Chuva impediu parte da 27ª Festa do Boi Falô, mas não o 19º Fecha Corpo.

Muita chuva logo no início da manhã dessa sexta feira santa, 07/4 quase impediu a realização da 27ª Festa do Boi Falô e levar a um insucesso da 19ª Festa do Fecha Corpo, que retornou a ser feita após 3 anos.
Mas a chuva deu uma trégua a partir das 11h e voltou a cair copiosamente logo após às 14h, já no final da fila da macarronada: Exatamente na hora da entrega do macarrão.
A Secretaria de Cultura e Turismo não tinha como se prevenir contra chuvas e cancelou a maior parte da programação cultural da Festa do Boi Falô, mas não tinha como cancelar a distribuição da macarronada já pronta. E a Festa do Fecha Corpo estava protegida por lona em sua maior parte e não cancelou nada. Mas mesmo assim mais de 1000 pessoas participaram das duas festas. A grande maioria do Fecha Corpo que ocorreu normalmente. O prefeito Dário Saadi e o presidente da Câmara, Luís Rossini estiveram presentes. Dário disse que Campinas é muito rica em Cultura popular e que a Festa do Boi é uma das mais importantes da cidade e única do Estado todo e por isso precisa ser preservada. E que quer que no ano que vem – com Barão fazendo 70 anos e Campinas 250 anos – a Festa do Boi Falô seja bastante especial na cidade. Rossini disse que acompanha a Festa do Boi Falô desde que começou. E também disse que a Câmara também quer homenagear os 70 anos de Barão Geraldo.
O subprefeito Osvaldo Kaise, o prefeito Dário Saadi , o presidente da Câmara Luis Rossini e o diretor de Cultura Gabriel Rapassi junto a um casal de moradores

35 anos de Boi Falô: o que foi cancelado e o que aconteceu

Mas por causa da chuva, a Festa do Boi Falô teve uma menor participação. Por decisão do diretor de Cultura Gabriel Rapassi, a programação cultural de palco foi cancelada às 10h da manhã por causa da chuva. Mas manteve a distribuição da macarronada que já estava sendo produzida na C.E.I. Agostinho Páttaro e que começou a ser distribuída por volta das 11h da manhã. Da programação cultural aconteceu apenas a apresentação de artes da Escola Municipal Dulce Bento Nascimento e do Centro Cultural Casarão. Também houve a parte da Feira de Barão e a apresentação da História da Lenda e da historia do escravizado Toninho, feita pela Comissão Pró Memoria de Barão Geraldo. Conforme o grupo, Toninho antes de 1988 era conhecido como “Pai Antoninho” , um dos mais famosos “milagreiros” do Cemitério da Saudade. E a quem foi atribuído centenas de milagres. Entretanto ninguém se lembrou dos 35 anos da Festa do Boi Falô iniciada em 1988.
Apresentação da História da Lenda e do milagreiro Toninho , antes de ser incorporado à Lenda do Boi

Chuva parou só na hora da macarronada : foi Deus?

Segundo o assessor da subprefeitura, Alexandre Alemão, que ficou responsável pela macarronada, foram distribuídos mais de 1300 pratos de macarrão, acompanhados de queijo ralado e refrigerantes. Para ele houve um milagre na Festa do boi. “Graças a Deus deu tudo certo. Deus agiu e a chuva parou exatamente quando começamos a distribuir o macarrão e voltou quando estávamos distribuindo os últimos pratos” – disse Alemão.
o diretor do jornal Integração Fábio Flaitt e o coordenador da macarronada Alexandre Alemão (Projeto Alimentar)

Chuva não impediu a retomada da festa do “Fecha Corpo” (já a 19ª)

