Cidade Universitária terá blitz educativa nesta quinta 3/10

Amanhã, quinta 3/10, a EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) estará realizando blitze educativas em bares das regiões da Cidade Universitária a partir das 18h A ação é parte da Semana da Mobilidade Urbana (Semob). (No sabado passado 28/10 foi realizada no Cambuí, Vila Nova, Bonfim e Jardim Guanabara.)

A interação, que tem foco no público jovem, inclui testes informais com um “etilômetro passivo”, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem a necessidade de assoprar o equipamento. Caso o grau de alcoolemia seja identificado, o usuário é orientado a utilizar meios coletivos de deslocamento, tais como carona e transporte público; táxi ou transporte por aplicativo. A abordagem tem papel educativo e não gera qualquer penalidade ao participante.

Os educadores da Emdec também irão transmitir orientações sobre segurança no trânsito, enfatizando os dados de sinistros (acidentes) envolvendo o álcool como fator de risco. Como forma de chamar a atenção para o tema de forma descontraída, serão entregues adesivos com mensagens como “Não bebi, te levo para casa”, “Não avance o sinal vermelho” e “Autuado por amar demais”. Os materiais já foram distribuídos em blocos carnavalescos no início do ano e chamaram a atenção dos foliões.

Beber e dirigir mata

Em 2023, o álcool esteve presente em 47 (32%) dos 149 sinistros fatais ocorridos em Campinas. Entre os efeitos do álcool no organismo estão o tempo de reação mais lento, a atenção e a visão prejudicadas, a redução da pressão sanguínea e impactos na consciência e na respiração.

Dados preliminares computados até agosto de 2024 apontam que dos 31 sinistros fatais que tiveram os fatores de risco analisados, nove (29%) envolviam a combinação de álcool e direção. Entre janeiro e agosto, 113 pessoas perderam a vida no trânsito de Campinas, sendo 49 em vias urbanas, 58 em rodovias e seis em locais ainda não identificados.

SEMOB 2024

Até o dia 5 de outubro, a Emdec promove, em conjunto com parceiros, diversas atividades educativas que buscam mobilizar a sociedade para a construção de uma cultura de paz no trânsito. A programação completa está disponível no hotsite www.emdec.com.br/semob.

Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. A Semob promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!