Engenheiro da Unicamp inventa o “biscoito de Feijão com Arroz”

Agora voce vai poder levar um prato de feijão e arroz na bolsa para almoçar  em  qualquer lugar  a qualquer hora do dia sem sujar pratos e panelas.  Trata-se do “Brasileirinho” o biscoito de arroz e feijão temperados.

“Chamado de ‘Brasileirinho’, o biscoito salgado é fruto da tese de doutorado do pesquisador David Wesley da Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da universidade. O objetivo é ajudar as pessoas a se alimentarem melhor, deixando de lado o fast food e as comidas altamente processadas. “Essa combinação de arroz e feijão é extremamente nutritiva. E o biscoito não perde esta característica por ser um produto altamente concentrado”, conta.

A pesquisa durou em torno de dois anos e deu origem a um snack para ser levado na bolsa ou na mochila para ser consumido a qualquer hora do dia. O biscoito, que leva variações de temperos, foi submetido a uma análise sensorial de 120 pessoas com idades entre 18 e 25 anos. David conta que o alimento teve uma boa aceitação em quesitos como aroma, sabor e textura.

O biscoito é livre de glúten e lactose, sendo uma opção também aos veganos. A pesquisa deu origem a cinco fórmulas do Brasileirinho adaptadas aos hábitos de algumas regiões do país. É possível utilizar o baião-de-dois (feijão-de-corda) do Nordeste, o feijão carioca usado nos pratos-feitos do Paraná e de São Paulo, o feijão-preto do Rio de Janeiro, entre outros.”

“O próximo passo do pesquisador é conseguir uma empresa que fabrique o Brasileirinho em grande escala. O biscoito ainda é apenas o resultado de uma pesquisa, e é preciso avançar na questão da viabilidade.

Ele diz que já há algumas empresas interessadas, e espera que o biscoito de arroz com feijão esteja disponível nos supermercados a partir do ano que vem.”

Opções  Saudáveis

Embora o Brasileirinho ainda esteja à procura de uma grande indústria alimentícia, algumas multinacionais se movimentam para ocupar este espaço no mercado. Na semana passada, a Mondelēz International anunciou um investimento na Hu Master Holdings, empresa norte-americana focada em oferecer snacks minimamente processados e de alta qualidade.

Fundada em 2012 como um negócio de família dos irmãos Jason H. Karp, Jordan Brown e Jessica Karp, a americana Hu prepara refeições inspiradas na cultura alimentar do paleo-food, que combina ingredientes simples e livres de açúcar refinado, soja, laticínios e glúten. Hoje a marca desenvolve produtos variados focados em bem-estar e snacks veganos.

Entre os produtos desenvolvidos estão os biscoitos de amêndoa, mandioca e farinha de coco, o chocolate 70% cacau com manteiga de amêndoas e quinoa, e o café orgânico 100% arábica.”

(com informações do Gazeta do POvo)

Foto: David Wesley da Silva/ANtoninho Perri

biscoito-arroz-e-feijao-1-foto-antoninho-perri-divulgacao

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    EDITAL: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO VIDA-CATMO EM JANEIRO

    Read more

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!