As várias chuvas dessa Sexta feira da paixão – 7/4/23 não impediram a retomada da Festa do Fecha Corpo – em sua 19ª edição realizada em frente ao bar Toca do Tatu, na rua Jacobe Martins. Mais de 1000 pessoas compareceram à festa que contou com a participação de vários artistas, muitos turistas e personalidades.
A festa teve apresentação do locutor e cantor, Jorge Moisés e vários artistas. Primeiro a dupla com a cantora Lorena Motta, Paulo Silva e Moreno. Depois os shows da violeira Karoline Antunes e do violinista “country” Bruno Valentte agitaram a festa mesmo debaixo de chuva.
O final da festa foi com a dupla Pamela Paz e Denilson que também ja estão se tornando tradição pois ja cantaram em diversas festas do Fecha Corpo anteriores
A festa este ano teve o apoio não só da Secretaria Municipal de Cultura como também da SANASA e do vereador Arnaldo Salvetti (MDB) que participou da festa e deixou sua marca , principalmente no trenzinho. Muita gente esperava andar de trenzinho que só dava uma volta pelo Centro de Barão. Porém, por ser totalmente aberto, estava molhando muito e por isso só rodou duas vezes. E com a chuva acabou indo embora as 14h.
O vereador Salvetti disse que tinha orgulho de patrocinar uma festa tão bonita e importante para a cidade: “A festa estava muito bonita e bem organizada, frequentada por muitas famílias. Uma festa folclórica à altura de Barão Geraldo, tradicional centro de cultura e arte de Campinas”.
Um dos principais organizadores, o “Tatu”, ou Edenilson Grilo, declarou estar muito feliz pois, após três anos conseguiu realizar novamente a festa. Ele conta que muita gente esta cobrando-o para voltar a realizar a Festa. “A gente imaginava que a repercussão ia ser grande mesmo e essa festa veio coroar nosso trabalho. O único imprevisto foi a chuva que atrapalhou um pouquinho mas enfim deu tudo certo!” Ele agradeceu especialmente ao apoio de Tereza pelo trabalho e dedicação à festa mas que, segundo ele, nos deixou recentemente. “Também quero agradecer a presença da familia Scavassa, ao vereador Arnaldo Salvetti pois ele ajudou bastante e também a Secretaria de Cultura e a todos que se apresentaram e participaram” – disse Tatu. e promete que em 2024 vai ser ainda melhor. (VEJA A RELAÇÃO DOS APOIADORES ABAIXO)

19ª FESTA JÁ NA 2ª GERAÇÃO AGORA É TRADIÇÃO

Uma tradição – ou uma festa – só pode ser considerada tradicional quando passa a ser organizada por seguidores, a partir de uma segunda geração. A Festa do Fecha Corpo de Barão Geraldo foi inspirada em evento do mesmo nome que acontece no município de Monte Alegre do Sul, também na região e foi trazida para Barão por um antigo morador, Antonio Scavassa, já falecido e sempre lembrado pelos organizadores atuais.
A mistura de 100 litros da cachaça com as ervas foi feita na Quarta-feira de Cinzas (22 de fevereiro). Passou todo o período de Quaresma descansando num barril de carvalho, que foi lacrado e amarrado com sete nós de barbante.
Conforme Tatu a 19ª Festa do Fecha Corpo teve o apoio de: Gráfica Barão, Sabrina Convites, 3I auto peças, Rodrigão Bebidas, Lothus e Facilit Cargo, Sup. Taquaral, Amendoalho, MD Embalagens, Cláudio e Quin.
“E quero agradecer também o apoio pessoal e aos envolvidos na festa: Sidney, Salvetti, Ricardo, Kika, Sabrina, Sidney e Nilson, Clodoaldo e Dina. E aos atendentes que possibilitaram a festa (Meire, Breno, Enzo, Henry , Janaína, Enaele, Carlão, Poliana, Paula, Vinícius, Bruno, Vanessa, Daniele, Lena, Thaynara, Gabriel ) “Muito obrigado a todos”
(AB)

asdad

às 19:h o publico não queria que a festa terminasse
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!