No dia 2/10 o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) inaugurou um novo espaço: o Núcleo de Evolução Tecnológica na segunda-feira, 2 de outubro, no evento “O Presente já é o Futuro“. Trata-se de um novo espaço para pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de conectividade e energias renováveis. O CPQD fica no PIDS – Polo de Alta Tecnologia, proximo ao Sirius. Participou do evento o Ministro das Comunicações Juscelino Filho e o prefeito Dário Saadi.
O novo espaço reúne vários laboratórios e ambientes integrados, com uma estrutura moderna e equipada com recursos de ponta. O objetivo é atender à demanda por projetos com comunicações ópticas e sem fio, o que inclui Internet das Coisas, sensoriamento, Open RAN e tecnologias para as futuras redes de telecomunicações e redes industriais e para soluções de energia, especialmente as renováveis.
“O Núcleo de Evolução Tecnológica é um passo muito importante para Campinas, que vem trabalhando para ser o maior centro de inovação do país. O domínio de tecnologias de conectividade e de energia sustentável faz com que a indústria, os serviços e o setor público possam ser ainda mais eficientes e produtivos”, disse o prefeito, Dário Saadi.
“A pesquisa e o desenvolvimento daqui tornam-se produtos e serviços com tecnologia de grande qualidade para o país. O Núcleo de Evolução Tecnológica vai contribuir ainda mais para gerar soluções que impactam de verdade na vida dos brasileiros. Os investimentos dos recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) no CPQD retornam para a sociedade em forma de inovação e desenvolvimento tecnológico para o nosso país”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a inauguração.
“É um desafio enorme sermos cada vez mais competitivos. Estamos integrando tecnologias. Para nós do CPQD, o Brasil é e sempre será o país do futuro. Queremos liderar a transformação digital, para que possamos ter um país mais justo, com mais oportunidades, que melhore a cada dia e que seja protagonista na sustentabilidade do nosso planeta”, destacou o presidente do CPQD, Sebastião Sahão Júnior.
Também participaram da entrega do Núcleo o presidente do Conselho Curador do CPQD, Antonio Carlos Valente; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, e de Finanças, Aurílio Caiado; deputados, empresários, pesquisadores, clientes e parceiros do CPQD, entre outros.
O CPQD é uma organização privada com 47 anos de existência. Atua com inovação em tecnologias da informação e comunicação. É referência tecnológica no Brasil e possui competências em internet das coisas, inteligência artificial, conectividade, blockchain e mobilidade elétrica.