O treinamento da Defesa Civil de Campinas para “Enfrentamento de Extremos Climáticos” será realizado neste sábado, dia 11 de maio na sede da Fundação Síndrome de Down, (que fica na rua José Antônio Marinho, 430) 9h às 12h. O evento é dirigido para “lideres comunitários” mas é aberto a qualquer interessado e não é preciso fazer inscrições. E quem participar ganhará certificado.
Essa é a última das “capacitações” do tema pela Defesa Civil. Ela já foi realizada nas regiões Sudoeste, Noroeste e Sul de Campinas. O projeto da Defesa Civil de Campinas tem parceria com o “Orçamento Cidadão” e apoio da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros.
O que terá na capacitação?
O treinamento abordará o monitoramento de riscos, alertas e ferramentas do site “Campinas Resiliente”. Os participantes aprenderão sobre como se autoproteger em relação às chuvas fortes e consequências. O evento é aberto para a comunidade em geral e participam conselheiros do Orçamento Cidadão nas regiões, líderes de associações de bairro e núcleos residenciais e lideranças religiosas.
Segundo o informe da Defesa Civil as informações passadas na capacitação são bem práticas. Detalham, por exemplo, a importância de ligar para o telefone 199 da Defesa em caso de quedas de árvores ou galhos sobre a via pública ou imóveis ou se a pessoa perceber alguma trinca nas paredes por causa da chuva. Assim, os técnicos podem avaliar se há algum risco para os habitantes e, conforme a situação, acionar os plantonistas das Secretarias de Habitação, Assistência Social e Serviços Públicos. E aprendem também como funciona as demais chamadas de urgências . Caso seja uma emergência, o telefone de contato é o 193 do Corpo de Bombeiros. Solicitações de podas e extrações de árvores devem ser feitas pelo 156. E os ” líderes” também serão orientados a se cadastrarem para receber os alertas por SMS com informações de risco e orientações de autoproteção. Para isso basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199.
Prevenção contra a dengue
Os participantes também irão aprender como se proteger contra a dengue e como eliminar os criadouros em sua casa. A abordagem sobre a dengue, será feita por um técnico da Secretaria de Saúde que vai falar sobre a transmissão e maneiras de prevenção. Mais uma forma de conscientizar a população sobre a importância da união de esforços na guerra contra a dengue.