por dra. Renata Andrade
Estamos entrando na época do ano em que temos mais casos de catapora ( final do inverno e começo da primavera ). Esta semana, tive um caso em meu consultório que me inspirou a compartilhar mais informações sobre esta doença.
A catapora ou varicela é uma infecção altamente contagiosa que causa febre e lesões na pele que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de coceira causada por um vírus chamado chamado Varicela Zoster. E esse vírus se espalha facilmente e pode causar surtos especialmente em escolas e creches.
Ela é transmitida através do contato direto com as lesões da pele ou pela tosse e espirros de uma pessoa infectada. Por isso é muito importante ensinar as crianças a importância de lavar as mãos regularmente e evitar tocar ou coçar as erupções cutâneas.
A vacinação é a melhor forma de prevenir a catapora!
No Brasil a vacina é oferecida pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) para crianças de 15 meses e reforço entre 4 e 6 anos. Por ser uma doença viral não há tratamento específico. Os medicamentos indicados são sintomáticos. Procure sempre seu pediatra de confiança
É possível pegar catapora mesmo após a vacinação? A vacina contra catapora é muito eficaz mas não é 100% garantida. Porém pessoas vacinadas que pegam a catapora geralmente têm casos muito mais leves da doença. Lembre-se sempre de manter o calendário da vacinação de seu filho em dia.