As empresas MB e ELO realizaram várias podas em Barão. A MB para o DPJ (Departamento de Parques e Jardins) e a ELO conforme denuncia de Caius Lucilius) para a Rota das bandeiras. A primeira foram duas grandes árvores na praça da Rua Manuel Antunes Novo que estavam com risco de queda segundo eles.
A árvore mais podada estava com rachadura e caída por cima da árvore maior que também foi podada. Posteriormente uma terceirizada para a CPFL podou várias árvores na Avenida Santa Isabel também A tarde a empresa ELO tambem fez várias podas em várias árvores da Estrada da Rhodia.
Mas conforme denuncia do morador Caius Lucilius as podas estão sendo radicais em árvores importantes em todo trecho da estrada Segundo ele disse que ouviu de funcionarios da empresa que “está planejando uma poda radical em uma figueira de mais de 50 anos localizada na beira da pista próxima a entrada do bairro Jardim do Sol.
Porém ele disse que a podas estão sendo feitas para a Rota das bandeiras Lucilius conta que, segundo os funcionários da empresa ELO a poda já estava agendada e já houve uma primeira poda de troncos sadios no final do ano passado.
“Segundo os funcionários a ordem de remoção integral da estrutura da árvore de grande porte está autorizada pela ARTESP. Vale lembrar que estas árvores já enfrentaram as piores tempestades que ocorreram em Campinas e na região de Barão Geraldo e sempre resistiram as interpéries climáticas.””Não existe nenhuma avaliação técnica científica para comprovar risco das árvores, bastando ver a qualidade dos troncos serrados. É preciso mobilização URGENTE, inclusive com medidas cautelares.” – conta Caius Lucilius