Escola Maria Alice realiza Segunda Mostra anual dos trabalhos dos alunos

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Maria Alice Colevati Rodrigues abriu seus portões para a comunidade escolar, para mostrar uma parcela dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano letivo. a 2ª Mostra Escola Aberta realizada dia 2/12. Além de muitos desenhos , cartazes e trabalhos em cartolina, maquetes, protótipos, pinturas, e textos com as letras dos alunos., também houve apresentações de danças e corais efusivamente aplaudidos pelos pais .

Segundo a diretora Patrícia Prado de Araújo a Mostra Escola Aberta demonstra a responsabilidade social da escola. Visa mostrar aos pais e à sociedade a evolução da aprendizagem e o crescimento dos alunos e de cada aluno em particular. Por ser uma escola estadual, recebe investimento estadual, que busca valorizar e melhorar cada vez mais a educação do Estado. Investindo e formando professores, alunos e na estrutura escolar. Mas também é um grande investimento para os pais – em termos particulares, de cada um – para manter os filhos na melhor condição de educação possível, numa sociedade cada vez mais do conhecimento e de grande volume de dados.

Mostra homenageou os 70 anos de Barão Geraldo e a História da Escola

A mostra foi organizada principalmente pelas professoras Marlene Ferreira, Joyce Manoel e Marli Domingues. Elas decidiram pedir aos alunos pesquisas sobre a História do bairro e de Barão Geraldo e também de ex alunos e integrantes da escola para contar e levantar sobre a história da escola. A proposta delas era de realizar um evento baseado nas Habilidades obrigatórias da Secretaria de Educação mas que fossem prazerosos tanto para os pais. quanto para as crianças .

Marlene Ferreira, para trabalhar com a habilidade “gêneros textuais”, pediu aos alunos de 2º ano uma pesquisa sobre “os primeiros” comércios de Barão e, pelo que as crianças coletaram, foram buscar informações na biblioteca. E com o resultado os complementou com fotos antigas de livros de historiadores.

Mural das professoras Marlene Ferreira e Joyce Manoel sobre a História da escola e de Barão Geraldo (foto JB)

Na parte de Ciências , as crianças fizeram um levantamento desenhado cada pé de planta que havia na escola do que também foi feito um mural. Em Matemática, os alunos aprenderam a fazer tabelas de quantos meninos e meninas havia em cada classe. Nas aulas de Geografia estudaram onde estava a escola no mapa do bairro e aprenderam a fazer maquetes da própria sala de aula e também da escola (foto acima) . Também cada serie e grupo, também apresentou uma música em português e outra em inglês, mostrando a aprendizagem de idiomas e o talento musical dos alunos). Marlene conta que também houve aulas em que aprenderam a fazer máscaras de povos africanos e de origamis falando de povos japoneses e também desenhos indígenas.

1º Levantamento da História da escola foi devolvido aos alunos

Ja a professora do 2º ano, Joyce Manoel elaborou um formulário (questionário) de pesquisa para os alunos entrevistarem antigos alunos da escola que eles conhecessem. (e caso não conhecessem, irem buscar; encontrar pelo bairro. Segundo ela, os 9 alunos de sua classe de 2º ano, entrevistaram cada um, uma pessoa das antigas que ja tinha estudado na escola, para falar sobre como era a escola, sobre a professora Maria Alice homenageada, a construção dos prédios e plantio das árvores da escola, como era o quarteirão da escola na época.

Fizemos a entrevista com a Maria Rita, filha da professora Maria Alice Rodrigues cujo nome foi dado à escola. Minha turma fez uma notícia sobre a vida dela aqui na escola, assim trabalhando o gênero da “Notícia”. Algo que trabalhamos no terceiro bimestre em Português. E nas aulas de História os alunos ouviram um pouco sobre a Maria Alice com a filha dela e com seus familiares através das pesquisas feitas. Também realizamos um gráfico, trabalhando a quantidade de alunos para a disciplina de matemática. Em Geografia, trabalhamos a localização da escola Maria Alice no mapa de Barão Geraldo. E em Ciências trabalhamos a Mata Santa Genebra, tendo bastante importância para todo o distrito, fazendo pesquisas no computador da escola sobre o gênero Verbete, da fauna e flora da Mata. As crianças escreveram e desenharam cada animal ou tipo de vegetal ou árvore.

Entrevista dos alunos com a professora Maria Rita Rodrigues, filha da professora que dá nome à escola. (Gravação da professora Marlene Ferreira)

Entretanto, todo o material coletado sobre a história da escola foi devolvido aos alunos assim que acabou a exposição da 2ª Mostra. Pois é uma praxe da escola tudo que é feito pelos alunos em classe é devolvido para os pais guardarem

Além disso, a professora de Educação Artística Marly Domingues se baseou na Lenda do Boi Falô para solicitar desenhos e esculturas bastante ilustradas de bois , além de desenhar a própria lenda. Além disso , os alunos desenharam também os próprios rostos e a escola. Tudo isso e muito mais foi a apresentando aos alunos, pais e demais visitantes da exposição na festa.

A diretora Patrícia Prado de Araújo disse que a 2ª Mostra foi um sucesso e que pretende fazer outras mostras nos próximos anos e ampliar a memória da escola:

” É sempre um prazer receber os pais de nossos alunos que são nossos maiores parceiros, incentivadores e críticos, e os maiores interessados que confiam em nosso trabalho com seus filhos. Por isso são eles a nossa comunidade!! -disse a diretora

(AB)

Professoras que organizaram a Mostra com a professora Maria Rita , filha de Maria Alice Colevati, com a foto dela

Fotos de Marlene Ferreira, Tamara, Marli e Jornal de Barãoe Região

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Read more

    “Maria Celeste”, da Confraria da Dança, hoje e sábado no Casarão

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!