O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro, participou nesta quarta (16) de um Debate Público na Cãmara para discutir o zoneamento do Parque Rural Santa Cândida, com a presença de empresários e comerciantes do local e prometeu criar um projeto de lei para “rezonear o bairro”. No modelo atual, a instalação de comércios e indústrias na região não é permitida, contudo há uma série de estabelecimentos sediados no bairro, funcionando sem alvará e sem a fiscalização necessária.
“A discussão foi fundamental. Proprietários, empresários e donos de imóveis discutiram no mais alto nível a necessidade de regulamentar e o secretário entendeu ser necessário atender à demanda. O Plano Diretor de Campinas, aprovado nesta Casa, foi um avanço, mas tratou de maneira macro a cidade e deixou alguns pontos vulneráveis como este local, por isso que é necessário fazer um novo estudo e o rezoneamento. Do jeito que está, perde o município que não recebe impostos em dia e o proprietário que investe e não tem o imóvel regularizado”, pontua Cirilo.
Os empresários presentes ao debate também apontaram problemas de infraestrutura, tais como ruas sem asfalto e falta de escoamento de água das chuvas. O secretário Carlos Augusto Santoro afirmou que os apontamentos são legítimos e legais e, em conjunto com Cirilo, propôs uma reunião para o início da próxima semana para fazer uma análise mais minuciosa dos locais afetados pela atual lei de zoneamento. Na ocasião, serão discutidas ideias para a elaboração do modelo de projeto de lei do Poder Executivo específico para a solução dos problemas apontados.
Texto e fotos: Central de Comunicação Institucional da C