Um grande crescimento das reclamações contra o Centro de Saúde de Barão Geraldo fizeram com que , na manhã desta quarta, 31/5 as conselheiras de Saude Ana Paula Scatolin e Nádina Fernandes – além de outras moradoras e usuárias do Centro de Saúde fizessem uma “intervenção” na entrada do “postinho” distribuindo panfletos, pegando contatos e pedindo aos usuários que ao invés de apenas reclamar nas redes sociais , dirigir à elas as reclamações ou protocolar a reclamação da Prefeitura (via 156, Agiliza etc) e passar para elas o protocolo. O objetivo é fortalecer o Conselho de Saude a conseguir que a Secretaria de Saúde atenda os pedidos e reclamações dos usuários de Barão. Sobretudo a falta de médicos, exames, atendentes, remédios e equipamentros.
A mobilização também faz parte de deliberações do Conselho Municipal de Saude realizado em Março.
“A população esta cansada do descaso do poder público para com o distrito que só tem um Centro para uma população de 60mil pessoas em 68 bairros. É preciso q toda e qualquer queixa seja oficializada via 156, S.E.I., ouvidoria ou no Agiliza Campinas. Precisamos todos reclamar no lugar certo para que as queixas sejam computadas de fato e todos os ofícios já protocolados pelo Conselho tenham respaldo da população descontente. E vamos a luta!” – disse a conselheira Ana Paula.
Segundo ela o direito à Saude da população esta garantido não só pela Constituição e que o distrito seja regido de fato pela PNAB/12 (Plano Nacional de Atenção Básica 2012) que garante acesso facil a “atenção básica de saúde”.
As Conselheiras criaram grupos no Facebook e no whats app e pedem para as pessoas participarem e enviarem reclamações para elas .
https://www.facebook.com/groups/723588392078952
REUNIÃO DO CONSELHO É ABERTA À POPULAÇÃO
elas também convidam para que a proxima quarta será a proxima reunião do Conselho Local de Saude no postinho que é aberto à população. E todos podem levar suas necessidades, reclamações ou denuncias.
(AB)