O Centro Cultural Casarão , que fica no bairro Terras do Barão está apresentando o espetáculo de dança solo “Guyrá Apó – Ave Raiz” do artista Daniel Costa com direção de Diane Ichimaru , da Confraria da Dança, e trilha sonora de João Arruda.
O espetáculo de dança tem como tema enfocar a representação do “voar” em várias manifestações da cultura popular brasileira, como “a trajetória em voo ancorado em raízes esvoaçantes, o corpo revelado em metáforas – “corpo-árvore, corpo-pássaro – emblemas amparados pelo imaginário, lembranças e esquecimentos de uma história de vida” – diz Daniel
O espetáculo também faz uma volta às estações bucólicas, no seio rural, na oralidade popular, nas festas da cultura brasileira. “Movimentos que germinam redemoinhos e alavancam deslocamentos do tempo e espaço. Silêncios, sons, vigílias, temores, desassombros, danças, pausas, vocalidades e a poesia que entorna da vida simples.” Segundo ele trata também da “ancestralidade humana a ecoar pela paisagem” e o anseio de resistência, o canto de pássaro, a breve raiz a arvorecer entre calmarias e intempéries.
“Guyrá Apó – Ave Raiz” está sendo encenado até quarta feira todas às noites, às 20h30min. E A TARDE NESSA TERÇA E QUARTA 11 e 12/12 com sessão extra às 14h30min. Que poderão ser agendadas por grupos interessados – escolas e outras instituições, mas também são abertas ao público em geral. Todas as sessões são gratuitas.
A Bonita – coletivo artístico é a realizadora de tal produção que, ao lado da Confraria da Dança realiza a produção artística do espetáculo – Diane Ichimaru na direção e criação de figurino e cenário, Marcelo Rodrigues na pesquisa sonora e projeto de iluminação. O músico João Arruda compõe a trilha sonora original. Tiago Bassani e Bruno Torato atuam nas visualidades do trabalho (registro audiovisuais, ensaios fotográficos, design gráfico). Ao lado deCassiane Tomilhero – Cais da Artes, realizamos a produção executiva.
O Centro Cultural Casarão fica na rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Campinas – Terras do Barão Datas | 08 a 12 de dezembro de 2018, às 20h30. Nos dias 11 e 12/12 teremos sessões extras às 14h30 (escolas e outras instituições poderão agendar, mas tais sessões são abertas para público em geral).