Carregando agora

Conselho local de Saúde recorre ao M.P. para exigir mais funcionários e concluir obras (vejam necessidades)

Conselho local de Saúde recorre ao M.P. para exigir mais funcionários e concluir obras (vejam necessidades)

O Conselho Local de Saúde de Barão está recorrendo ao Ministério Público para exigir que a Secretaria de Saúde termine as obras que ficaram com vários problemas no Centro de Saúde de Barão e também exigindo a contratação de mais profissionais em déficit no Centro, além de outras necessidades.
O assunto foi debatido na última reunião do Conselho no Centro de Saúde realizada dia 15.3 passado no Centro de Saúde. As obras foram realizadas por uma empresa contratada que acabou apressando as obras, devido ao prazo e fim da licitação. Com isso, problemas no teto, a porta da nova seção de farmácia e vários outros detalhes ficaram a desejar e terão de ser refeitos.
Além disso, o Conselho Local de Saúde diz que há um déficit de pelo menos 20 funcionários (falta de 5 técnicos em enfermagem, 2 técnicos administrativos, 1 Assistente Social, 1 Nutricionista, 10 Agentes Comunitários de Saúde e falta de médicos. Além disso, os funcionários que hoje estão no Centro realizam funções a mais e, estão em desvio de função, “dificultando ainda mais novos recadastramentos e ampliar o número no sistema de saúde“.
Segundo a presidente do Conselho, Nádina Fernandes a Prefeitura se baseia em um cadastro desatualizado com apenas 19.700 cadastrados e uma população estimada de 45 mil moradores ( o que daria uma relação de quase 4000 habitantes por funcionário). “E nós sabemos que a população de Barão supera os 60 mil moradores, sem falar nos “flutuantes” (cerca de 30.000 novos estudantes da Unicamp anualmente). E se considerarmos que sempre ficam alguns, fica claro a absurda disparidade e incapacidade de atender a contento. E com base nesses números a Secretaria de Saúde quer convencer a população e as autoridades que estão cumprindo seu papel ?” – pergunta Nádina

Reforma deixou muita umidade no Centro de saúde

Sobre a reforma que para o Conselho Local não foi concluída a contento pela empresa contratada pela Prefeitura, convencer a população e as autoridades que estão cumprindo seu papel. Após as obras o Centro apresenta ainda muita umidade  devido à  infiltração do vazamento do telhado, reboco caindo no batente de portas,  parede com umidade na sala de vacina, ar condicionado vazando, umidade também na sala de procedimentos, a farmácia tem uma porta muito pesada causando muitos transtornos para abrir e fechar e acarretando prejuízos a saúde do funcionário e atraso nos serviços e outros problemas.

Igreja do Real Parque irá atender quinzenalmente com agenda marcada no Centro de Saúde

O Conselho também informou que realizou parceria com a Igreja São João Batista do Real Parque para que pudessem aumentar o leque de atendimento. “Será realizado atendimento com equipe médica quinzenal as quartas feiras de manhã, a partir do mês de Abril/23 os atendimentos passarão a  ser semanal, ou seja a população será atendida no seu território.”
O Centro de Saúde por ter espaço bem limitado estava com muita aglomeração pelos grupos prioritários crianças e idosos. E tanto a vacinação que esta sendo feita na subprefeitura quanto os atendimentos que serão na Igreja estão ocorrendo para desafogar o Centro de Saúde o que demonstra que o espaço e a quantidade de recursos é totalmente insuficiente” – declarou.

Espaço e estacionamento insuficiente

Segundo o Conselho, o fato da própria Secretaria de Saúde dizer que a Subprefeitura está cedendo espaço para vacinas e que o atendimento está sendo realizado na Igreja do Real Parque , demostram que o espaço físico é insuficiente para o atendimento e que é necessário a construção de outros centros de saúde dentro do Distrito para melhor atender aos usuários do SUS (Centro de saúde no Bairro Real Parque e região do Guará).
Aumento de vagas de estacionamento também não foi realizada
O Conselho local também solicitou a necessidade de aumento de vagas de estacionamento tanto para funcionarios como para usuários e foi encaminhado à EMDEC. Porém o CLS informa que nada foi feito para ampliar essas vagas mas apenas pintura de solo : “O estacionamento atual é insuficiente, usuários estacionam na calçada na frente da unidade para embarque e desembarque. Inclusive ambulâncias. Há uma árvore com raízes extensas que impede pelo menos duas vagas no estacionamento atual. Não queremos que retire a árvore apenas afirmamos que no estacionamento atual há limitações para estacionar mesmo com as poucas vagas existentes.” – disse Nádina.
O Conselho também esta cobrando 30 computadores novos que foram prometidos ao Centro e que provavelmente chegarão com defasagem técnica

Outro assunto foram os Cursos gratuitos do SENAI E SEBRAE que estão sendo oferecidos na sede do N.A.S. e que foram apresentados pela assistente social Paola Irineo.

Efeitos do PIDS HIDS

Outra questão foi levantada pela conselheira Ana Paula, informando sobre a questão do debate do PIDS, Segundo ela, o projeto de implantação do Polo de Inovação de 17 km² que inclui a Unicamp, irá ocupar grande parte das áreas verdes e rurais de Barão com vários prédios que irão trazer mais de 60 mil pessoas a mais para o distrito, sem falar ou pensar em qualquer equipamento de saúde, além de nem pensar em melhorar ou ampliar a infraestrutura engessada de Barão Geraldo. Ou seja, o projeto piora as condições de Saúde de Barão sobretudo porque já existe uma Lei desde 2018 que permite a construção de prédios ate 12 andares na Zona Rural. a lei 207/2018 E por isso precisamos derrubar ou mobilizar a população para revogar essa lei.
Ela informou que essa questão será levada como proposta para ser discutida na Conferencia municipal de Saude que se realizará no próximo final de semana

Novo Condomínio na Estrada da Rhodia e doação de área para Posto de Saude

Além dessa questão, também foi debatido o projeto de um novo Condomínio a ser construído perto da área da antiga Cerâmica Gre da Estrada da Rhodia que foi apresentado à Secretaria de Planejamento E a secretaria propôs a eles que , como contrapartida, doasse uma parte da área para a construção de um Posto de Saúde. A solicitação foi enviada para a Secretaria de Saúde e enviada a pedido pelo Conselho Local de Saúde . O CLS considera o local péssimo e insatisfatorio .
Ao final da reunião o Coordenador do Centro de Saude, Luis Carlos informou que está sendo transferido para Jaguariuna e uma outra pessoa assumirá o posto dele a partir do dia 1º de abril.

O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

Publicar comentário

MOST POPULAR DESIGNS