FACAMP e Prefeitura irão capacitar empresas de Campinas para exportação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo firmou parceria com a Facamp para divulgar o programa de capacitação oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para as empresas instaladas em Campinas interessadas em iniciar atividades de exportação.   

A Facamp foi escolhida no ano passado pela Apex-Brasil para reativar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Para isso está mobilizando seus especialistas em comércio exterior para orientar os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.   

O convênio da instituição com a Apex vai capacitar 200 empresas na região. “Estamos enviando informações às empresas de Campinas para que conheçam o programa. Muitas não dominam todos os processos competitivos e a burocracia para vender no mercado exterior e a capacitação vai ajudá-las a abrir novos mercados para seus produtos”, afirmou a secretária Adriana Flosi.   

O programa, que é gratuito, já teve início. Atualmente 40 empresas, informou o monitor do Núcleo Operacional do PEIEX Campinas, Olavo Furtado, estão sendo capacitadas. Segundo ele, existe uma cultura de que apenas grandes empresas conseguem exportar. As grandes representam os maiores volumes exportados, mas em termos de unidade produtivas, as pequenas e médias são maioria, disse.   

A capacitação, de acordo com Furtado, vai contribuir para aumentar a competitividade das empresas da região. O programa segue etapas, com visitas às empresas. Na primeira, o núcleo apresenta o PEIEX e faz um levantamento do perfil exportador; na segunda faz um diagnóstico da gestão e define um plano de trabalho de qualificação da empresa para exportação. Nas quatro visitas que se seguirão, ocorre a implantação do plano de trabalho.]

O PEIEX oferece uma capacitação totalmente aplicada que prepara, na prática, o primeiro processo de exportação das empresas participantes. Conforme Furtado, é um programa de sucesso, implantado há 12 anos no Brasil. Nesse período apoiou 4.349 empresas de 1,2 mil cidades, por meio de 33 núcleos de capacitação. A maioria, que representa 73,5% do total, foi de pequenas e médias empresas.  

 Interessados em conhecer detalhes do programa, poder obter informações com o Núcleo Operacional do PEIEX Campinas, sediado na FACAMP: www.facamp.com.br/peiex e pelo endereço peiex@facamp.com.br ou pelos fones (19) 9532-10397 e (19) 3754-8500.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!