Carregando agora

Chuva impediu parte da 27ª Festa do Boi Falô, mas não o 19º Fecha Corpo.

Chuva impediu parte da 27ª Festa do Boi Falô, mas não o 19º Fecha Corpo.

Muita chuva logo no início da manhã dessa sexta feira santa, 07/4 quase impediu a realização da 27ª Festa do Boi Falô e levar a um insucesso da 19ª Festa do Fecha Corpo, que retornou a ser feita após 3 anos.
Mas a chuva deu uma trégua a partir das 11h e voltou a cair copiosamente logo após às 14h, já no final da fila da macarronada: Exatamente na hora da entrega do macarrão.
A Secretaria de Cultura e Turismo não tinha como se prevenir contra chuvas e cancelou a maior parte da programação cultural da Festa do Boi Falô, mas não tinha como cancelar a distribuição da macarronada já pronta. E a Festa do Fecha Corpo estava protegida por lona em sua maior parte e não cancelou nada. Mas mesmo assim mais de 1000 pessoas participaram das duas festas. A grande maioria do Fecha Corpo que ocorreu normalmente. O prefeito Dário Saadi e o presidente da Câmara, Luís Rossini estiveram presentes. Dário disse que Campinas é muito rica em Cultura popular e que a Festa do Boi é uma das mais importantes da cidade e única do Estado todo e por isso precisa ser preservada. E que quer que no ano que vem – com Barão fazendo 70 anos e Campinas 250 anos – a Festa do Boi Falô seja bastante especial na cidade. Rossini disse que acompanha a Festa do Boi Falô desde que começou. E também disse que a Câmara também quer homenagear os 70 anos de Barão Geraldo.
O subprefeito Osvaldo Kaise, o prefeito Dário Saadi , o presidente da Câmara Luis Rossini e o diretor de Cultura Gabriel Rapassi junto a um casal de moradores

35 anos de Boi Falô: o que foi cancelado e o que aconteceu

Mas por causa da chuva, a Festa do Boi Falô teve uma menor participação. Por decisão do diretor de Cultura Gabriel Rapassi, a programação cultural de palco foi cancelada às 10h da manhã por causa da chuva. Mas manteve a distribuição da macarronada que já estava sendo produzida na C.E.I. Agostinho Páttaro e que começou a ser distribuída por volta das 11h da manhã. Da programação cultural aconteceu apenas a apresentação de artes da Escola Municipal Dulce Bento Nascimento e do Centro Cultural Casarão. Também houve a parte da Feira de Barão e a apresentação da História da Lenda e da historia do escravizado Toninho, feita pela Comissão Pró Memoria de Barão Geraldo. Conforme o grupo, Toninho antes de 1988 era conhecido como “Pai Antoninho” , um dos mais famosos “milagreiros” do Cemitério da Saudade. E a quem foi atribuído centenas de milagres. Entretanto ninguém se lembrou dos 35 anos da Festa do Boi Falô iniciada em 1988.
Apresentação da História da Lenda e do milagreiro Toninho , antes de ser incorporado à Lenda do Boi

Chuva parou só na hora da macarronada : foi Deus?

Segundo o assessor da subprefeitura, Alexandre Alemão, que ficou responsável pela macarronada, foram distribuídos mais de 1300 pratos de macarrão, acompanhados de queijo ralado e refrigerantes. Para ele houve um milagre na Festa do boi. “Graças a Deus deu tudo certo. Deus agiu e a chuva parou exatamente quando começamos a distribuir o macarrão e voltou quando estávamos distribuindo os últimos pratos” – disse Alemão.
o diretor do jornal Integração Fábio Flaitt e o coordenador da macarronada Alexandre Alemão (Projeto Alimentar)

Chuva não impediu a retomada da festa do “Fecha Corpo” (já a 19ª)

