Pelo segundo ano consecutivo a Escola Maria Alice Colevati Rodrigues abriu seus portões para a comunidade escolar, para mostrar uma parcela dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano letivo. a 2ª Mostra Escola Aberta realizada dia 2/12. Além de muitos desenhos , cartazes e trabalhos em cartolina, maquetes, protótipos, pinturas, e textos com as letras dos alunos., também houve apresentações de danças e corais efusivamente aplaudidos pelos pais .
Segundo a diretora Patrícia Prado de Araújo a Mostra Escola Aberta demonstra a responsabilidade social da escola. Visa mostrar aos pais e à sociedade a evolução da aprendizagem e o crescimento dos alunos e de cada aluno em particular. Por ser uma escola estadual, recebe investimento estadual, que busca valorizar e melhorar cada vez mais a educação do Estado. Investindo e formando professores, alunos e na estrutura escolar. Mas também é um grande investimento para os pais – em termos particulares, de cada um – para manter os filhos na melhor condição de educação possível, numa sociedade cada vez mais do conhecimento e de grande volume de dados.
Mostra homenageou os 70 anos de Barão Geraldo e a História da Escola
A mostra foi organizada principalmente pelas professoras Marlene Ferreira, Joyce Manoel e Marli Domingues. Elas decidiram pedir aos alunos pesquisas sobre a História do bairro e de Barão Geraldo e também de ex alunos e integrantes da escola para contar e levantar sobre a história da escola. A proposta delas era de realizar um evento baseado nas Habilidades obrigatórias da Secretaria de Educação mas que fossem prazerosos tanto para os pais. quanto para as crianças .
Marlene Ferreira, para trabalhar com a habilidade “gêneros textuais”, pediu aos alunos de 2º ano uma pesquisa sobre “os primeiros” comércios de Barão e, pelo que as crianças coletaram, foram buscar informações na biblioteca. E com o resultado os complementou com fotos antigas de livros de historiadores.
Na parte de Ciências , as crianças fizeram um levantamento desenhado cada pé de planta que havia na escola do que também foi feito um mural. Em Matemática, os alunos aprenderam a fazer tabelas de quantos meninos e meninas havia em cada classe. Nas aulas de Geografia estudaram onde estava a escola no mapa do bairro e aprenderam a fazer maquetes da própria sala de aula e também da escola (foto acima) . Também cada serie e grupo, também apresentou uma música em português e outra em inglês, mostrando a aprendizagem de idiomas e o talento musical dos alunos). Marlene conta que também houve aulas em que aprenderam a fazer máscaras de povos africanos e de origamis falando de povos japoneses e também desenhos indígenas.
1º Levantamento da História da escola foi devolvido aos alunos
Ja a professora do 2º ano, Joyce Manoel elaborou um formulário (questionário) de pesquisa para os alunos entrevistarem antigos alunos da escola que eles conhecessem. (e caso não conhecessem, irem buscar; encontrar pelo bairro. Segundo ela, os 9 alunos de sua classe de 2º ano, entrevistaram cada um, uma pessoa das antigas que ja tinha estudado na escola, para falar sobre como era a escola, sobre a professora Maria Alice homenageada, a construção dos prédios e plantio das árvores da escola, como era o quarteirão da escola na época.
“Fizemos a entrevista com a Maria Rita, filha da professora Maria Alice Rodrigues cujo nome foi dado à escola. Minha turma fez uma notícia sobre a vida dela aqui na escola, assim trabalhando o gênero da “Notícia”. Algo que trabalhamos no terceiro bimestre em Português. E nas aulas de História os alunos ouviram um pouco sobre a Maria Alice com a filha dela e com seus familiares através das pesquisas feitas. Também realizamos um gráfico, trabalhando a quantidade de alunos para a disciplina de matemática. Em Geografia, trabalhamos a localização da escola Maria Alice no mapa de Barão Geraldo. E em Ciências trabalhamos a Mata Santa Genebra, tendo bastante importância para todo o distrito, fazendo pesquisas no computador da escola sobre o gênero Verbete, da fauna e flora da Mata. As crianças escreveram e desenharam cada animal ou tipo de vegetal ou árvore.“
Entretanto, todo o material coletado sobre a história da escola foi devolvido aos alunos assim que acabou a exposição da 2ª Mostra. Pois é uma praxe da escola tudo que é feito pelos alunos em classe é devolvido para os pais guardarem
Além disso, a professora de Educação Artística Marly Domingues se baseou na Lenda do Boi Falô para solicitar desenhos e esculturas bastante ilustradas de bois , além de desenhar a própria lenda. Além disso , os alunos desenharam também os próprios rostos e a escola. Tudo isso e muito mais foi a apresentando aos alunos, pais e demais visitantes da exposição na festa.
A diretora Patrícia Prado de Araújo disse que a 2ª Mostra foi um sucesso e que pretende fazer outras mostras nos próximos anos e ampliar a memória da escola:
” É sempre um prazer receber os pais de nossos alunos que são nossos maiores parceiros, incentivadores e críticos, e os maiores interessados que confiam em nosso trabalho com seus filhos. Por isso são eles a nossa comunidade!! -disse a diretora
(AB)
Fotos de Marlene Ferreira, Tamara, Marli e Jornal de Barãoe Região