A Escola Estadual Fisico Sérgio Pereira Porto, situada dentro da Unicamp, foi uma das 230 em todo o Estado de São Paulo que atingiu o nível “Diamante” no IDESP (o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) relativo ao ano de 2023. A escola, que atua apenas nos anos Iniciais do Ensino Fundamental oficial (do 1º ao 5º ano), foi uma das melhor avaliadas pelo Estado, alcançando a nota 7,36 (VEJA RANKING ABAIXO DAS ESCOLAS DA DIRETORIA CAMPINAS- LESTE)
O IDESP é o indicador oficial que avalia a qualidade das escolas no estado de São Paulo, calculado a partir do resultado das notas em provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) que considera o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a partir da média das notas da prova, que tem que ficar acima de 6, e a média da presença dos alunos na escola.
A prova é padronizada e realizada anualmente pela SEDUC (Secretaria de Educação do Estado) em todas as escolas da Rede estadual. E uma escola é considerada boa quando a maior parte dos alunos aprendem as competências e habilidades mínimas para a sua série ou ano, dentro do ano letivo.
Segundo a vice diretora da escola, professora Eliani Cláudia, essa não foi a primeira vez que a Sérgio Porto atinge o melhor nível da educação estadual em Campinas. Desde 2021 a escola supera os 7 pontos no IDESP e “vem tendo um crescimento significativo com crescimento positivo ano a ano. Graças aos nossos alunos, professores e pais“.
Apenas seis escolas em Campinas atingiram o nivel Diamante
As 767 unidades estão localizadas em 21 diretorias regionais de ensino. Além dos resultados de aprendizagem, as unidades de ensino precisaram cumprir outros requisitos, como a frequência de estudantes e ainda a participação nas avaliações da rede, como o Saresp e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), do governo federal. O bônus chamado “Diamante” foi pago para quem alcançou 100% das metas e quem atingiu 50% (com notas acima de 5), recebeu o bônus “Ouro”.
Conforme informou a assessoria de comunicação da SEDUC, das 767 escolas contempladas, 230 atingiram 100% da meta (correspondente ao nivel diamante) enquanto 537 alcançaram 50% da meta ( nivel ouro). No dia 19 de julho passado, a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado) pagou R$ 208 milhões em bônus a aproximadamente 39.200 servidores de 767 escolas que atingiram as metas no IDESP.
Como informamos acima, para o cálculo do IDESP, além dos resultados de aprendizagem, as unidades de ensino precisaram cumprir outros requisitos, como a frequência de estudantes e ainda a participação nas avaliações como o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento da Educação Paulista) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica, do governo federal).
“A bonificação é resultado do esforço conjunto de professores, equipes escolares e servidores em prol de uma educação paulista de qualidade. Neste ano, a Secretaria adotou uma série de iniciativas para garantir a aprendizagem de todas as etapas de ensino como a ampliação da carga horária das disciplinas de língua portuguesa e matemática, o Alfabetiza Juntos e a expansão do ensino técnico”, afirma o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva.