Carregando agora

CONSEG da região homenageia mulheres solidárias e policiais

CONSEG da região homenageia mulheres solidárias e policiais

Na última reunião do CONSEG de Barão e região de São Marcos, realizada no Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel dia 5/3, nenhum balanço das estatísticas policiais e da Guarda Municipal foram apresentadas, por ser uma apresentação festiva em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Praticamente nada foi discutido dos crimes e problemas da região. Mas sim falado da Rede de Proteção ás mulheres criada pela Prefeitura para a Guarda Municipal e pela articulação e cooperação com o 8º BPMI (8º Batalhão da Policia Militar do Interior). A reunião foi comandada pela presidente Neusa Fernandes e pela diretoria do CONSEG e teve a presença da Secretaria Municipal de Assistência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, do delegado da 7ª DP Dr Luiz Mitta. Cerca de 80 pessoas participaram da reunião .

Várias mulheres foram homenageadas. mas sendo a grande maioria de policiais .

A primeira a ser homenageada foi a comandante da Guarda Municipal – a comandante Lourdes – que recebeu o titulo de Cidadã Campineira mês passado. Ela contou sobre a recepção do prêmio e falou que ficou muito emocionada porque ama muito Campinas e a tem como sua cidade natal. Comandante Lourdes homenageou as mulheres dizendo que todas são fortes e batalhadoras – sendo raras as que ainda nao se descobriram – e que compartilham entre si e com sua corporação e disse que Campinas não teria a pujança que tem sem a força das mulheres.

a presidente do CONSEG Neusa Monteiro (em laranja) presenteia várias soldados PM

Neusa pretendia homenagear também as soldados mulheres do 8º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) na pessoa da comandante Joana. Mas ele nao pode estar presente e assim quem o recebeu para ela foi o capitão Luciano da 3a Cia em conjunto com outras soldados PM mulheres .

Participou e também foi homenageada a Secretaria municipal de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos Vandecleya Moro. A secretária lembrou várias das “colaboradoras” funcionarias da Secretaria que são responsáveis pela execução das políticas públicas da Secretaria. E quis apenas lembrar dos vários instrumentos e serviços criados pela secretaria para apoiar as mulheres vítimas de violência. Segundo Moro ela faz parte da gestão de Dário Saadi que “tem um foco na mulher” e não apenas no mes de março. porque entende que fortalecendo a mulher , fortalece também a sociedade

Ela iniciou contanto uma história fictícia de uma mulher chamada Maria que passou a viver um casamento abusivo e situação de violência. E passou a procurar os serviços da Prefeitura. Inicialmente o CRAS que a cadastrou, explicou todas as politicas e a encaminhou para o CEAMO com assessorias de psicólogas e assistentes sociais etc. Porem seu marido nao acreditou e a espancou . Com isso ela foi na Delegacia da Mulher , registrou ocorrencia e com a Medida Protetiva foi encaminhada ao abrigo Sara Eivi, para onde se mudou temporariamente com seu filho. Nesse local ela fez exames e descobriu nova gravidez com seu ex marido. E para isso foi encaminhada ao Programa Renda Campinas que auxilia não só mulheres mas todas as familias em situação de vulnerabilidade . Após isso ela poderia ter o apoio da Prefeitura para voltar para a cidade de sua familia ou para receber um Auxilio Aluguel caso deseja-se continuar. Para sair dessa situação de vulnerabilidade , procurou o CREAS onde foi aconselhada a conhecer e participar da Feira das Mulheres Empreendedoras onde as mulheres auxiliam uma às outras. E no CREAS também soube que tem também direito ao Auxílio Natalidade – direito de toda mulher com crianças ate 3 meses “E hoje essa Maria é uma multiplicadora”. Ela ajuda outras mulheres a sairem de uma “situação de violência” através de todos esses serviços e programas. E contando essa história ela falou de todos os serviços E exortou as pessoas a serem “multiplicadoras” encaminhando mulheres em situação de violência a procurar esses serviços.

o “botão de pânico” SOS Mulher

Outros policiais se apresentaram como o Superintendente da Guarda Municipal Wallace responsável pela Guarda Escolar em Campinas, capitão Lupino que informou que as equipes da 3ª Cia estão treinadas para oferecerem um atendimento mais eficiente e profissional à todas as mulheres vitimas de violência E informou a criação do aplicativo SOS MULHER que é tipo um “botão de pânico” difundida pela “Patrulha Maria da Penha” que tem um atendimento especializado e uma orientação mais especifica e a acompanha vítima de violência por várias meses. Só a vítima que tem a “medida protetiva” dada por um juiz recebe e faz o cadastro no aplicativo e toda a polícia já é avisada automaticamente quando acionado. E a GM é obrigada a sempre fazer “visitas solidarias” às vítimas. Segundo Wallace, as visitas solidárias conseguiram reduzir em mais de 70% – quase 75% – as ocorrências de violências a mulheres que ja tinham medida protetiva. na área da 3ª Cia. “Antes tínhamos 80% de reincidência de casos de violência dos mesmos agressores já com medida protetiva às mesmas vítimas. Só que com todas as medidas criadas pela Secretaria de Segurança (visitas, botão SOS mulher, etc ) a reincidência caiu para 20% dos casos. Por isso eu acredito que as “visitas solidárias” às vitimas , dando orientações de direitos e apoios, pegando informações, quase fazendo como uma Assistente Social, funciona bem“. – disse Wallace.

Programa Gama (Guarda Amiga da Mulher)

Comandante Lourdes apresentou o Programa da Guarda Municipal . Primeiro dizendo da importância e necessidade de divulgar o programa para que justamente quem conheça possa informar quem nao conheça. Segundo ela o programa foi criado em 2016 a partir da ação da Guarda em apoio à mulheres vitimas de violencia por meio de ação preventiva e comunitária. E tem como objetivos: monitorar o cumprimento de medidas protetivas, , com visitas de fiscalização ; acolher as ,mulheres vitimas , geralmente as “Salas Lilás” ; e por fim as atividades de prevenção e combate aos diversos tipos de violência

(AB)

O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

Publicar comentário

MOST POPULAR DESIGNS