(por Arney Barcelos)
O E.C.R.M (Esporte Clube Roberto Moreno) decide com a equipe da L.E.U. (Liga das Engenharias da Unicamp) neste domingo, 30 de junho a 32ª Copa Barão de Futebol Amador de 2024: Ano em que Barão Geraldo comemora seus 70 anos (e Campinas, 250 anos). A decisão saiu das partidas semifinais realizadas nas semanas anteriores (veja abaixo). O ECRM chega à final invicto e com o dobro de pontos do 2º colocado que é o L.E.U., com quem vai decidir o título. Porém essa vitória não dá chances de vantagem para a Final. Pelo regulamento da Copa, a final esquece a 1ª fase e o jogo é totalmente decisivo. Caso haja empate, a decisão será nos pênaltis. E assim , o ECRM pode perder o título nos pênaltis.
PRELIMINAR ÀS 8h COM A DISPUTA ENTRE AS ESCOLINHAS DE BARÃO (veja abaixo)
Final terá Convidados, Hino Nacional e hasteamento da bandeira nacional
O jogo Final da Copa será às 10 horas no campo ou “Arena de Barão” (praça Orestes Quércia) ao lado do Terminal, com a tradicional sonorização e locução de Donizetti Gomes os rituais da final – (Abertura com a execução do Hino Nacional e presença de convidados especiais e a Entrega da premiação ao final do jogo). Antes do jogo final, às 8h, haverá um jogo preliminar com seleções das escolinhas de futebol infantis Real Esperança X a escolinha do Projeto Alimentar (do Jd. Independência). A promoção da Copa é da ADBG Associação Desportiva Barão Geraldo , com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer devido emenda impositiva do vereador Rossini. Apoiam também o Bar Santa Genebra, a 3ª CIA da Policia Militar, a equipe DB SOM de Donizetti Gomes na sonorização, a personal trainning Carol Faria no registro fotográfico e o Jornal de Barão.
Goleada do ECRM garante decidir o título
Nos dois domingos passados – dias 9 e 16 de junho – foram realizadas as 4 partidas da tradicional fase Semifinal da Copa Barão com 2 jogos entre os 4 primeiros colocados na 1ª fase de pontos. Embora tenha sido vencedor invicto da 1ª fase, tendo a vantagem do empate, o ECRM de Roberto Moreno venceu também as duas partidas contra o campeão de 2023, Edel Loyal. Na primeira partida, dia 9/6 por 2 a 1 e no segundo jogo dia 16, por 4 a 0. Nessa segunda partida da semifinal, fizeram gols pelo ECRM, pela ordem da súmula: João Vitor (10), Allan Kaique(2), Wesley (18) e Leandro (23).
L.E.U. 0 X L.A.U. 0
Além disso, as duas partidas entre as Ligas da Unicamp (LEU – Engenharias e LAU, das Atléticas) ficaram empatadas o que mostra o forte equilíbrio que há entre os dois times . Na primeira partida , dia 9/6 o artilheiro Guilherme Gargalhone do LEU fez seu 6º gol e Lucas fez para a LAU. E na semana passada (16/6) nenhum dos dois times conseguiu fazer gol.
imagens da ultima partida entre L.E.U. e L.A.U. (ADBG)
PRELIMINAR ÀS 8h COM A DISPUTA ENTRE AS ESCOLINHAS DE BARÃO (veja abaixo)
Antes do jogo final, às 8h, haverá um jogo preliminar com seleções das escolinhas de futebol infantis Real Esperança X a escolinha do Projeto Alimentar (do Jd. Independência).
FOTOS DE CAROL FARIA PARA A ADBG
COPA BARÃO PODE TER ATÉ 3 ARTILHEIROS
Também o jogo será a decisão entre os artilheiros de ambos os times. Guilherme Gargalhone do LEU ainda é o artilheiro líder com 6 gols e é o principal favorito para conseguir o prêmio, bastando fazer apenas mais 1 gol. Porém ele só fez um gol nos jogos da Semifinal , enquanto os jogadores do E.C. Roberto Moreno fizeram 6 gols e agora estão na disputa. Diego Campos (ECRM) fez 2 gols e é o vice artilheiro atual com 5 gols. Basta fazer mais um gol para empatar. E João Vitor Oliveira fez mais um e chegou aos 4 gols (empatando com Kaio Santos da equipe LAU (Liga das Atléticas Unicamp) que foi eliminada na Semifinal. E sabemos que João Vitor é goleador , por pouco, não foi o artilheiro em 2023. Fazendo 2 gols, empata com Guilherme. Dessa forma também é possível que Diego faça 1 gol e João 2 gols e assim os 3 ficam empatados e terão de ganhar 3 troféus ! Mas também a possibilidade de Guilherme ser o único a fazer gol e assim conquistar a taça de “Artilheiro”.
Além do Artilheiro a Copa Barão dá troféus também para os times campeão e vice, para o “Goleiro menos vasado”, o time mais disciplinado (fair play).