rua dos Camaiurás.
Este ano o Abre Alas em Barão irá experimentar um formato diferente: Das 17 às 19h será uma apresentação do Bloco dos DJs . Depois, dois blocos irão abrir o carnaval de 2024: o tradicional bloco Berra Vaca, que irá tocar das 19h às 20h30 e logo depois o Maracatucá, que irá tocar das 20h30 às 22hs.
SABADO DIA 10/2 CAIXEIROSAS E JEGUEGERSO
No sábado dia 10, o Carnaval de Barão teremos o desfile das CAIXEIROSAS partir das 15h e , ao mesmo tempo, do bloco do Quebra Côco (de estudantes da Unicamp) em frente à Moradia Estudantil , (na av. Santa Isabel). Os dois blocos se apresentam até às 22h.
E às 22h de sábado, começa o desfile do bloco JEGUEGERSO na ruazinha da Escola B. G. Rezende (rua Jeronimo Páttaro) ao lado do Bar da Márcia. O desfile vai até às 3 da manhã.
DOMINGO 11/2 – BLOCO MATUÁ, BLOCO DO RIBEIRÃO, além da União Altaneira e outros)
No domingo o Carnaval começa com a apresentação do BLOCO MATUÁ que sai às 9:30 da pracinha da Vila São João e vai até à Pça do Côco.
E na “praça do Côco” (praça Irma Carmela Stucchi, junto com a Feira de Barão) começa o BLOCO DO RIBEIRÃO que sai da praça e vai até o Parque Linear Rio das Pedras (o rio atrás do Pão de Açúcar e que vai até o Colégio Rio Branco). O objetivo do bloco é fazer uma ocupação ambiental das margens do Rio e ensinar a importância da preservação do Rio das Pedras.
Logo depois às 16h começa o bloco União Altaneira na Moradia Estudantil (av S. Isabel)
AO MESMO TEMPO também às 16h teremos a apresentação do BLOCO DO CIRCO e LOGO DEPOIS do BLOCO MATUÁ (de pífanos) . Ambos os blocos sairão da praça Maria Mulamba na Vila São João até a praça do Cõco no começo da noite
No mesmo domingo, a União Altaneira continua até às 2 da manhã na Av. Santa Isabel
SEGUNDA , 12/2 – CUPINZEIRO
Na segunda feira começa com o bloco Cupinzeiro saindo da Pça do Côco” às 15h que irá lentamente até a praça Durval Páttaro ate à meia noite.
No final da noite teremos também o BLOCO DA SELVA descendo a Avenida Santa Isabel – (que deve ficar interditada na região dos bares ) começando às 22h e indo até às 3 da manhã.
TERÇA , 13/2 – MARACATUCÁ E BERRA VACA
E na terça feira 13/2 teremos a abertura do Carnaval de Barão com o bloco Maracatucá às 17h na praça do Côco indo até a praça Durval Pattaro às 21h.
E logo depois às 22h teremos o BLOCO BERRA VACA na Vila Santa Isabel encerrando o Carnaval de Campinas até às 3 da manha
EM CAMPINAS PRÉ CARNAVAL JA COMEÇOU
Em Campinas toda o Carnaval já começou com o pre Carnaval sábado passado (27/1)com um trio eletrico do Bloco Vô Jajá em desfile do Parque Prado até o Nova Europa e com o Bloco Donatella domingo passado no Taquaral e com a Escola de Samba Estrela D’Alva, a mais antiga de Campinas, no Costa e Silva.
No próximo sábado dia 3/4 teremos o BARÂO FOLIA promovido pelo HUB de trailers EMBREV na rua Roxo Moreira em frente à Unicamp a partir das 12h até às 24h O evento é promovido e dirigido aos estudantes (a maioria que mora na Cidade Universitaria)
“O Carnaval deste ano mostra que houve uma consolidação no número de blocos, o que permite que a Prefeitura garanta mais qualidade na folia e na brincadeira para todo mundo. Ao mesmo tempo, algumas iniciativas vão se descentralizando dos locais que estavam; temos algumas iniciativas novas em locais diferentes, mais periféricos; o que é importante porque o Carnaval tem que atingir todas as camadas da sociedade e estar próximo das pessoas e suas comunidades. Por isso é muito positivo o fato de ter este aumento de blocos em algumas comunidades, porque existe esta autenticidade de um Carnaval de comunidade”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
Conforme Capriolli, todo o planejamento garantiu uma integração dos órgãos de segurança – Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu – e os blocos. “Você ter o folião se divertindo junto com a estrutura desses órgãos de segurança é uma prioridade para a gente”, disse Alexandra. “Entre as novidades de 2024, a gente tem o Bloco do Mamaço – que é das mães e seus bebês e fala da conscientização do aleitamento materno –; terá um bloco novo de uma comunidade católica da Vila Georgina com marchinhas e chorinhos. No mesmo bairro terá o bloco Afoxé Ilê Ogum, que traz para o samba e para a brincadeira as religiões afrobrasileiras. Há também bloquinhos pequenos como Donatela”, disse o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.
O Carnaval deste ano também terá a repetição de alguns blocos muito antigos e de escolas de samba. “As escolas de samba estão representadas por blocos dentro das suas comunidades. As quatro escolas que estão ativas são Rosa de Prata, que fica na Vila Bela; Shangai, na região do Ouro Verde; Leões da Padre Anchieta e a Estrela D’álva, que é a mais antiga de Campinas, da região do bairro Vila Costa e Silva”, disse Rapassi.
De acordo com Alexandra Caprioli, a consolidação do Carnaval de Campinas transforma uma pulverização de blocos que tem o perfil adequado para cada pessoa. “Então, tem blocos que são mais de jovens, blocos que são mais das pessoas acima dos 50, tem os mais tradicionais, tem os das marchinhas. O importante é que quem decida brincar encontre o bloco com a sua cara”, declarou. Assim como o O Bloco do Bob de cães e gatos levados por seus tutores, muitos deles fantasiados.
AB
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI :
A programação esta na ordem correta. Somente as ultimas 2 paginas não tem os dias mas é continuação de domingo dia 11/2 e a ultima de terça, dia 13/2 encerrando com o bloco Berra Vaca na Vila Santa Isabel.