A EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) realiza neste sábado, dia 27 de julho, o desfile “Coluna da Vitória”, que marca os 250 anos da cidade e os 80 anos desde o embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a 2ª Guerra Mundial. Organizado pela Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo (CVMAISP), o desfile começará às 9h30, na EsPCEx), e percorrerá um trajeto pelas principais ruas e avenidas de Campinas até o Campo Piazon Sitio do Mimo em Sousas. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Trata-se de um comboio de viaturas históricas (cerca de 20 viaturas), que circularão pela cidade. A Polícia do Exército fará a escolta. O roteiro previsto inclui locais como a Avenida Papa Pio XII, a Praça Tiro de Guerra 176, e a Avenida Dr. Heitor Penteado, com término previsto às 11h, no Sítio do Mimo, no Condomínio Colinas do Atibaia. Os interessados podem acompanhar o trajeto detalhado através do link https://pt.wikiloc.com/trilhas-carro/coluna-da-vitoria-2024-177223956
Itinerário do Desfile
Reunião: 9:30 h
Início do Trajeto: 10h, EsPCEx
Roteiro: (Duração prevista 01 hora)
Av. Papa Pio XII
Praça Tiro de Guerra 176
Av. Luis Smânio
Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo
Av. Dr. Heitor Penteado (Lagoa do Taquaral)
Av. Julio Prestes
Av. José de Souza Campos (Norte-Sul)
Av. Dr. Moraes Sales
Rod. Dr. Heitor Penteado
Av. José Bonifácio
Av. Mackenzie
Av. Isaura Roque Quércia
Estrada Sousas-Pedreira
Condomínio Colinas do Atibaia
O evento celebra o aniversário da cidade, mas também presta uma homenagem aos expedicionários campineiros que lutaram na Campanha da Itália. Segundo os realizadores, com viaturas militares históricas, o desfile oferecerá aos espectadores uma experiência única, transportando-os no tempo e destacando o papel crucial da FEB durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo a assessoria da ExPECEx a contribuição de Campinas para a FEB foi notável, enviando 328 soldados para o front italiano, muitos dos quais eram reservistas do Tiro de Guerra de Campinas (TG-176). Entre os heróis locais, destaca-se o sargento José Luiz Catani, autor do desenho “Dia da Vitória”, publicado em 1945, no informativo “E a Cobra Fumou”. A Associação dos Expedicionários Campineiros, fundada em outubro de 1945 durante o retorno da FEB da Itália, é a mais antiga do Brasil e preserva com orgulho a memória desses soldados.
A CVMAISP, sediada em Campinas, desempenha um papel fundamental na preservação da história da motomecanização militar e da FEB. Composta por colecionadores, restauradores e preservadores de viaturas militares, a associação realiza eventos e exposições para manter viva a memória destes veículos históricos e seus operadores, contribuindo para a educação histórica e cívica da comunidade.
Um destaque entre os expedicionários campineiros é o Sargento José Luiz Catani, autor do icônico desenho “Dia da Vitória”, publicado no informativo “E a Cobra Fumou” em 8 de maio de 1945. A Associação dos Expedicionários Campineiros, fundada no navio durante o regresso da FEB da Itália em 28 de outubro de 1945, é a mais antiga do Brasil.
Sobre a CVMAISP
A Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo, com sede em Campinas, é composta por colecionadores, restauradores e preservadores de viaturas militares. A CVMAISP se dedica à preservação da história da motomecanização militar e da FEB, realizando eventos e exposições para manter viva a memória destes veículos históricos e de seus operadores.
Para mais informações, siga a CVMAISP nas redes sociais: @cvmaisp e @abpvm_
Contatos para imprensa:
Flávio Costa: (19) 97404-4771 (Dirt Rel Pub CVMAISP)
e-mail: rpabpvm@gmail.com
(AB)