Começam os preparativos para as festas do “Fecha Corpo” e do “Boi Falô”

Logo que terminou o Carnaval, ja começaram os preparativos para a organização das festas do Fecha Corpo e do Boi Falô que serão realizadas na próxima Sexta Feira Santa , que este ano está marcada para o dia 29 de Março

FECHA CORPO

Para o FECHA CORPO, mais uma vez na quarta feira de Cinzas, 14/2, foi feito o ritual de preparação da cachaça que será servida na festa. A cachaça foi benzida com 7 ervas (carqueja, guiné, arruda, alecrim, alho, cravo e canela) que os antigos diziam que podia “fechar o corpo” contra mau-olhado e algumas doenças e lacrada num barril de carvalho com sete nós de barbante. que só poderá ser aberto após a Quaresma, na Sexta-feira Santa . Agora já está sendo curtida devendo-se esperar esses 40 dias para ser consumida, o que acontecerá no dia 29 de março..

A Festa do Fecha Corpo foi inspirada em evento do mesmo nome que acontece em Monte Alegre do Sul. Foi trazida para Barão Geraldo por um antigo morador, Antonio Scavassa, já falecido. A primeira festa contou com apenas 1,5 litro de cachaça, mas desde então não parou de crescer. Agora, na 20ª edição, serão distribuídos gratuitamente cerca de 100 litros da cachaça. Espera-se um público aproximado de 3 mil pessoas.

O evento será realizado na Rua Ângelo Vicentin, 598, Centro, Distrito de Barão Geraldo, Campinas, em frente ao Salão Paroquial Santa Isabel, ao lado do Bar Toca do Tatu. A festa começa às 10h e vai até às 17h.

No ano passado a chuva reduziu o número de participantes, mesmo assim vieram cerca de 2 mil pessoas. Para este ano estamos preparados para receber um público maior”, afirma Edenilson Constante Grilo, conhecido como “Tatu” da Comissão Organizadora do evento.

36º ANO DO BOI FALÔ

Também a Festa do Boi Falô já está sendo organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela Subprefeitura. Embora seja bem mais nova que a Unicamp e seu vestibular este ano a Festa completa 36 anos e já é uma tradição em Barão Geraldo em sua 28a edição (só foi paralisada por 6 anos desde a 1ª em 1988, e agora sendo organizada pela Prefeitura e por uma 3ª geração de organizadores). Atualmente, uma comissão composta pelo Diretor de Cultura Gabriel Rapassi, o subprefeito Osvaldo Kaise, os diretores da Feira de Barão (atualmente presidida por Michele), pela coordenadora da Casa de Cultura Casarão Neusinha Aguiar e por Alexandre Alemão que geralmente cuida da macarronada.

Essa 28ª Festa deve seguir exatamente a mesma programação da 27ª festa do ano passado, que foi muito prejudicada com uma chuva muito forte e a programação cultural foi parcialmente cancelada. E por isso , deve ser repetida este ano.

Com a apresentação de Ulisses Rocha, do grupo Maracatucá, e do grupo do ator Tom Crivelaro, de apresentações dos alunos das escolas municipais Dulce Bento Nascimento e Agostinho Páttaro e da Comissão Pro Memoria de Barão apresentando um histórico da Lenda do Boi.

Porém nenhuma programação ainda foi acertada e divulgada com certeza

A Festa do Fecha Corpo também terá várias apresentações musicais

AB com fotos de Edimilson Grilo

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!