Construção obrigatória de calçada ameaça “túnel verde” da Vila São João

A construção do novo condomínio multifamiliar no antigo terreno de uma fábrica na Vila São João (ao lado da chamada “praça do côco”), exige a construção de “calçadas com acessibilidade” no seu entorno. Porém duas laterais e a parte de trás do terreno ficam dentro da Vila São João onde os moradores não querem calçamentos e nem mesmo calçadas, pelo menos na rua de trás do condomínio que é a rua Cecília Pizardi Páttaro. O Condomínio será construído pela Maroc que ja construiu o condominio Vila Flor . São prédios baixos dentro do padrão aprovado para o local. E a secretaria de Urbanismo impôs a obrigatoriedade de construir toda a infraestutura de acessibilidade determinada por Lei.

Segundo a Secretaria de Urbanismo, a obrigatoriedade de construção de calçadas vem do Estatuto da Pessoa Com Deficiência (lei 13146/2015) e da Constituição. Em seu artigo 54, I diz que atividades como aprovação de projeto arquitetônico e urbanístico, a a outorga ou a renovação de concessão, autorização ou habilitação e outras estão sujeitas ao cumprimento das disposições desta Lei e de outras normas relativas à acessibilidade. É o caso da colocação de rampas nas calçadas para cadeirantes , assim como os “pisos táteis” para guiar pessoas cegas ou com dificuldade visual.

Conhecida também pelo Google Maps e por diversas pessoas como “tunel verde” a rua Cecília Pizardi Páttaro é uma rua de terra com várias casas e do lado posterior da rua um corredor com 22 grandes árvores que ficam ao lado do muro do condominio que será construído. E que serve principalmente como garagem ou jardins para os moradores. Há também uma “capelinha” (ao estilo das tradicionais capelas de beiras de estradas e caminhos ) construído por uma das antigas proprietárias de imóveis na vila.

E são justamente as árvores que estão na preocupação e em contradição com os moradores do bairro Vila São João que não aceitam a derrubada de nenhuma árvore da rua.

“A construção de calçada é incompatível com a manutenção desse corredor e, penso eu, desnecessária para o condomínio. Quanto ao calçamento, a resistência ao asfalto na Vila é histórica.” – disse a moradora Ernestina Gomes de Oliveira

Os moradores fizeram uma abaixo assinado digital dizendo que “a prefeitura quer obrigar o asfaltamento e calçamento de ruas” do bairro. E que historicamente os moradores do bairro lutam para manter as características únicas (rurais) da Vila São João e para não haver calçamento nas ruas pois isso levaria à degradação do bairro.

Pedimos, assim, à Prefeitura de Campinas que se comprometa com a manutenção das árvores existentes na Vila São João e com a manutenção da permeabilidade do solo no entorno do Empreendimento do Condomínio Residencial HMH B-BG, localizado à Rua Manoel Antunes Novo, nº 1000. (Hoje, rua Carlos Martins). E que, preferencialmente, se mantenham as vias de terra, respeitando as características do entorno. ” – diz o abaixo assinado. E justificam pela questão de que áreas calçadas impermeáveis (como asfalto e cimento) aumentam o calor e impedem a absorção da água pelo solo

A Secretaria Municipal de Urbanismo nos respondeu que expediu um alvará de demolição da antiga fábrica em junho de 2023 e que no momento, está tramitando na pasta solicitação de aprovação de um projeto de empreendimento  de  Habitação  Multifamiliar Horizontal (HMH) e que também há um protocolo de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) sendo analisado por várias secretarias.

E também que a equipe responsável pelo processo do E.I.V. está à disposição para se reunirem com os moradores para esclarecimentos e solicitações que possam ser avaliadas na análise do projeto, ainda não aprovado.

(AB)

rua Cecília Pizardi Páttaro no Google Maps que está sendo marcada para construção de uma calçada ao redor desse grande terreno onde será construido um condomínio
foram colocados fios para marcar a calçada
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!