Centro de Oncologia realiza caminhada neste sábado às 8:30 para conscientizar sobre o Câncer de Mama

O Centro de Oncologia de Barão Geraldo realiza neste sábado 23/10 sua  2ª Caminhada do Outubro Rosa. A Caminhada sairá a partir das 8h30, da sede do Centro de Oncologia à rua Alberto de Salvo, 311 (Jd. José Martins) e irá em direção à Praça de entrada da Unicamp na av. 2 (Posto Ipiranga) e irá fechar algumas ruas ao tráfego . (O passeio irá passar pela rua do Rio Branco, Capela do Cristo Redentor até o Posto Ipiranga, volta pelas ruas Ruberlei Boareto da Silva e Tácito Monteiro de Carvalho na Parte 1 da C. Universitária e retorna margeando o bosque do Parque Linear Rio das Pedras até o Centro de Oncologia)

A iniciativa tem o objetivo de orientar e conscientizar sobre a detecção precoce do câncer de mama, mas também é um lembrete do quanto as atividades físicas são importantes para minimizar os riscos do câncer e de inúmeras outras doenças.

HAVERÁ APOIO DA SETRANSP E EMDEC

Para garantir a segurança e fluidez do trânsito, 4 (quatro) agentes da Setransp e da EMDEC estarão acompanhando a passeata, fazendo interdições de trânsito temporárias, à medida em que os manifestantes passarem pelas vias. 

Em alguns trechos, os agentes envolvidos no evento poderão fazer uma “canalização”, ou seja, separar uma faixa de rolamento para os ciclistas e motoristas, enquanto os participantes da caminhada utilizam a outra faixa. 

A concentração da passeata será às 7h30, no estacionamento do Centro de Oncologia.

As 8h30, os inscritos – no máximo 150 pessoas – seguirão pelas ruas Cecília Feres Zogbi, Salomão Mussi, Antônio Zaine e Dr. Eurico Wanderley Moraes Carvalho, retornando pela Rua Dr. Ruberlei Boaretto da Silva. Na sequência, passarão pelas ruas Dr. Tácito Monteiro de Carvalho e Silva, Catharina Signori Vicentin, Antônio Zaine, Edele Próspero Píccoli, Salomão Mussi e Leonina Marinelli Leonardi, retornando ao Centro de Oncologia. 

O transporte público coletivo municipal não será afetado. Não há pontos de ônibus nos 3 km do percurso. 

IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Os exercícios regulares têm efeitos tanto protetivos quanto adjuvantes do tratamento, reforça a profissional de educação física Emilianne Miguel Salomão. Com especialização em oncologia, área em que atua há 20 anos, Emilianne explica que as atividades físicas são aliadas antes, durante e após o tratamento contra o câncer. No Centro de Oncologia Campinas, a profissional integra a equipe multidisciplinar que trata todos os aspectos relacionados ao paciente, inclusive o condicionamento físico.

“A atividade física faz parte do tratamento oncológico. Ameniza os sintomas da quimioterapia e da radioterapia e recupera a massa muscular comprometida pela doença”, enumera, acrescentando outros aspectos positivos. “Também contribui para combater a fadiga extrema e a falta de sono e traz bem-estar”.

Ao contrário do que alguns imaginam, lembra Emilianne, o repouso não é a forma indicada de combater a fadiga extrema. “Quanto mais um paciente fica parado, mais fadiga ele sente. A atividade física tem a capacidade de trazer o estado de bem-estar por meio da liberação da endorfina, hormônio que também está ligado à sensação de bem-estar”, detalha.

Para que questões como o tipo de atividade, a regularidade e a intensidade da prática tenham o encaminhamento correto, é essencial que o paciente oncológico receba acompanhamento profissional. “O COC trabalha com uma equipe multidisciplinar porque todos os profissionais precisam interagir. O médico, educador físico, nutricionista, enfim, todos devem estar envolvidos no processo para garantir o melhor cuidado ao paciente”.

Exercícios físicos regulares podem diminuir em até 30% os riscos do câncer de mama. Para que tenham os efeitos esperados, os exercícios dependem da regularidade. Nesse caso, segundo a Organização Mundial de Saúde, são necessários 150 minutos semanais de exercícios físicos moderados. E Emilianne confirma que a caminhada é a atividade física mais democrática que existe. “Todos podem praticar, em qualquer lugar, desde que haja segurança e acompanhamento”.

Para se aprofundar sobre a importância das atividades físicas na prevenção e tratamento do câncer, confira uma palestra ministrada por Emilianne durante as ações do Outubro Rosa: https://www.youtube.com/watch?v=0hUhsEKXbK4

AB

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!