Escola Sérgio Porto, na Unicamp, é nível Diamante pela avaliação do Estado

A Escola Estadual Fisico Sérgio Pereira Porto, situada dentro da Unicamp, foi uma das 230 em todo o Estado de São Paulo que atingiu o nível “Diamante” no IDESP (o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) relativo ao ano de 2023. A escola, que atua apenas nos anos Iniciais do Ensino Fundamental oficial (do 1º ao 5º ano), foi uma das melhor avaliadas pelo Estado, alcançando a nota 7,36 (VEJA RANKING ABAIXO DAS ESCOLAS DA DIRETORIA CAMPINAS- LESTE)

O IDESP é o indicador oficial que avalia a qualidade das escolas no estado de São Paulo, calculado a partir do resultado das notas em provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) que considera o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a partir da média das notas da prova, que tem que ficar acima de 6, e a média da presença dos alunos na escola.
A prova é padronizada e realizada anualmente pela SEDUC (Secretaria de Educação do Estado) em todas as escolas da Rede estadual. E uma escola é considerada boa quando a maior parte dos alunos aprendem as competências e habilidades mínimas para a sua série ou ano, dentro do ano letivo.

Segundo a vice diretora da escola, professora Eliani Cláudia, essa não foi a primeira vez que a Sérgio Porto atinge o melhor nível da educação estadual em Campinas. Desde 2021 a escola supera os 7 pontos no IDESP e “vem tendo um crescimento significativo com crescimento positivo ano a ano. Graças aos nossos alunos, professores e pais“.

Apenas seis escolas em Campinas atingiram o nivel Diamante

As 767 unidades estão localizadas em 21 diretorias regionais de ensino. Além dos resultados de aprendizagem, as unidades de ensino precisaram cumprir outros requisitos, como a frequência de estudantes e ainda a participação nas avaliações da rede, como o Saresp e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), do governo federal. O bônus chamado “Diamante” foi pago para quem alcançou 100% das metas e quem atingiu 50% (com notas acima de 5), recebeu o bônus “Ouro”.

Conforme informou a assessoria de comunicação da SEDUC, das 767 escolas contempladas, 230 atingiram 100% da meta (correspondente ao nivel diamante) enquanto 537 alcançaram 50% da meta ( nivel ouro). No dia 19 de julho passado, a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado) pagou R$ 208 milhões em bônus a aproximadamente 39.200 servidores de 767 escolas que atingiram as metas no IDESP.

Como informamos acima, para o cálculo do IDESP, além dos resultados de aprendizagem, as unidades de ensino precisaram cumprir outros requisitos, como a frequência de estudantes e ainda a participação nas avaliações como o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento da Educação Paulista) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica, do governo federal).
“A bonificação é resultado do esforço conjunto de professores, equipes escolares e servidores em prol de uma educação paulista de qualidade. Neste ano, a Secretaria adotou uma série de iniciativas para garantir a aprendizagem de todas as etapas de ensino como a ampliação da carga horária das disciplinas de língua portuguesa e matemática, o Alfabetiza Juntos e a expansão do ensino técnico”, afirma o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!