O prefeito Dário Saadi anunciou hoje a tarde em live que vai ampliar o toque de recolher na cidade a partir da próxima segunda , dia 21/6 para tentar conter o avanço da 3ª onda da pandemia da Covid-19. Será obrigatório o fechamento de serviços, comércios e atividades das 19h às 5h inicialmente por uma semana até dia 30 de junho.
Além disso, a prefeitura decidiu proibir a partir desse sábado, 19/6, o consumo de bebidas alcoólicas em ruas e espaços públicos, e em postos de combustíveis, entre 19h e 5h, com multa de R$ 1.515,44 (400 UFICs) para quem for flagrado vendendo ou consumindo. Os proprietários de postos onde estiver havendo o consumo receberão multa de 3.030,88 (800 UFICs). Em caso de reincidência, a multa será em dobro e o local será lacrado por 30 dias.
Neste final de semana, dias 19 e 20 de junho, o consumo de álcool está proibido das 21h às 5h, e a partir de segunda-feira, 21 de junho, a proibição será das 19h às 5h. A fiscalização das regras será feita pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Guarda Municipal, Procon e Setec com apoio da PM.
A medida consta do decreto que será publicado neste sábado e que determina o encerramento das atividades presenciais em setores do comércio e serviços às 19h a partir de segunda-feira, 21 de junho, até 30 de junho.
“Estamos conduzindo o enfrentamento da pandemia com o maior equilíbrio possível. As medidas restritivas prejudicam setores importantes da cidade, mas todos estão vendo a fila de pacientes à espera de internação. Os indicadores de monitoramento da pandemia acenderam o alerta e por isso estamos adotando as medidas focando nos horários e nos exageros das atividades que mais contaminam. Nosso esforço é para salvar vidas, para ampliar a vacinação, e precisamos da compreensão da população”, disse Dário.
O secretário de Justiça, Peter Panutto, informou que as atividades que estão autorizadas a funcionar até 19h deverão respeitar 40% da capacidade de atendimento, mantendo as medidas sanitárias. “As restrições impostas são necessárias diante da piora nos números da pandemia”, afirmou.
OPERAÇÃO CONTRA AGLOMERAÇÕES
a Operação Aglomeração Zero, que tem como objetivo evitar e dispersar agrupamentos de pessoas na cidade. A Operação será realizada pela Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e prossegue no final de semana. A nova medida foi anunciada nesta tarde pelo prefeito Dário Saadi durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
“A nossa prioridade é intensificar a fiscalização de aglomerações, sejam elas em vias públicas, perto de bares e postos de combustíveis, que é onde está ocorrendo a transmissão. Precisamos da colaboração da população, principalmente dos mais jovens, que tenham consciência e não se aglomerem nestes locais, principalmente com o uso de bebida alcóolica”, pediu o prefeito Dário Saadi.
Segundo o secretário Christiano Biggi, da Segurança Pública, haverá um reforço do patrulhamento e concentração de viaturas em locais mapeados a partir de dados estatísticos. Essas áreas foram definidas porque são as que mais originam alertas de aglomerações por meio de chamadas para a Guarda Municipal. São também as campeãs de denúncias recebidas pelo 156 e 153, e ficam nos bairros com mais casos de transmissão da Covid-19.
Os locais que terão atenção especial na operação são os postos de combustíveis, adegas, frentes de bares e restaurantes, praças e vias públicas em bairros com pouca circulação de veículos. A partir da próxima segunda-feira, pessoas flagradas pela fiscalização usando bebidas alcoólicas nestes locais durante o período do Toque de Recolher, entre 19h01 e 4h59, poderão ser multadas conforme a legislação vigente.
“Diante do cenário traçado pela Secretaria de Saúde, de um aumento de casos, fica claro que o combate às aglomerações será o nosso foco. Temos observado um crescimento grande de aglomerações em vias públicas, em locais próximos a bares, restaurantes e postos de combustíveis, e a Operação vai coibir este tipo de situação”, declarou o secretário Biggi.
“A nossa prioridade é intensificar a fiscalização de aglomerações, sejam elas em vias públicas, perto de bares e postos de combustíveis, que é onde está ocorrendo a transmissão. Precisamos da colaboração da população, principalmente dos mais jovens, que tenham consciência e não se aglomerem nestes locais, principalmente com o uso de bebida alcóolica”, pediu o prefeito Dário Saadi.
Fecham às 19h a partir de segunda (21)
Atividades comerciais (comércio de rua, shoppings, galerias);
Mercados, supermercados, padarias;
Atividades religiosas (atividades presenciais individuais e coletivas);
Restaurantes (bares permanecem proibidos);
Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética;
Clubes, academias, áreas comuns de condomínios e hotéis;
Eventos culturais, museus, cinemas;
Parques e bosques públicos (funcionam até 18h);
Toque de recolher de 19h às 5h.
Não há alterações nas regras de funcionamento no período diurno, como capacidade de atendimento de 40% e regras sanitárias. O secretário de Justiça, Peter Panutto, informou que o decreto com as regras será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial neste sábado (19).