As várias chuvas dessa Sexta feira da paixão – 7/4/23 não impediram a retomada da Festa do Fecha Corpo – em sua 19ª edição realizada em frente ao bar Toca do Tatu, na rua Jacobe Martins. Mais de 1000 pessoas compareceram à festa que contou com a participação de vários artistas, muitos turistas e personalidades.
A festa teve apresentação do locutor e cantor, Jorge Moisés e vários artistas. Primeiro a dupla com a cantora Lorena Motta, Paulo Silva e Moreno. Depois os shows da violeira Karoline Antunes e do violinista “country” Bruno Valentte agitaram a festa mesmo debaixo de chuva.
O final da festa foi com a dupla Pamela Paz e Denilson que também ja estão se tornando tradição pois ja cantaram em diversas festas do Fecha Corpo anteriores
A festa este ano teve o apoio não só da Secretaria Municipal de Cultura como também da SANASA e do vereador Arnaldo Salvetti (MDB) que participou da festa e deixou sua marca , principalmente no trenzinho. Muita gente esperava andar de trenzinho que só dava uma volta pelo Centro de Barão. Porém, por ser totalmente aberto, estava molhando muito e por isso só rodou duas vezes. E com a chuva acabou indo embora as 14h.
O vereador Salvetti disse que tinha orgulho de patrocinar uma festa tão bonita e importante para a cidade: “A festa estava muito bonita e bem organizada, frequentada por muitas famílias. Uma festa folclórica à altura de Barão Geraldo, tradicional centro de cultura e arte de Campinas”.
Um dos principais organizadores, o “Tatu”, ou Edenilson Grilo, declarou estar muito feliz pois, após três anos conseguiu realizar novamente a festa. Ele conta que muita gente esta cobrando-o para voltar a realizar a Festa. “A gente imaginava que a repercussão ia ser grande mesmo e essa festa veio coroar nosso trabalho. O único imprevisto foi a chuva que atrapalhou um pouquinho mas enfim deu tudo certo!” Ele agradeceu especialmente ao apoio de Tereza pelo trabalho e dedicação à festa mas que, segundo ele, nos deixou recentemente. “Também quero agradecer a presença da familia Scavassa, ao vereador Arnaldo Salvetti pois ele ajudou bastante e também a Secretaria de Cultura e a todos que se apresentaram e participaram” – disse Tatu. e promete que em 2024 vai ser ainda melhor. (VEJA A RELAÇÃO DOS APOIADORES ABAIXO)

19ª FESTA JÁ NA 2ª GERAÇÃO AGORA É TRADIÇÃO

Uma tradição – ou uma festa – só pode ser considerada tradicional quando passa a ser organizada por seguidores, a partir de uma segunda geração. A Festa do Fecha Corpo de Barão Geraldo foi inspirada em evento do mesmo nome que acontece no município de Monte Alegre do Sul, também na região e foi trazida para Barão por um antigo morador, Antonio Scavassa, já falecido e sempre lembrado pelos organizadores atuais.
A mistura de 100 litros da cachaça com as ervas foi feita na Quarta-feira de Cinzas (22 de fevereiro). Passou todo o período de Quaresma descansando num barril de carvalho, que foi lacrado e amarrado com sete nós de barbante.
Conforme Tatu a 19ª Festa do Fecha Corpo teve o apoio de: Gráfica Barão, Sabrina Convites, 3I auto peças, Rodrigão Bebidas, Lothus e Facilit Cargo, Sup. Taquaral, Amendoalho, MD Embalagens, Cláudio e Quin.
“E quero agradecer também o apoio pessoal e aos envolvidos na festa: Sidney, Salvetti, Ricardo, Kika, Sabrina, Sidney e Nilson, Clodoaldo e Dina. E aos atendentes que possibilitaram a festa (Meire, Breno, Enzo, Henry , Janaína, Enaele, Carlão, Poliana, Paula, Vinícius, Bruno, Vanessa, Daniele, Lena, Thaynara, Gabriel ) “Muito obrigado a todos”
(AB)

asdad

às 19:h o publico não queria que a festa terminasse

O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

Publicar comentário

MOST POPULAR DESIGNS