O novo conjunto sanitário construído no Mercado de Hortifrutigranjeiros, da Ceasa Campinas, começou a funcionar nesta segunda-feira, 8 de janeiro. O equipamento fica no complexo do Galpão Permanente 4 (GP-4) e atende uma antiga reivindicação dos cerca de 15 mil pessoas que circulam diariamente pelo entreposto entre caminhoneiros de várias regiões do Brasil, permissionários e trabalhadores. Os banheiros ocupam uma área total de 92,4 metros quadrados e prioriza a inclusão e a sustentabilidade.
A implantação do novo equipamento está sendo comemorada, principalmente pelos caminhoneiros que pernoitam no complexo da Ceasa e que agora têm espaço apropriado para tomar banho e fazer a higiene pessoal. É o caso do Luiz Carlos, vendedor e caminhoneiro que faz entrega na Ceasa. “Com certeza os novos banheiros são muito bem vindos, principalmente porque disponibiliza o que a gente precisa. O pessoal chegava aqui e tinha que andar até outro lugar, foi uma maravilha ter esse sanitário aqui. Até porque, agora é muito mais conforto para quem chega”, comemora.
Antes, os caminhoneiros e quem circula e trabalha no GP-4 e no Mercado Livre 4 (ML-4) precisavam caminhar cerca de 200 metros para chegar no banheiro mais próximo, no Galpão Permanente 2 (GP-2).
Para o Presidente da Ceasa Campinas, Valter Greve, o novo conjunto sanitário entregue era uma demanda urgente e necessária, pois o movimento dos mercados é muito grande e atender nosso público e colaboradores faz parte do trabalho da Ceasa. “Os novos equipamentos promovem uma estrutura completa, semelhante à de shopping centers, com foco na acessibilidade e no conforto do público, diz. É um investimento que garante uma experiência mais satisfatória a todos que passam pelo nosso entreposto e que atenderá todos os públicos dos mercados, garantindo praticidade e conforto, frisa.
Jean, que trabalha no GP4, diz que a construção dos novos sanitários é um investimento de grande importância. “O banheiro era longe do GP4, às vezes o caminhoneiro chegava cansado e precisava andar até o banheiro e, agora, temos um aqui pertinho oferecendo um conforto para nós que trabalhamos no GP4 e para os viajantes, caminhoneiros, que chegam com mercadoria. Agora o GP4 está um luxo!”, comemora Jean.
“O banheiro ficou muito bom, os outros banheiros daqui já são muito bons comparado às outras Ceasas e agora esse está bem perto da gente que está sempre aqui. Ficou 100%”, diz Rainon, também caminhoneiro.
No projeto, a Ceasa Campinas também deu prioridade para a sustentabilidade com a instalação de ventilação e iluminação naturais com o objetivo de economizar recursos energéticos convencionais. Além disso, dispositivos foram instalados para evitar o desperdício de água, incluindo torneiras temporizadas e chuveiros antivandalismo.
O conjunto de sanitários possui um sistema de abastecimento indireto que comporta dois reservatórios de mil litros cada, garantindo um fornecimento constante de água. Uma botoeira de emergência também foi incorporada ao equipamento para garantir a segurança dos usuários.
Estrutura
O conjunto sanitário inclui três bacias sanitárias e dois chuveiros no feminino. Já no masculino estão três bacias sanitárias, dois chuveiros e quatro mictórios. As instalações dos banheiros equipados para atender pessoas com deficiência (PCDs) contam com recursos como bancos articulados e apoiadores.
Além dos sanitários, o espaço inclui lavatórios no feminino e masculino, cada um com três cubas. O espaço também ganhou bebedouros externos para proporcionar fácil acesso à água potável.
(ab)